Aluno EAD: saiba tudo sobre a carteirinha de estudante!

O aluno matriculado regularmente em uma escola ou faculdade – dos níveis básico, médio e superior de ensino – tanto do presencial, quanto do EAD, tem direito a carteirinha de estudante para garantir sua meia-entrada. As instituições têm parcerias com federações estudantis que permitem ao aluno confeccionar seu documento. Basta preencher um formulário com seus dados, de forma online, pagar o boleto correspondente ao valor da carteirinha e aguardar o recebimento da mesma em casa.

A carteirinha de estudante agiliza o processo de pagamento da meia-entrada nos guichês de atendimento de museus, cinemas, exposições, feiras, congressos e shows. É um benefício que ajuda o estudante a enriquecer sua bagagem cultural e seu aprendizado. Mas, a carteirinha de estudante não é algo novo. A história dela vem lá dos anos 1930. Vamos conhecer.

Como a carteirinha de estudante surgiu?

Em 1939, a União Nacional dos Estudantes (UNE) criou os primeiros modelos e começou a implantar a carteirinha de estudante. Desde aquela época, já se entendia a importância da facilitação do acesso à cultura para os alunos das escolas e universidades.

Durante o período do governo militar no Brasil, entre 1964 e 1985, o funcionamento da UNE foi suspenso, e a emissão desses documentos foi interrompida. Somente em 1985 as agremiações e grupos estudantis puderam voltar à atividade, e apenas três instituições poderiam emitir a carteirinha de estudante: a UNE, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Em 2001, uma lei permitiu que mais entidades pudessem emitir os documentos, mas faltava fiscalização para garantir a veracidade das carteirinhas.

Somente em 2012 foi promulgado o Estatuto da Juventude, que trouxe o assunto da meia-entrada para o meio jurídico. Foi o estatuto que estabeleceu que 40% dos ingressos vendidos para eventos culturais sejam destinados ao benefício da meia-entrada. Em 2013, a Lei da Meia-Entrada estabeleceu padrões de confecção do documento. 

Em 2015, as carteirinhas de estudante passaram a ser emitidas por associações estudantis. Os Diretórios Acadêmicos, Diretórios Centrais dos Estudantes e Centros Acadêmicos também passaram a ter direito de emissão do documento. Por fim, em 2019, o MEC passou a emitir de forma gratuita a carteirinha de estudante digital, a ID Estudantil.

Como é a carteirinha de estudante?

É um documento que tem o tamanho de um cartão de crédito. Nele, na parte frontal, há a foto do estudante, o nome completo, a instituição onde ele estuda, o curso, o nível de ensino, os números do CPF, RG, da matrícula do aluno e a data de nascimento. 

É revestido com um material de segurança que atesta a veracidade do documento e evita danos. Mas atenção: a carteirinha tem prazo de validade. É válida por um ano (o ano de vigência do documento vem impresso na parte frontal) e precisa ser renovada todos os anos, até o término do curso.

Direito à meia-entrada

A carteirinha de estudante garante o pagamento da meia-entrada (ou seja, metade do valor do ingresso) em eventos culturais de forma geral. Esse benefício ajuda a complementar a formação cultural do aluno, bem como fornece mais oportunidades de aprendizado.

Afinal, alunos já têm gastos com material didático e passagem escolar. Para muitos, especialmente os que têm poucas condições financeiras, fica ainda mais difícil participar e ter acesso a um mundo novo. A meia-entrada ajuda na formação destes e de todos os estudantes.

Veja também: 7 dicas para pagar a faculdade em dia.

O período escolar e universitário é muito rico no que diz respeito ao acesso a novos conhecimentos e estilos de vida. Assim, ter também mais acesso à cultura enriquece a bagagem do aluno, que terá uma formação mais sólida em sua vida profissional e pessoal.

Onde a carteirinha de estudante é aceita?

A carteirinha de estudante pode ser utilizada no pagamento das entradas de eventos culturais de forma geral. Basta apresentar a carteirinha na compra dos ingressos para ter acesso ao desconto da meia-entrada. Nas compras realizadas pela internet, o aluno deve mostrar o documento no ato da retirada dos ingressos. Veja os locais onde a carteirinha de estudante é aceita:

  • Cinemas: para todos os filmes em cartaz. É uma forma de enriquecer o conhecimento cultural e as referências da sociedade atual por meio dos filmes. Isso ajuda no desenvolvimento do aluno.
  • Shows: além do contato com outra realidade, é uma atividade de lazer. Os valores de alguns shows são bastante altos, o que inviabilizaria o acesso de muitos alunos a esses eventos.
  • Espetáculos: aqui falamos de peças de teatro, apresentações de concertos, óperas e até de stand-up que são beneficiados pela carteirinha. Esses eventos são ótimos para compor o repertório cultural do aluno, bem como são uma forma de lazer.
  • Eventos esportivos: a entrada em estádios para jogos de futebol, vôlei, basquete e demais modalidades têm o benefício garantido. Esportes também são uma forma de cultura, além de estímulo para a prática de exercícios.
  • Eventos em geral: pode ser a entrada em feiras, congressos, simpósios, conferências, desde que sejam abertas ao público em geral. Há eventos voltados para públicos específicos, como comerciantes, empresários, médicos, entre outras categorias, que não permitem a entrada de pessoas fora desses setores. Assim, veja primeiro se o evento é aberto ao público. Se for, sua carteirinha é válida. 

Carteira de estudante Ampli

A Ampli tem uma parceria com a Federação Estudantil Brasileira (FEEB) que dá um desconto para a confecção da sua carteirinha de estudante. O valor (com a entrega inclusa) é de R$ 24,00. Para fazer a sua, acesse a página da Ampli na FEEB, leia as instruções, preencha o formulário e pague o boleto para a emissão da carteirinha.  

Agora é esperar o documento chegar em casa. Isso leva, em média, 15 dias, a depender da cidade onde você mora. Uma vez com a carteirinha de estudante em mãos, é possível aproveitar o benefício da meia-entrada e conhecer um novo mundo. Além de enriquecer seu repertório cultural!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo