4 dicas para entrevista de emprego online

dicas para entrevista de emprego

Sabemos que a entrevista de emprego é um momento extremamente importante na vida de qualquer profissional. E hoje, principalmente com a pandemia, é cada vez mais comum que essa etapa aconteça de forma online.

Inclusive, as vagas de emprego home office aumentaram mais de 300% no último trimestre de 2020, de acordo com uma pesquisa do vagas.com.

Dessa maneira, é essencial que estejamos preparados para que tudo corra bem durante a entrevista online para ser possível conquistar a tão sonhada vaga.

Por isso, hoje trouxemos 4 dicas que você precisa colocar em prática para mandar bem na entrevista de emprego!

Índice

  1. Prepare o ambiente onde fará a entrevista
  2. Cuide da apresentação e linguagem corporal
  3. Faça uma pesquisa sobre a empresa
  4. Se comunique com confiança

 

1. Prepare o ambiente onde fará a entrevista

O espaço que você escolhe para realizar a entrevista online precisa ser organizado e bem iluminado. É importante que seja um local silencioso e tranquilo, onde não será interrompido no momento da entrevista.

Então evite espaços de grande movimento das pessoas que moram na casa. Converse com eles para que estejam cientes da importância de evitar os barulhos enquanto estiver na entrevista.

Se estiver em um espaço de coworking, esse é o momento para usar a sala de reuniões, assim conseguirá privacidade. Evite espaços públicos como cafeterias e praças.

É essencial que o local tenha uma boa conexão com a internet e garantir que está tudo certo com a sua conta na plataforma em que a entrevista irá acontecer. As mais comuns são o Google Meet, Zoom e Skype.

Além disso, é importante realizar alguns testes para checar todos os equipamentos que irá utilizar, como:

  • Fones de ouvido;
  • Microfone;
  • Webcam ou câmera. 

Mantenha sempre por perto um bloco de notas e uma caneta para fazer anotações importantes referentes à vaga ou à empresa.

Por último, evite as distrações! Feche as abas adicionais do navegador, caso esteja usando um computador ou notebook. Se for utilizar o celular para fazer a entrevista, desative as notificações.

2. Cuide da apresentação e linguagem corporal

Na hora da entrevista, é importante ter uma boa apresentação pessoal. Use roupas que usaria em uma entrevista presencial e mantenha uma boa postura.

O recrutador estará atento à linguagem corporal e à forma como se porta durante a entrevista. Por isso, mantenha sempre o contato visual (o que significa olhar para a câmera, não só para a tela) e demonstre interesse pela vaga.

Evite parecer relaxado demais, porque afinal esse é um ambiente profissional, mesmo que esteja realizando a entrevista dentro de sua casa.

3. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Prepare-se para a entrevista como faria para qualquer uma. Pesquise e se inteire sobre a empresa, crie um “roteiro de entrevista”, treinando o que irá dizer.

Converse com alguém que já trabalhou lá, se possível, e acompanhe as publicações da empresa em redes sociais, como o LinkedIn.

Isso te dará mais segurança e confiança, além de te ajudar a entender melhor se os valores da organização combinam com os seus.

Além disso, ao conhecer sobre a cultura organizacional, saberá o que é importante para aquela empresa e conseguirá anteceder as possíveis perguntas que serão feitas.

4. Se comunique com confiança

Numa entrevista, saber se comunicar bem e de maneira objetiva faz toda a diferença. Principalmente porque, em uma entrevista online, a conversa tende a ser mais direta.

É importante que você esteja confiante em suas habilidades e na sua competência para a vaga. Desse modo, conseguirá transmitir a mensagem que deseja de maneira assertiva, sem exageros ou muita enrolação.

Mantenha um tom de voz adequado, controle as emoções e faça o seu melhor. Toda entrevista é também uma experiência que ensina o que as empresas têm buscado em candidatos, para que assim possam melhorar cada vez mais.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo