Especialização em Radiologia: saiba como funciona essa pós-graduação!

A Radiologia é uma área responsável por realizar diagnósticos por imagem em hospitais e clínicas. No dia a dia, os profissionais operam diferentes tipos de equipamentos e ajudam a equipe médica a detectar doenças, acompanhando os pacientes durante a realização de exames.

Apesar da vasta possibilidade de atuação, é um mercado de trabalho concorrido. Nesse caso, entra a importância de fazer uma especialização em Radiologia. Muitos profissionais concluem a graduação ano após ano, e você não pode ficar para trás! Com a pós-graduação, é possível valorizar o currículo profissional e ter mais chance de disputar cargos importantes em clínicas e hospitais.

Se quer saber como funciona a pós-graduação em Radiologia, não perca o post. Boa leitura!

Qual é o objetivo da pós-graduação em Radiologia?

A pós-graduação lato sensu em Radiologia possibilita que os profissionais do ramo desenvolvam habilidades fundamentais para atuar em áreas específicas. Durante essa especialização, o graduando aprofunda os conhecimentos práticos e teóricos para que aprendam a lidar com as várias situações do mercado de trabalho.

Qualquer pessoa que tenha concluído a faculdade de Radiologia e queira aprofundar os conhecimentos na área pode cursar essa pós-graduação. Você entrará em contato com matérias específicas da especialização que escolheu e, ao final, deve cumprir a carga horária exigida pelo curso, recebendo o certificado de especialista.

Algumas disciplinas vistas durante a pós em Radiologia são:

  • Mamografia e Densitometria Óssea;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Proteção Radiológica;
  • Exames Radiológicos em Contraste;
  • Dosimetria das Radiações;
  • Legislação em Radiologia.

Quais são as principais opções de especialização em Radiologia?

Quem decide fazer uma especialização em Radiologia encontrará várias opções disponíveis para melhorar o currículo e alavancar a carreira. Veja as principais alternativas!

Imaginologia e Radiologia Odontológica

Essa pós é destinada ao profissional de Odontologia, como o cirurgião dentista. Durante a especialização, você aprenderá sobre as várias técnicas para descrever e interpretar radiografias e outros exames que proporcionam precisão no tratamento odontológico.

Imaginologia e Enfermagem em Radiologia

Nesse curso, o estudante é preparado para ajudar os médicos na realização de diferentes tipos de exames de imagem e para identificar possíveis doenças.

Radiologia Veterinária

Esse curso de especialização é destinado à realização de exames de imagem em diferentes espécies de animais. Os profissionais são preparados para identificar possíveis doenças e ajudar no tratamento.

Radiologia Forense

Essa pós-graduação está relacionada à área criminal. O aluno é preparado para atuar juntamente com a justiça e a perícia na resolução de crimes. Esses profissionais podem ajudar a identificar corpos e analisar a causa de mortes.

Qual a duração da especialização em Diagnóstico por Imagem?

A especialização em Radiologia tem duração variável de acordo com o tipo de curso que você escolhe. De modo geral, é mais objetivo e curto, tendo como foco a expansão de habilidades de quem já atua na área.

Na Ampli, os cursos de pós-graduação lato sensu possibilitam que você se forme em menos de um ano — maravilha, não é mesmo? Assim, é uma ótima alternativa para quem deseja utilizar os conhecimentos adquiridos na especialização para atuar no mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso?

Se você já decidiu que quer fazer uma pós-graduação em Radiologia, deve estar curioso para saber como consultar os valores do curso, não é mesmo? Afinal, com essa informação em mãos, é possível se preparar financeiramente.

É importante ressaltar que a especialização pode ter preços diferentes, de acordo com a instituição de ensino escolhida para estudar. Dependendo da região do país ou da modalidade, os valores também podem variar.

O jeito mais fácil de fazer essa consulta é visitando o site da faculdade. Vá na página oficial do curso, pois lá estarão todas as informações sobre a pós-graduação, inclusive o preço das mensalidades.

Como se matricular no curso?

Se você quer se matricular no curso de especialização em Radiologia, saiba que pode iniciar o processo ainda hoje! Ao escolher uma instituição de excelência, é possível se inscrever de forma gratuita e totalmente online.

Todo o processo de envio de documentos, matrícula, cadastro e outras etapas pode ser realizado pelo celular ou computador — muito prático, concorda? Veja o passo a passo!

Realize a inscrição

No site da Ampli, é necessário preencher uma ficha de inscrição com algumas informações de contato e pessoais. Também é necessário optar pelo curso de especialização.

Faça a matrícula

Ao concluir a inscrição, o processo de matrícula também é feito online, no site da Ampli. Ele apresenta três passos:

  • preencher os dados complementares, como estado civil, endereço e RG;
  • aceitar os termos de contrato;
  • optar pela forma de pagamento para a mensalidade.

Envie a documentação necessária

A última etapa do processo de matrícula consiste em enviar fotos dos seguintes documentos: Certificado de Conclusão do Ensino Superior, CPF e RG. Caso tenha perdido alguma dessas documentações, não se preocupe! Você tem até 3 meses após a confirmação da matrícula para enviá-las pelo site, ok?

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

O MBA em Radiologia é oferecido, de forma geral no mercado, nos dois formatos de ensino mais comuns: presencial e EAD. Contudo, a disponibilidade depende da instituição de ensino. A seguir, você vai conferir as diferenças entre eles. Veja!

Presencial

A especialização presencial é o tipo mais comum, em que o aluno deve comparecer ao polo de ensino durante os dias da semana para assistir às aulas e fazer provas. Embora essa modalidade ofereça acesso à infraestrutura física da instituição, com salas e bibliotecas, a falta de flexibilidade com os horários pode dificultar o deslocamento do estudante.

EAD

Na pós-graduação em Radiologia EAD, a carga horária é cumprida online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por ser uma opção 100% a distância, você não precisa gastar com transporte e alimentação na rua. Assim, é uma das principais vantagens do EAD que tornam esse formato muito atrativo para os graduandos.

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona uma especialização em Radiologia, o próximo passo é investir na sua formação. Por isso, estude na Ampli e tenha acesso a um ensino de excelência!

Não perca mais tempo e estude em uma instituição de ensino qualificada. Inscreva-se no vestibular online da Ampli e saia na frente!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo