Cursos da Área Pública: veja as 7 opções de graduação e pós-graduação!

O que atrai muitos candidatos em concursos públicos é a estabilidade. Servidores e funcionários públicos, depois do período de experiência, só são exonerados (demitidos) em casos de falta grave. Caso contrário, o servidor poderá ficar até a sua aposentadoria no cargo. Em tempos de mudanças de regime de trabalho e instabilidade econômica, ter um emprego estável é o sonho de muita gente.

Para tornar esse sonho ainda mais próximo da realidade, ajuda muito ter alguma formação superior ou uma pós-graduação. Além de salários maiores, há cursos da área pública que ajudam tanto o candidato a ser aprovado nas provas quanto a ter um bom desempenho na carreira. Veja aqui alguns cursos ótimos para se fazer antes de ingressar na carreira pública, na graduação e pós-graduação. Assim, com uma formação acadêmica adequada, entrar no serviço público fica mais fácil!

Cursos da Área Pública: Graduação

Gestão Pública

Lidar com o dinheiro público é de uma grande responsabilidade. Afinal, é o dinheiro dos impostos que todos pagam, e que devem ser destinados a, por exemplo, pagamento de professores, policiais, médicos, compra de remédios, manutenção de viaturas, e muito mais. O curso de Gestão Pública é ótimo para quem tem no sangue o gosto de fiscalizar por onde andam os recursos públicos e verificar como estão sendo gastos. O curso tem duração de um ano e meio e traz disciplinas que falam de Contabilidade Pública, Auditoria, Legislação, Finanças Públicas e Gestão.

curso de gestão pública ead da ampli

Segurança Pública

O curso de Segurança Pública é voltado apenas para quem já está no serviço público. Assim, para quem quer se inscrever, é necessária alguma comprovação de atuação como funcionário público. Geralmente, quem procura essa formação já trabalha como policial militar, guarda municipal ou bombeiro. A ideia desta graduação é habilitar o aluno a ter condições de resolver conflitos locais e internacionais, além de elaborar planos de segurança pública. Na grade curricular, disciplinas de Sistemas de Informação, Direito, Criminalidade, Gestão de Risco e Negociação fazem parte.

curso de segurança pública ead da ampli

Ciência Política

O curso de Ciência Política tem uma formação bastante abrangente, que forma profissionais capacitados para analisar o relacionamento entre empresas e governos, bem como a sociedade em si. No setor público, o profissional vai atuar na área de planejamento de políticas públicas, ou na assessoria parlamentar. Ele pode orientar deputados ou vereadores sobre como investir melhor os recursos públicos baseado em estudos sobre determinado grupo social ou setor econômico. As matérias desse curso falam de Economia, Direito, Relações Econômicas Internacionais, Sociologia, Direito Político e Sistema Eleitoral.

CTA curso ciencia politica ead ampli

Gestão de Saúde Pública

O curso de Gestão de Saúde Pública fornece uma ampla bagagem para quem quer atuar diretamente no controle dos recursos da saúde pública. Afinal, é fundamental monitorar a entrada do dinheiro e ver onde e como ele será destinado. Disso depende o bom funcionamento da instituição de saúde, que pode ser um hospital, clínica ou posto de saúde públicos. Assim, é possível alocar os recursos para a manutenção do empreendimento, pagamento de servidores, compra de medicamentos e insumos, além de prestar um bom atendimento à sociedade. O curso tem disciplinas de Contabilidade, Administração, Saúde Coletiva, Direito e Gestão de Políticas Públicas.

CTA gestao de saude publica ead ampli

Cursos da Área Pública: Pós-graduação

Gestão Pública Escolar

Quem já é formado em Pedagogia, em alguma licenciatura ou em um curso de gestão vai aproveitar muito bem essa especialização. Ela é voltada para quem quer ser diretor de escola pública, coordenador pedagógico, ou quer liderar processos de treinamento de professores. Para exercer bem o cargo, é muito importante conhecer como é  e o que faz um gestor de instituições públicas de ensino. No curso, o aluno terá aulas de Políticas Públicas, Gestão de Pessoas, do Projeto Educativo, Legislação Educacional e Formação Docente.

especialização em gestão pública ead da ampli

Administração Pública

Se você já está no serviço público e quer aprimorar seus conhecimentos, esse é um dos cursos mais indicados. Se você é contador, advogado ou gestor financeiro, também. Afinal, a Administração Pública atinge praticamente todos os níveis de governo, em todas as esferas. Saber lidar com os recursos públicos na área da segurança, saúde, educação e habitação é uma qualidade muito apreciada. É com essa pós-graduação que o graduado poderá se destacar introduzindo um bom modelo de gestão, pensando em políticas públicas e uma administração mais eficiente.

CTA pos graduacao administracao publica ead ampli

Gestão Financeira no Setor Público

O cuidado com o dinheiro público é uma das maiores preocupações do gestor financeiro no setor público. Ele é o servidor que vai monitorar de perto como são utilizados os recursos que vêm do pagamento de impostos da população. Assim, ele saberá como destinar o dinheiro da melhor forma para as áreas sobre as quais tem responsabilidade. A pós é voltada para os graduados em Administração, Ciências Contábeis e Direito, bem como para quem já é servidor público. Entre as disciplinas do curso estão Finanças Públicas, Auditoria, Licitações, Planejamento Financeiro e Direito Administrativo.

especialização em Gestão Financeira no Setor Público ead da ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo