Técnico e Tecnólogo são a mesma coisa? Entenda as diferenças

diferença do curso técnico e curso tecnólogo

Se você chegou a esse texto, provavelmente você se pergunta se curso técnico é considerado superior ou se curso técnico e tecnólogo são a mesma coisa.

É muito comum se deparar com dúvidas como essa no momento de tomar decisões importantes para o seu futuro. 

Nesse artigo, vamos responder às seguintes questões:

Índice

  1. As diferenças entre as formações
  2. O que é curso técnico?
  3. O que é curso tecnólogo?
  4. Afinal, qual é a melhor escolha?

 

1. As diferenças entre as formações

Antes de entrar de forma detalhada no que é técnico e tecnólogo, vamos te contar as diferenças entre cada tipo de formação. Em ambos os casos, os cursos contam com disciplinas práticas pois o objetivo é capacitar o estudante para o mercado de trabalho:

  • Curso técnico: são cursos de nível médio de curta e longa duração, que oferecem certificado ao final dos estudos;
  • Curso tecnólogo: são cursos de nível superior de longa duração que oferecem diploma de ensino superior ao final dos estudos. Ou seja, se trata de uma modalidade de graduação.

 

Veja também: Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura: conheça as modalidades da graduação.

2. O que é curso técnico?

O curso técnico é uma modalidade de ensino de nível médio voltado para alunos que desejam aprimorar habilidades práticas para ingressar no mercado de trabalho. Para ingressar em um curso técnico, os requisitos variam entre a exigência do ensino fundamental incompleto até o ensino médio completo.

Existem quatro tipos de cursos técnicos:

  • Integrado: após concluir o ensino fundamental, o aluno inicia o curso técnico em conjunto com o ensino médio regular e ao final recebe dois diplomas;
  • Concomitante: o aluno pode realizar o curso técnico ao mesmo tempo em que cursa o ensino médio, mas separadamente;
  • Profissionalizante ou subsequente: é realizado por alunos que já concluíram o ensino médio e desejam se profissionalizar em uma área específica;
  • Qualificação profissional: modalidade de curta duração voltada para estudantes e/ou trabalhadores que não necessariamente concluíram o ensino fundamental. Ao final não recebem um certificado de aptidão da atividade estudada.

Vale ressaltar que o curso técnico não é uma especialização e não tem TCC.

As habilidades desenvolvidas no curso técnico são mais práticas – ideal para quem deseja conseguir um emprego assim que termina o ensino médio. 

3. O que é curso tecnólogo?

O curso tecnólogo é uma formação de nível superior também focado em disciplinas práticas, voltados para atuação no mercado de trabalho. Para ingressar num curso tecnólogo o aluno precisa obrigatoriamente ter concluído o ensino médio.

O tempo de formação em um curso tecnólogo varia entre 1 ano e meio e 2 anos e meio. Sendo assim, optando por um tecnólogo, você consegue se formar em menos tempo comparado às modalidades mais tradicionais de graduação, como a licenciatura e o bacharelado.

Veja também: Conheça os 46 cursos superiores mais rápidos que existem.

Ao concluir o tecnólogo, o aluno recebe um diploma de curso superior. Dessa maneira, o profissional pode dar sequência aos estudos e aprofundar os conhecimentos em uma pós-graduação.

4. Afinal, qual é a melhor escolha?

Sendo assim, o que valeria mais a pena? Fazer um curso técnico ou graduação? Bom, essa escolha depende muito dos seus objetivos, capacidade financeira e tempo disponível para se dedicar.

É interessante mencionar que uma coisa não exclui a outra. Nada impede que um estudante que cursou um técnico durante o ensino médio opte por cursar um tecnólogo no ensino superior.

Apenas tenha em mente que com uma graduação você aumenta as chances de crescer profissionalmente e construir um plano efetivo de carreira. Enquanto um profissional de nível técnico realiza atividades mais operacionais, um graduado na área estará mais preparado para assumir cargos de coordenação, supervisão e gerência. 

Aqui na Ampli, as mensalidades são fixas e acessíveis, o que facilita o ingresso de alunos interessados em um curso superior.

CTA Graduação rápida

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo