Quem é formado em Ciências Contábeis pode trabalhar em bancos?
- 0 Com

Quem é formado em Ciências Contábeis pode trabalhar em banco?

Planeje sua Carreira!

ciências contábeis pode trabalhar em banco

O contador é o profissional formado em Ciências Contábeis que atua em várias áreas que envolvem finanças e contas. Uma delas são as instituições financeiras, como os bancos. O contador pode trabalhar em banco para fazer, por exemplo, auditorias nas suas contas.

Outra função do contador dentro do banco é na controladoria. O profissional de controladoria é responsável pela eficiência e qualidade na administração e gestão das empresas, especialmente sua parte financeira. Agora que você sabe que a pessoa formada em ciências contábeis pode trabalhar em banco, é importante saber como entrar nesse mercado de trabalho.

Como se tornar um contador?

Para se tornar um contador e poder trabalhar em banco, é necessário se graduar em Ciências Contábeis. É diferente do curso de técnico em Contabilidade, que não tem as mesmas atribuições do contador. O técnico forma profissionais que fazem boa parte do trabalho do contador, mas não a parte de gestão. 

Assim, para ser um contador, inscreva-se no curso de bacharel em Ciências Contábeis. O aluno deve ter perfil analítico e detalhista. Afinal, ele precisa analisar dados contábeis com bastante atenção para que o cálculo de despesas e receitas esteja correto. Ser organizado é outra qualidade. Saber onde os documentos são armazenados e como encontrá-los poupa boa parte do trabalho.

CTA curso de ciências contábeis da Ampli

Além disso, o contador deve estar em dia com as novidades do mundo contábil, bem como as mudanças na legislação tributária. Isso inclui acompanhar a divulgação de alíquotas de tributos estaduais, municipais e federais, para fazer cálculos atualizados do pagamento de impostos. Até a emissão de notas fiscais, como padrão do documento e equipamentos, entram na lista de atribuições do contador. Ele lidará com tais questões diariamente e essas precisam estar de acordo com a legislação vigente.

O papel dos contadores que trabalham em bancos

Nesse contexto bancário, o papel do contador é sempre verificar as contas do banco. Por isso, é uma função essencial para controle do dinheiro que entra e sai, para verificação de como fazer investimentos, saldar dívidas e analisar os bens, por exemplo.

Assim, bancos contam muito com o conhecimento da pessoa formada em Ciências Contábeis para analisar o seu patrimônio. Assim, o profissional verifica se as finanças estão em ordem, a entrada e saída de recursos e pagamento de funcionários. Ele tem um papel muito importante na auditoria, que analisa de forma bastante criteriosa as contas da instituição, bem como a controladoria, que faz essa administração de forma eficiente. 

Para atuar nessas áreas em particular, embora não seja obrigatório, o profissional pode fazer cursos de pós-graduação em Auditoria e Controladoria. Esses cursos serão um diferencial para o contador no mercado de trabalho.

CTA curso Contabilidade, Auditoria e Controladoria da Ampli

Atuação em bancos privados

Para entrar em uma instituição privada, é importante ficar de olho na divulgação de abertura de vagas. Geralmente, esses bancos promovem processos seletivos para a contratação dos profissionais e são bastante criteriosos nas etapas. Os processos variam bastante, podendo haver testes técnicos e várias etapas de entrevistas.

Veja também: 4 dicas para entrevista de emprego online.

Uma pessoa formada em Ciências Contábeis pode trabalhar em banco, assim como profissionais de Administração, Gestão Financeira, Marketing e outros cursos de Finanças e Comunicação.

Para quem está na faculdade EAD ou presencial, há os programas de estágio, que são ótimos para colocar em prática o que se estuda nas aulas. Os recém-formados podem participar dos programas de trainee, nos quais o profissional entra no banco e recebe um treinamento bastante intenso. É um processo bastante disputado, mas vale muito a pena.

Atuação em bancos públicos

Os bancos públicos, como os que são gerenciados pelos estados, bem como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, só contratam por meio de concursos públicos. Vale ficar de olho quando abrem as inscrições para as provas e estudar o conteúdo que vai cair. 

Veja também: 5 dicas para montar uma rotina de estudos para concurso.

Se você já tem intenção de ingressar na carreira pública, pode começar a se preparar por meio de provas anteriores. Isso ajuda a se ter uma ideia das disciplinas cobradas na prova e, assim, você estará mais seguro para realizá-la.

COMENTÁRIOS