Quantos anos leva para se formar em Engenharia Elétrica?

Antes de tomar a decisão final de ingressar em um curso superior, é essencial estar a par de todas as informações relevantes a respeito do curso e da instituição. Dados como as disciplinas ofertadas, como se organizam em períodos, quantos anos são necessários para a conclusão etc.

Hoje nosso artigo foca em trazer todas essas informações sobre o curso de Engenharia Elétrica. Com certeza ao final, você estará mais perto de definir se este curso está alinhado com seus objetivos.

Confira agora:

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Elétrica na Ampli?

A graduação de Bacharelado EAD em Engenharia Elétrica da Ampli pode ser concluída em mais ou menos 4 anos. Este número pode variar em decorrência de alguma retenção ou pendência do aluno. Possui 3900 horas de carga horária total, dividida em oito semestres.

Veja a duração do curso de Engenharia Elétrica por semestre na Ampli!

  • 1º semestre: 487,5 horas
  • 2º semestre: 487,5 horas
  • 3º semestre: 487,5 horas
  • 4º semestre: 487,5 horas
  • 5º semestre: 487,5 horas
  • 6º semestre: 487,5 horas
  • 7º semestre: 487,5 horas
  • 8º semestre: 487,5 horas

Este número de horas corresponde a 3900 horas no total, 690 horas destinadas a atividades práticas, 2790 às atividades teóricas, 160 horas às complementares, 60 horas ao projeto de TCC e as últimas 200 horas ao estágio obrigatório.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Em termos de curso superior, existem diversos fatores que podem influenciar no tempo de duração da graduação. Exemplos são o tipo de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), o uso de créditos de uma graduação concluída anteriormente e o estágio curricular obrigatório.

Abaixo, elencamos outros exemplos e no que consistem:

Desempenho acadêmico do aluno

O desempenho acadêmico do aluno é um dos principais fatores que influenciam a duração do curso superior, cabendo ao estudante obter uma boa performance em provas e atividades para evitar a reprovação em disciplinas e, consequentemente, na necessidade de DPs.

Dependência de disciplinas (DPs)

A dependência de disciplinas acontece quando o aluno é reprovado em uma das matérias e, logo, precisará refazê-la em algum momento do curso, não necessariamente no semestre subsequente. Caso haja um bom número de DPs, por exemplo, isto pode representar um atraso na conclusão da graduação.

Trabalho de Conclusão de Curso

O trabalho de conclusão de curso é um requerimento obrigatório a ser realizado ao fim da graduação, podendo vir sob a forma de uma monografia ou um projeto, por exemplo.

É um fato que influencia muito na duração da graduação porque, a depender da complexidade do tema ou estrutura de trabalho escolhidos, o estudante pode necessitar de mais ou menos tempo para finalizá-lo.

Realize o sonho da Faculdade com a ajuda da Ampli! 

O Bacharelado EAD em Engenharia Elétrica da Ampli é a opção ideal para você que deseja ingressar em um curso superior de qualidade e ao mesmo tempo flexível. Nosso modelo de ensino confere aos estudantes a autonomia de que precisam para ajustar a grade curricular de acordo com as próprias necessidades. 

Para tanto, oferecemos plataformas virtuais intuitivas e aulas interativas que podem ser assistidas online e offline. O ensino a distância não significa que não poderá trocar com professores e outros alunos; a conexão por meio da internet funciona muito bem da mesma forma.

Nosso objetivo é garantir um acesso mais democrático à educação com o custo-benefício tão valorizado e sem abrir mão da capacitação que o mercado de trabalho verdadeiramente precisa.
Inscreva-se no vestibular online da Ampli e descubra mais benefícios fornecidos pela nossa instituição.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo