Conheça 5 tipos de empreendedorismo

Atualmente, o Brasil está no topo do ranking mundial de empreendedorismo. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país está à frente de nações como China, Estados Unidos, Japão, Itália e França. Além disso, a possibilidade de empreender abriu uma nova janela de oportunidades a uma grande parcela da população brasileira, que tiveram suas vidas sacudidas pela pandemia da Covid-19.

Afinal, quais são os tipos de empreendedorismo? E de empreendedores? Essas perguntas serão respondidas abaixo pelo Abacashi.

O que é empreendedorismo?

Empreender é a capacidade de projetar, idealizar e planejar novos negócios por meio de transformações inovadoras e potencialmente lucrativas. Desse modo, para ser um empreendedor de sucesso, é necessário vocação, aptidão e habilidades como desconstrução e reflexão, juntamente com as capacidades de gerenciamento e desenvolvimento de novos projetos.

Veja também: 10 dicas para começar a empreender.

Resumidamente, podemos explicar o que é empreendedorismo através dos conceitos de inovação e execução. A princípio, para inovar e criar novos produtos, serviços e métodos, propiciando novos mercados, é necessário destruir o velho e o atrasado. Dessa forma, o empreendedor deve ser capaz de desconstruir metodologias ultrapassadas e refletir sobre novas oportunidades de negócio. Aqui, o Abacashi ensina a como empreender do zero.

Mas, o que é empreendedorismo? Basicamente, esse termo está relacionado à identificação de problemas, oportunidades e à busca por soluções inovadoras. Assim, empreender pode significar abrir um negócio ou começar um projeto, sejam à níveis macro ou micro – o importante é ter uma ideia e executá-la, trabalhando duro para fazer acontecer!

Quais os tipos de empreendedorismo?

Primeiramente, conforme pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), existem dois principais tipos de empreendedorismo: o empreendedorismo por necessidade e o por oportunidade. O empreendedor por necessidade é aquele que cria um micro empreendimento pois não encontra outra forma de ganhar dinheiro. Por outro lado, o empreendedor por oportunidade identifica um problema e cria um novo negócio a partir de um terreno ainda não inexplorado. Abaixo iremos conhecer outros tipos de empreendedorismo:

Empreendedorismo social

Se enquadram no empreendedorismo social as empresas que buscam atenuar ou resolver necessidades sociais ou ambientais e que, além do impacto positivo gerado por suas ações, geram lucro. Desse modo, o grande desafio desse tipo de empreendedorismo é impactar positivamente a sociedade e ao mesmo tempo reunir recursos o suficiente para manter o negócio em funcionamento.

Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo, ou empreendedorismo corporativo, nada mais é do que ter uma atitude empreendedora dentro de uma empresa já consolidada no mercado. Assim, o intraempreendedor deve estar sempre atento às novas oportunidades de negócio e demonstrar-se proativo para solucionar possíveis problemas internos.

Além disso, espera-se do intraempreendedor iniciativa e prontidão no que diz respeito à constituição de novas parcerias e à melhorias nos processos.

Empreendedorismo digital

Atualmente, o cenário digital propiciou o crescimento do chamado empreendedorismo digital. Através de novas tecnologias, como computação em nuvem, fluxos de integração e transações on-line, as condições necessárias para que diversos empreendedores criassem serviços, soluções e produtos digitais foram viabilizadas.

Nesse sentido, o empreendedorismo digital diz respeito aos serviços e produtos que foram possibilitados pela ascensão do acesso à internet. Por meio dela, lojas virtuais, blogs, podcasts, infoprodutos e diversos outros provedores de conteúdo estão sendo disponibilizados ao público internauta, gerando lucro e novas oportunidades de negócios.

Empreendedorismo individual

Hoje em dia, o empreendedorismo individual está em crescimento no país. Em termos legais, é possível se tornar um empreendedor individual através do MEI (Microempreendedor Individual), do EI (Empreendedor Individual) e do Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Geralmente, o empreendedorismo individual é um campo destinado àqueles que têm a possibilidade de trabalharem como autônomos e profissionais liberais.

Empreendedorismo de franquias

O empreendedorismo de franquias é um tipo de empreendedorismo relativamente mais seguro para aqueles que desejam começar no mundo dos grandes negócios. De modo análogo ao intraempreendedor, o franqueado dispõe do apoio de empresas já consolidadas no mercado para executarem suas ações.

Dessa maneira, o empreendedor de franquias começará através de um modelo de negócio já aplicado e diversas vezes testado. Além disso, ele contará com processos internos já pré-definidos. Entretanto, a atividade impõe grandes obstáculos a serem superados e pouca flexibilidade para inovações e alterações.

Quer se tornar um empreendedor? Se especialize na área! Conheça o curso de Empreendedorismo e Novos Negócios da Ampli.

curso de empreendedorismo e novos negócios da ampli

Como começar a empreender?

Neste artigo, você tomou conhecimento sobre o que é empreender e os principais tipos de empreendedorismo. Agora, para se tornar um empreendedor de sucesso, será preciso responder algumas questões iniciais:

  • • Por que você quer iniciar um negócio?
  • • Qual o propósito do seu empreendimento?
  • • Como está o mercado no qual você pretende atuar?
  • • Você precisa de um retorno financeiro rápido ou está disposto a correr riscos iniciais?
  • • Você tem recursos financeiros suficientes para iniciar um empreendimento?

Caso sua resposta para a última questão seja não, está na hora de começar a pensar sobre formas de obter capital para começar um negócio. Nesse sentido, o financiamento coletivo – ou crowdfunding – vem ganhando destaque nos últimos tempos. Trata-se de uma excelente maneira de obter recursos para iniciar um empreendimento.

Veja no blog do Abacashi: Como conseguir capital para começar um negócio?

Em síntese, o financiamento coletivo vem ajudando diversos empreendedores que trabalham com produtos e serviços de segmentos diversos – como alimentício, decoração, moda, entre outros -, a angariar fundos a fim de iniciarem seus pequenos negócios. Por meio dele, você poderá arrecadar o valor necessário para comprar os materiais essenciais com o objetivo de finalmente tirar o seu projeto do papel.

Sobre o autor:

O Abacashi é uma plataforma de financiamento coletivo que visa estimular a inovação e a criação de novos negócios tendo em vista a necessidade e importância do incentivo ao empreendedorismo. Ao criar sua campanha de financiamento coletivo no Abacashi, você poderá alcançar milhares de pessoas que acreditam na sua ideia e que desejam contribuir para a viabilização do seu projeto.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo