Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura

Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura: quais são as diferenças?

diferença entre bacharelado, tecnólogo e licenciatura

Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Além das inúmeras possibilidades do mercado de trabalho, novas profissões surgindo todos os anos e a vontade de perseguir os nossos sonhos, vem ainda a decisão sobre qual formato de curso superior é o ideal: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Para te ajudar nessa decisão, nesse texto explicaremos as principais diferenças entre cada modalidade e daremos diversos exemplos de cursos que se enquadram em cada uma delas. 

Fique conosco e descubra:

  1. As diferenças entre as formações
  2. Cursos de bacharelado
  3. Cursos de licenciatura
  4. Cursos tecnólogos

Prontos? Então vamos nessa!

As diferenças entre as formações

Antes de entrar de forma detalhada no que é bacharelado, licenciatura e tecnólogo, vamos te contar as diferenças entre cada tipo de formação:

  • Bacharelado: é uma modalidade generalista, que conta com disciplinas teóricas e práticas. Com essa graduação, o estudante tem uma visão ampla e sólida sobre a carreira e a área do conhecimento escolhida;
  • Licenciatura: é uma modalidade específica para a formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Com essa graduação, o estudante pode dar aulas para o ensino fundamental, ensino médio e até mesmo em cursos profissionalizantes;
  • Tecnólogo: é uma formação de nível superior focado em disciplinas práticas. Com essa graduação, o estudante consegue se formar mais rápido, acelerando o seu ingresso no mercado de trabalho ou até mesmo conquistando uma promoção de cargo.

Agora que você já entendeu sobre as diferenças de cada tipo de graduação, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada uma delas.

Cursos de bacharelado

Dentre as 3 modalidades de graduação, o bacharelado é aquele com maior duração. Cursos de bacharelado possuem duração que variam entre 3 e 6 anos e uma grade curricular voltada para uma formação mais generalista.

Eles são ótimas opções para aqueles que ainda têm dúvida em qual área da profissão seguir, já que o Bacharel é formado para atuar de forma mais abrangente no mercado. 

Podemos citar como principais vantagens da opção pelo bacharelado:

  • Aulas práticas e teóricas dentro da grade curricular;
  • Atuação ampla no mercado de trabalho;
  • Salários médios mais altos;

À título de curiosidade, os 5 cursos de bacharelado mais procurados aqui na Ampli são:

Todos os cursos de bacharelado a distância na Ampli possuem 3 anos de duração.

Cursos de licenciatura

Diferentemente do bacharelado, a licenciatura forma o profissional que tem um objetivo bem claro de atuação: dar aulas para o Ensino Fundamental e Médio. Para quem pretende se tornar professor em Faculdades e Universidades, é necessário seguir em um programa de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

Veja também: Pós-graduação: qual a diferença entre MBA e especialização?

Esta modalidade de ensino superior deve ser cursada por quem tem o sonho de lecionar e conta com alta oferta de vagas no mercado de trabalho.

Quiz de Educação

Os 3 principais cursos de licenciatura da Ampli, em volume de buscas e interesse dos alunos são:

Todos os cursos de licenciatura a distância na Ampli possuem 2 anos e meio de duração.

Cursos tecnólogos

Antes de aprofundarmos neste tópico, precisamos esclarecer uma das principais dúvidas que vemos por aqui: afinal o tecnólogo é considerado um curso superior?

O Ministério da Educação (MEC) reconhece os tecnólogos como uma graduação do ensino superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. Dessa forma, o tecnólogo é sim considerado como uma graduação e o seu diploma tem a mesma validade das demais modalidades.

Os cursos tecnólogos existem no Brasil desde a década de 1960 e nos últimos anos, eles passaram a vivenciar um expressivo crescimento, com o aumento na procura por cursos superiores rápidos, voltados para a prática do mercado de trabalho.

Veja também: Técnico e Tecnólogo são a mesma coisa? Entenda as diferenças.

Aqui na Ampli os cursos de tecnologia são um sucesso, nas mais diversas áreas do conhecimento. O nosso top 5 cursos tecnólogos são:

Todos os cursos tecnólogos a distância na Ampli variam entre 1 ano e meio e 2 anos e meio de duração.

É importante lembrar que seja qual for o seu perfil, para ingressar em qualquer uma das modalidades que falamos acima, é necessário ter o certificado de conclusão do ensino médio, e participar do processo seletivo da instituição desejada. 

Ainda na dúvida? Faça o nosso teste abaixo e descubra qual o tipo de graduação que mais combina com você!

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo