dicas para empreender
- 0 Com

10 dicas para começar a empreender

Planeje sua Carreira!

dicas para começar a empreender

Ter o próprio negócio em que é possível estabelecer as próprias regras, horários e decisões é o sonho de muitos. E transformá-lo em realidade pode ser mais possível do que parece.

Tendo uma boa base de conhecimento, fica mais fácil identificar oportunidades e saber como trabalhá-las. Nisso, a Ampli pode ajudar oferecendo cursos de graduação e pós-graduação para quem deseja assumir o controle da própria carreira.

Além disso, hoje viemos te dar 10 dicas para começar a empreender de uma vez!

Dicas para começar a empreender

Comece pelo que sabe

Quando optamos por realizar uma nova atividade, é sempre importante escolher algo que seja minimamente familiar, pois as chances de sucesso são maiores.

Na hora de empreender, isso é ainda mais recomendado. Se você conhece bem seus gostos e características, fica mais fácil identificar o tipo de negócio que teria prazer em iniciar. Considere suas habilidades pessoais e as expectativas profissionais, assim como os valores importantes e os objetivos pretendidos.

O caminho para empreender pode trazer resultados incríveis, mas é bem desafiador. Enfrentar os obstáculos é muito mais simples quando estamos empenhados em algo que nos faz bem e em que acreditamos.

Estude e entenda o mercado da área 

Após decidir qual área tem a sua cara, é hora de pesquisar muito para entender como está o mercado. Conheça a dinâmica do setor, o tipo de cliente, os fornecedores e, é claro, a concorrência.

Isso possibilitará que conheça os desafios comuns da área e servirá como inspiração para seguir o que deu certo na prática.

Estabeleça um plano de negócios com custos e prazos

Uma vez que tiver total certeza de que é possível investir na área, é o momento de traçar um plano de negócios bem completo. Nele, você deve traçar os prazos, as metas, previsão de custos, orçamento disponível, estudos de viabilidade, etapas de implementação e o que mais for conveniente para o negócio.

Além de reunir todas as dicas para quem quer começar a empreender, é extremamente importante traçar aqui um planejamento para uma reserva financeira para emergências, uma medida de segurança essencial para qualquer empresa.

Busque referências de empreendedores de sucesso

Encontre empreendedores que tiveram sucesso em seus negócios, dentro e fora do seu segmento de atuação. É um modo para saber como dar os primeiros passos e, da mesma forma, compartilhar a sua própria experiência.

Participe de grupos, assista a palestras da área de negócios e fique atento a oportunidades que possam surgir.

Adapte sempre que necessário

Não tenha medo de mudar algum detalhe. Pelo contrário, abrace a flexibilidade e todas as dicas para empreender que puder, porque ela pode ser a solução para um problema estagnado, por exemplo.

Nem sempre iremos acertar de primeira e às vezes, com a mudança do mundo e do mercado, é possível que o que deu certo de início precise ser alterado no futuro. Isso não é um atestado de fracasso e nenhuma vergonha. Adaptar é o caminho para crescer e se manter relevante em um cenário competitivo.

Reúna uma equipe que acredite no negócio

Além de você, dono do negócio, é preciso existir uma equipe de colaboradores que acreditem nos ideais da empresa e em seus valores.

Essa é a maneira de garantir a qualidade do produto ou serviço oferecido e a dedicação integral do time para fazer com que tudo corra bem. Escolha pessoas comprometidas além de competentes, isso fará toda a diferença no dia a dia de desafios.

Formalize a empresa

Em meio a tantos detalhes a resolver, talvez a parte burocrática do negócio seja adiada, mas esse é um lembrete para não deixar que isso aconteça. Procure e contrate alguma empresa de contabilidade para que eles formalizem a sua empresa.

Outra opção é seguir esse guia prático do Sebrae para saber como registrar microempresas por conta própria. Regularizar as atividades da empresa é essencial para evitar penalidades e problemas legais no futuro, mas é também uma maneira de transmitir credibilidade e confiança a possíveis clientes.

Execute ideias com o pé no chão

Crie e sonhe muito alto, mas na hora de aplicar as dicas para começar a empreender, mantenha o senso crítico e a noção da realidade.

Muitos negócios deixam de dar certo por causa de expectativas irreais, seja de um retorno financeiro em pouquíssimo tempo ou um crescimento desenfreado sem muito esforço. É primordial acreditar no potencial do negócio, mas lembre-se de que o sucesso é uma jornada em construção.

Invista em desenvolvimento e aperfeiçoamento

Mesmo depois que o negócio estiver funcionando, é importante separar parte do orçamento para melhorias constantes e desenvolvimento de novas habilidades.

CTA cursos livres com certificado da Ampli

Sempre há espaço para o aprendizado, então se mantenha atualizado de cursos no setor. Consuma bastante conteúdo sobre a área e repasse essas informações para a equipe. Tente sempre manter os equipamentos de trabalho atualizados com o resto do mercado, assim não ficará para trás. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento são os caminhos mais certeiros para o crescimento.

Acredite no seu negócio

Por fim, tenha total confiança na sua capacidade de empreender e na ideia incrível que teve. Não é uma tarefa fácil e a recompensa geralmente demora a chegar, logo a paciência é um elemento-chave nesse processo.

Em muitos momentos, é possível que pense em desistir. E exatamente então, é preciso acreditar.

COMENTÁRIOS