Engenharia Mecânica: quantos anos dura o curso?

Para ter certeza de que um curso superior e uma instituição de ensino específica é a mais adequada para seus objetivos e necessidades, a melhor atitude a se tomar é reunir o máximo possível de informações a respeito dela.

Algumas das informações vêm sob a forma das perguntas: quantos anos serão precisos para concluir a graduação? Como a carga horária é dividida entre os semestres e atividades? Hoje, nosso artigo está focado em sanar tais dúvidas. 

Confira agora:

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Mecânica na Ampli?

A graduação de Bacharelado EAD em Engenharia Mecânica da Ampli pode ser concluída em mais ou menos 4 anos. Este número pode variar em decorrência de alguma retenção ou pendência do aluno. Possui 3900 horas de carga horária total, dividida em oito semestres.

Veja a duração do curso de Engenharia Mecânica por semestre na Ampli!

  • 1º semestre: 487,5 horas
  • 2º semestre: 487,5 horas
  • 3º semestre: 487,5 horas
  • 4º semestre: 487,5 horas
  • 5º semestre: 487,5 horas
  • 6º semestre: 487,5 horas
  • 7º semestre: 487,5 horas
  • 8º semestre: 487,5 horas

Este número de horas corresponde a 3900 horas no total, 830 horas destinadas a atividades práticas, 2650 às atividades teóricas, 160 horas às complementares, 60 horas ao projeto de TCC e as 200 horas restantes ao estágio obrigatório.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Quando falamos sobre curso superior, existem alguns fatores que podem influenciar no tempo de duração da graduação.

Exemplos são o tipo de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), o uso de créditos de outras graduações concluídas anteriormente e a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.

Abaixo, elencamos outros exemplos e no que consistem:

Desempenho acadêmico

O desempenho acadêmico do aluno é um dos maiores fatores que podem influenciar no tempo de conclusão de um curso. Caso o aluno apresente muitas faltas ou tenha uma performance indesejada em muitas disciplinas, isto pode resultar em reprovações de disciplinas e consequentemente em DPs ao longo dos períodos.

Dependência de disciplinas (DPs)

A dependência de disciplinas acontece quando o aluno é reprovado em uma das matérias e, logo, precisará refazê-la em algum momento do curso, não necessariamente no semestre subsequente. Caso haja um bom número de DPs, por exemplo, isto pode representar um atraso na conclusão da graduação.

Estágio curricular obrigatório

Nos últimos três semestres da graduação na Ampli, deve ser realizado o estágio curricular obrigatório em algum segmento relacionado ao curso. Esta atividade é essencial pois assim os alunos podem usufruir da vivência prática na futura profissão bem como exercitar a aplicação das práticas pedagógicas aprendidas durante o curso superior.

A Ampli te ajuda a realizar o sonho da Faculdade! 

O Bacharelado EAD em Engenharia Mecânica da Ampli pode ser a opção ideal para você se capacitar e se preparar para o mercado de trabalho. Nossa instituição é pensada para atender as suas necessidades profissionais.

Com a nossa plataforma inovadora de ensino, você tem muito mais liberdade e autonomia para montar seus horários de estudo e pode assistir às aulas de qualquer lugar, online ou baixando para assistir depois, tudo isso por uma mensalidade fixa que cabe no seu bolso.

Inscreva-se no vestibular online da Ampli e descubra mais benefícios fornecidos pela nossa instituição.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo