Transição de carreira: 8 dicas para saber por onde começar

como fazer transição de carreira

A transição de carreira é representada pelo movimento que um profissional faz, de uma profissão para outra. Geralmente essa mudança ocorre em busca da realização profissional.

Na verdade, existem muitos motivos que podem levar pessoas a desejar uma mudança de profissão, pois já não precisamos mais passar a vida inteira exercendo a mesma função. O mundo muda e evolui com velocidade hoje, e nós evoluímos junto a ele.

Se você está insatisfeito com a sua profissão atual e sente que precisa de uma mudança, esse artigo foi feito para você. Hoje falaremos sobre:

Índice

  1. Como fazer transição de carreira
  2. A hora de decidir
  3. Estudando sobre a nova profissão
  4. Planejamento financeiro
  5. Reunindo referências
  6. Especializações na área
  7. Divulgação sobre a transição de carreira
  8. Pesquise por vagas de emprego

 

1. Como fazer transição de carreira

Para fazer a transição de carreira, é necessário escolher o momento ideal. E isso é uma mistura de vontade e possibilidade.

Primeiramente, é importante lembrar que nunca é tarde demais. Não existe idade limite para promover as mudanças que desejamos em nossas vidas. É importante, porém, que você avalie o cenário da vida e perceba se o momento é propício para uma mudança assim.

Caso more com alguém, por exemplo, converse com essa pessoa sobre a sua decisão, pois é possível que vivencie uma mudança na renda que impacte nas contas da casa, ainda que temporariamente.

2. A hora de decidir

Feito isso, é hora de entender por que deseja mudar de carreira. Qual é a razão da sua insatisfação com o trabalho hoje? A qualidade de vida, o retorno financeiro, as oportunidades no mercado ou simplesmente o gosto pessoal?

Talvez você queira mudar de carreira, mas dentro do mesmo ramo. Como um advogado que sempre trabalhou na área criminal, mas deseja migrar para a legislação trabalhista.

Entenda o que é importante para você e os motivos que impulsionaram a mudança, assim saberá como começar a busca por novas possibilidades.

3. Estudando sobre a nova profissão

Na hora de definir para qual área quer migrar, faça uma pesquisa de acordo com as suas preferências, os riscos, os desafios em cada uma dessas áreas e como se dá o ingresso no mercado. Portanto, faça uma pesquisa sobre a profissão e o mercado de trabalho escolhido.

Veja também: Guia de Profissões.

Assim, poderá perceber se a realidade do mercado combina com o seu momento de vida. Feito isso, estude sobre as ofertas de vagas e perspectivas de crescimento da profissão.

4. Planejamento financeiro

Faça um planejamento financeiro que inclua as metas desejadas, os prazos de retornos profissional e financeiro, como também uma reserva financeira de emergência.

Esse planejamento irá te trazer mais segurança durante o período de transição de carreira, promovendo um pouco mais de estabilidade para evitar problemas ou surpresas.

Aqui, você precisa considerar que, ao iniciar em uma nova área, sua posição inicial provavelmente não vai trazer o mesmo retorno financeiro que tinha antes, ao menos não imediatamente. E o tempo dedicado para aprender uma nova profissão também será grande.

Todas essas variáveis fazem parte da adaptação e precisam ser consideradas previamente.

5. Reunindo referências

Entre em contato com pessoas que trabalham na área que deseja e acompanhe os conteúdos daqueles que já fizeram uma transição de carreira antes.

Isso irá te ajudar a ter referências na área, orientando e norteando os passos para que consiga se situar melhor.

Também é uma ótima forma de ampliar e fortalecer o networking, que até hoje é uma das melhores formas de ter sucesso em qualquer segmento.

6. Especializações na área

Para migrar de carreira, o aprendizado será seu grande aliado. Acompanhe eventos da área como congressos, palestras e workshops. Invista também em uma boa formação acadêmica, seja em cursos de graduação e pós-graduação, seja em cursos de menor duração.

Na Ampli, oferecemos cursos de graduação e pós-graduação a distância com mensalidades que cabem no seu bolso:

7. Divulgação sobre a transição de carreira

Conte para todo mundo que está atuando em uma nova profissão! Esse é um passo muito subestimado, mas extremamente importante. É bem possível que a grande oportunidade na nova carreira venha da sua rede mais próxima de contatos.

Atualize o seu currículo e as suas redes sociais para incluir o novo segmento em que trabalha, descrevendo as atividades que oferece e as competências mais marcantes. Divulgue sobre sua transição de carreira no LinkedIn, fazendo publicações e escrevendo artigos sobre a sua experiência.

8. Pesquise por vagas de emprego

Por fim, é hora de pesquisar vagas ou procurar clientes, caso esteja trabalhando por conta própria.

Uma maneira bacana de começar é se envolvendo em algum projeto de voluntariado, para conseguir aprender na prática, ganhando experiência e/ou preenchendo o portfólio.

Mantenha o perfil bem completo em sites de vagas e candidate-se para aquelas com as quais se identificar mais. Acredite em sua capacidade demonstre confiança, tanto na candidatura quanto na comunicação profissional.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo