O EAD tem se tornado muito popular no mundo e no Brasil. Isso porque cada vez mais pessoas se dão conta de seus benefícios, não só para a educação formal como também informal, e até mesmo para treinamentos e qualificações em empresas.
Mas você sabe tudo a respeito do EAD? Como surgiu, o que significa e quais as suas vantagens para a sociedade informacional de hoje?
Continue lendo o artigo para descobrir:
Definição conceitual
A sigla “EAD” atende por Educação a Distância. É uma modalidade de ensino que acontece em ambientes virtuais, utilizando a tecnologia para proporcionar aprendizado com autonomia e praticidade, sem abrir mão da qualidade.
Através desses ambientes virtuais, professores e estudantes interagem de maneira criativa e dinâmica, vivenciando na prática como a inovação vem revolucionando a forma como se aprende no mundo todo.
Entre os cursos que podem ser oferecidos na modalidade EAD, estão:
· Graduação (Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura)
· Pós-graduação (lato ou stricto sensu)
· Técnicos
· Livres
As aulas podem acontecer ao vivo e/ou gravadas para serem assistidas pelos estudantes nos horários de sua conveniência. Os alunos, por sua vez, assistem às aulas usando a internet em diferentes dispositivos como smartphones, tablets e computadores.
Alguns cursos de graduação podem oferecer polos para encontros presenciais eventuais (como para realização de provas e apresentações) ou como pontos de apoio, caso os alunos necessitem.
Ou então podem proporcionar atividades e a estrutura de ensino (como exercícios, fóruns, bibliotecas virtuais, tutoria, grupos de estudo etc.) remotamente. Essas atividades e características podem variar a depender do curso e da instituição.
Surgimento e ascensão no Brasil
A primeira vez que se ouviu falar em EAD foi em 1728, dá para acreditar? Claro que naquela época não se debatia o ensino virtual e ferramentas computacionais.
Começaram a considerar o Ensino a Distância graças a Caleb Phillips, um professor americano que ministrava um curso de Taquigrafia por correspondência, enviando cartas aos alunos com o conteúdo.
Com a chegada da internet, instituições de ensino passaram a disponibilizar seus materiais na internet e foi nessa época que passaram e enxergar o EAD, com o auxílio da tecnologia, como uma possibilidade real.
No Brasil, um pouco antes de 1900, alguns jornais no Rio de Janeiro ofereciam profissionalização por correspondência. Na década de 20, surgiram os primeiros cursos transmitidos pelas ondas do rádio e nas décadas de 40 e 50, cursos formais de instituições como SENAC e SESC ganharam espaço.
Com a criação do Código Brasileiro de Telecomunicações na década de 60, que ofereceu um suporte para emissoras de TV com programações para fins educativos, os telecursos se tornaram populares até que no fim da década de 70, nasceu no Brasil o primeiro EAD em cursos superiores.
Foi então em 1996 que o MEC criou a Secretaria de Educação a Distância (SEED), reconhecendo a Educação a Distância como válida em todos os níveis de escolarização, proporcionando um terreno fértil para a área decolar de vez.
O EAD sempre acompanhou as transformações e inovações tecnológicas e tudo indica que essa é uma tendência que veio para ficar. Não é à toa que, desde 2005, o número de alunos matriculados em cursos EAD cresceu em 1000% e hoje 46% de estudantes buscam o EAD para fazer a graduação.
Vantagens do EAD
Para finalizar, queremos ressaltar aqui algumas vantagens importantes do EAD, caso você ainda esteja em dúvida se é ou não para você.
Dê uma olhadinha abaixo:
· Custo mais baixo na mensalidade e/ou valor total (além de evitar custos com deslocamento)
· Flexibilidade de horários e locais de aprendizado
· Dinamismo e interatividade nas aulas
· Autonomia
· Alta variedade na oferta de cursos
· Acessibilidade e praticidade
· Diplomas e certificados com a mesma validade que a de cursos presenciais
A Ampli oferece todos esses benefícios para quem deseja se qualificar acadêmica e profissionalmente em seu próprio tempo. Confira agora os cursos de graduação e pós-graduação que oferecemos e invista em seu futuro.