5 dicas de como estudar para o vestibular

Você quer muito ingressar na faculdade, a matéria está se acumulando e está meio perdido sobre a melhor forma de estudar para o vestibular?

A Ampli veio hoje te ajudar com esse problema, dando 5 dicas práticas.

Se deseja saber como começar, o que estudar exatamente e as melhores táticas para absorver melhor o conteúdo, está no lugar certo!

Índice

· Crie um cronograma de estudos

· Evite distrações

· Reúna bons materiais de estudo e entenda as regras

· Alterne diferentes formatos de estudo

· Tenha foco e disciplina, sem exageros

Crie um cronograma de estudos

Antes de mais nada, você precisa estabelecer uma rotina para manter a constância nos estudos. A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma!

Nele, você vai estabelecer os dias da semana, horários e o tempo de estudo para cada matéria. É interessante priorizar aquelas matérias em que tem maior dificuldade, dedicando um tempo maior a elas.

Também recomendamos que estude essas matérias nos seus momentos de maior pico de energia.

Por exemplo, é mais comum que tenhamos mais disposição para estudar no início da semana, depois de relaxar no sábado e domingo.

Se você reservar esses primeiros dias para as matérias mais desafiadoras, estará com a atenção redobrada.

O cronograma te ajudará a ter foco e disciplina, logo é importante segui-lo bem certinho, com exceção de emergências.

Evite distrações

A hora de estudar é para estudar mesmo! Ou seja, é importante evitar distrações.

Isso inclui escolher um local silencioso e confortável para que consiga focar nos estudos, se possível sem pessoas ao redor que poderiam interromper o fluxo.

A organização do espaço ajuda a mente a se manter concentrada naquela atividade também, evitando o desgaste mental.

Desative as notificações do celular, desligue os aparelhos eletrônicos que possam competir pela sua atenção e, caso precise fazer alguma pesquisa na internet, mantenha abertas somente as abas necessárias.

Reúna bons materiais de estudo e entenda as regras

Estude o edital das provas que irá fazer, para se familiarizar com as regras e prazos, e leia bastante o conteúdo programático, assim saberá exatamente o conteúdo em que precisa focar.

Reúna bons materiais e referenciais para seus estudos, se possível, peça recomendação aos seus professores e converse com os amigos para saber que tipo de materiais eles têm utilizado.

Alterne diferentes formatos de estudo

Cada pessoa retém informação de uma forma, então a nossa recomendação é que varie os formatos de estudo para ampliar as chances de aprendizado.

Faça resumos, exercícios, lembretes, quizzes e jogos que ajudem a aprender de modo mais interativo. Filmes, séries e podcasts são uma ótima pedida também.

Aqui a dica é ir além dos tradicionais livros e apostilas, use a internet ao seu favor assistindo videoaulas e palestras sobre temas relacionados.

Consuma conteúdos de assuntos variados sobre o que tem acontecido no país e no mundo. Esse é um conselho incrível para te ajudar a desenvolver uma boa redação, fortalecendo seus argumentos.

Forme grupos de estudo e faça as provas dos exames anteriores, para ter uma ideia do que te espera e para avaliar como está o seu conhecimento, no que precisa aprofundar e se dedicar mais.

Tenha foco e disciplina, sem exageros

Falamos sobre foco e disciplina, e queremos finalizar afirmando que o equilíbrio é tão importante quanto esses elementos.

Existem técnicas como a Pomodoro, em que intercala períodos de estudo com descanso, que podem te auxiliar a encontrar esse equilíbrio.

Você deve respeitar e reservar um tempo para descansar e para se divertir, além de estudar.

Isso é um importante respiro para a mente e o que garantirá que o período em que estiver estudando seja produtivo.

Faça pausas, cuide da sua saúde e fique atento aos sinais do seu corpo. Você conseguirá atingir o resultado desejado sem deixar de cuidar de si mesmo.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo