Dá para fazer Engenharia Ambiental de graça? Esse curso tem bolsa de estudos?

O sonho de uma grande parcela jovem da população é a de fazer uma boa graduação para que surjam melhores oportunidades de emprego em um mundo com um mercado tão competitivo. No entanto, também sabemos que, infelizmente, essa realidade fica distante de muita gente, seja pelos custos de faculdades ou pelo acesso muito concorrido das opções públicas.

Mas você sabia que é possível fazer o curso dos seus sonhos com bolsas de estudos e programas que podem deixar um valor bem acessível ou até mesmo de graça para você? Não deixe de cursar Engenharia Ambiental por conta do custo que essa faculdade pode ter, leia mais deste artigo e descubra as outras oportunidades de fazer o curso que você deseja por muito menos, inclusive na Ampli!

Como cursar Engenharia Ambiental de graça

É muito importante que o estudante de ensino médio ou cursinho, que está prestes a entrar na sua graduação, saiba que existem algumas janelas de oportunidades para fazer o curso de Engenharia Ambiental de graça (ou qualquer outro da sua preferência). Para conseguir esse benefício alguns dos caminhos são: Bolsa de estudos, ProUni, FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o programa “Apadrinhe um aluno”, oferecido pela própria Ampli.

Bolsas de estudos e seus percentuais

O benefício de ter uma bolsa de estudos garante que os candidatos tenham acesso a uma educação de melhor qualidade. No entanto, é importante saber que optar e conseguir bolsa de estudos nem sempre vai te garantir uma bolsa integral, ou seja, de 100%. Algumas vezes essas bolsas podem variar o seu percentual de desconto, mas, a depender do valor final, pode caber dentro do seu orçamento.

Para conseguir uma bolsa de estudos para o seu curso, vai depender das regras exclusivas de cada universidade. Por isso, busque as universidades particulares que fazem parte da sua realidade e veja se elas têm essa possibilidade e como funcionam. Algumas faculdades oferecem alguns descontos menores que podem ser negociados e outras a possibilidade de realizar uma prova para ver quantos porcentos você consegue.

Saiba mais sobre o ProUni

Você já ouviu falar do ProUni (Programa Universidade para Todos)? O Governo Federal criou esse programa como parte do Ministério da Educação em 2004 para garantir um acesso mais inclusivo à educação dos jovens. Para conseguir acesso a essa iniciativa é preciso que o estudante não tenha ainda nenhuma graduação em ensino superior. Assim, oferecem bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Além desse fator citado acima, existem algumas condições que o candidato deve cumprir ante de solicitar o ProUni, confira a seguir quais são elas:

  • Os candidatos devem ter participado do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) do ano anterior com nota mínima de 450 pontos nas provas e nota de redação maior que zero; 
  • Para se inscrever, é necessário ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Isso garante uma bolsa de 100% do valor do curso nas Universidades que aderiram ao programa.

Como funciona o FIES para Engenharia Ambiental

Além do ProUni, existe outro programa do Governo Federal que permite que os estudantes tenham um acesso melhor à educação, neste caso é através do FIES (Financiamento ao Estudante de Ensino Superior). O FIES permite que o estudante só realize o pagamento do seu curso após a conclusão da sua graduação. Ou seja, você passa o período da formação sem pagar pelo curso.

Assim como no ProUni, para conseguir fazer parte do FIES também é necessário que você preencha alguns requisitos do programa. Confira a seguir quais são eles e veja se você se aplica em todos que são solicitados:

  • Esse benefício só é válido para graduações na modalidade presencial;
  • O aluno deve ter feito a última prova do ENEM, obtendo no mínimo 450 pontos em cada área de prova e tenha nota maior que zero na redação;
  • Também é necessário a comprovação da renda para a concessão do benefício.
CTA EngenhariaAmbiental

Apadrinhe um aluno com a Ampli

Por fim, mas não menos importante, a Ampli disponibiliza de um programa com um aspecto social muito interessante: o “Apadrinhe um Aluno”. Essa iniciativa visa oferecer educação para aqueles que não dispõem de muitas condições financeiras. Dessa forma, é por meio das doações realizadas no programa que é oferecido a quem mais precisa a possibilidade de uma graduação.

Com isso, garantindo o desenvolvimento de profissionais diferenciados e preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Para fazer parte deste programa basta entrar no site da iniciativa e escolher o valor de doação que você deseja fazer. Em seguida, as ONGs Parceiras orientaram os jovens a serem apadrinhados. Com isso, a Ampli inicia todo o processo de liberação da matrícula da graduação para estes jovens.

Transforme o seu sonho de cursar Engenharia Ambiental em realidade com a Ampli!

Se o seu sonho é cursar Engenharia Ambiental, mas você achava que as suas oportunidades estavam limitadas de alguma forma, você viu que é possível estudar onde você quiser, não é mesmo? E que tal conhecer mais sobre a Ampli acessando a sua página e conferindo as mensalidades super acessíveis que ela oferece? 

O que achou deste conteúdo? Gostou de saber sobre as oportunidades que existem para você estudar de graça e com descontos incríveis? Então não deixe de conferir mais conteúdos no Blog da Ampli que te explica tudo sobre o mundo da graduação de todos os cursos que você imaginar!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo