- 0 Com

Currículo para primeiro emprego: saiba como fazer!

Planeje sua Carreira!

Se você ainda não trabalhou formalmente, é bem possível que tenha dúvidas sobre como montar um currículo para o primeiro emprego. Para te ajudar nesse momento tão importante e saber o que colocar no currículo, nós aqui da Ampli preparamos esse post cheio de dicas para facilitar o processo.

Criando o currículo para primeiro emprego

A formatação do currículo diz respeito a aparência e as características do documento. Ou seja, é a forma como padronizamos e apresentamos o documento. Antes de começar a preparar o documento no seu computador, é muito importante formatar o documento de uma forma simples para facilitar a leitura. Vamos então às dicas:

Fonte ou tipo de letra

Aqui o ideal é optar por uma fonte de texto padrão como Arial ou Times New Roman. Existem outras opções mais modernas, como o Roboto e Calibri, que também são boas opções.

Tamanho da fonte

Para o currículo, recomendamos que use o tamanho 11 ou 12 na fonte.

Cores e destaques

Evite usar muitas cores no documento e priorize a cor preta na fonte. Se quiser destacar alguma informação, opte por usar o negrito.

Caso você encontre dificuldades em criar um modelo de currículo simples no Word ou no Google Docs, é possível utilizar a plataforma Canva, que disponibiliza diversos modelos prontos para você editar e usar! Se você quiser imprimir o currículo para entregá-lo pessoalmente, lembre-se de usar uma folha tradicional como o tamanho A4. Se for enviar digitalmente, o recomendado é usar o formato PDF.

Ordem de exibição das informações

Para escolher a melhor ordem para organizar as informações no currículo, é hora de pensar nas suas qualificações-chave.

A dica é destacar os pontos fortes do seu currículo. Ou seja, para a busca do seu primeiro emprego, provavelmente não haverá informações para colocar na experiência profissional. Então, esse trecho pode ser substituído pela formação acadêmica, cursos e/ou atividades complementares que realizou.

É também interessante destacar se tem conhecimento em outro idioma, principalmente se ele for um requisito para a vaga que deseja.

Dados de contato

Com certeza, logo de início é importante que você insira suas informações pessoais e os dados para o contato. Aqui, o truque é ser direto e não incluir dados desnecessários. Não forneça documentos pessoais como RG e CPF, nem inclua data e assinatura no documento. As informações essenciais, são: 

  • • Nome completo;
  • • Cidade e Estado;
  • • Telefone de contato;
  • • E-mail profissional;
  • • Redes sociais profissionais.

Se for aderente com a vaga, informe o seu perfil do LinkedIn, endereço do blog profissional e/ou portfólio.

Objetivo profissional

Para escrever um bom objetivo profissional no seu currículo para primeiro emprego, tenha em mente de forma clara o que você busca. Uma dica é ler com bastante atenção sobre a vaga que deseja aplicar. É preciso ser sincero e claro sobre as suas expectativas.

Evite usar frases vagas como “desejo crescer profissionalmente” porque elas não dizem muita coisa. Além disso, é algo que todas as empresas esperam de você. Para preencher o objetivo, foque na sua área de atuação e nas habilidades que a vaga pode te ajudar a desenvolver.

modelo de currículo para primeiro emprego

Experiência profissional

Como falamos anteriormente, caso você não tenha nenhuma experiência profissional, você pode substituir pela sua formação acadêmica, habilidades e atividades complementares.

Nesse trecho é importante levar em consideração as experiências vividas na escola ou na faculdade! Se você participou de um projeto de extensão, monitoria, fez parte de uma empresa júnior ou fez um trabalho voluntário, inclua essas informações aqui.

Formação acadêmica e cursos

Na seção de formação acadêmica, mencione as instituições onde cursou o ensino médio e ensino superior (caso já tenha iniciado) e o período que estudou em cada uma, começando da mais recente para a mais antiga.

Veja também: 4 dicas para ir bem na entrevista de emprego online.

Inclua também os cursos extracurriculares, workshops e palestras. Se esses cursos tiverem relação com a vaga desejada, é ainda melhor. Se estiver cursando ainda, coloque a data de início e a previsão de conclusão da formação.

Qualificações e atividades complementares

Possui conhecimento em algum idioma, ferramenta de trabalho ou software? Excelente! Então inclua isso no currículo. Insira informações sobre você que tenham a ver com a vaga em questão. Por exemplo, se a vaga inclui atendimento ao público, mencione se é comunicativo e se relaciona bem com pessoas. 

O essencial é deixar claro porque você é um candidato apto para vaga e tudo o que pode oferecer para a empresa. Fique atento também nos erros de gramática, ortografia e concordância. Sugerimos que peça para alguém revisar o documento após terminá-lo.

COMENTÁRIOS