faculdade de matemática

Faculdade de Matemática: saiba tudo sobre esse curso!

Se você tem um gosto especial pela Matemática desde o Ensino Médio e está pensando em seguir carreira na área, provavelmente tem algumas dúvidas sobre como funciona o curso superior de Matemática. Para ajudar você, trouxemos aqui as principais informações sobre essa faculdade e o que você vai estudar.

Aqui, o nosso foco é explicar tudo sobre o curso de Licenciatura em Matemática, desde o objetivo, duração e grade curricular até questões como preço da mensalidade, formas de ingresso, matrícula e muito mais. Confira e tire suas dúvidas sobre essa graduação!

Qual é o objetivo da graduação em Matemática?

O curso de Matemática tem alguns objetivos. O principal deles é formar profissionais aptos para usar a lógica na formulação de teorias, criar fórmulas, desenvolver interpretações sobre cálculos matemáticos e resolver problemas com a aplicação de cálculos.

O curso pode ser oferecido tanto no formato de Licenciatura quanto Bacharelado. No caso da Licenciatura, a graduação tem outro objetivo específico, que é formar profissionais para atuar no ensino de conceitos, fórmulas e dilemas clássicos da matemática para turmas de alunos no Ensino Fundamental e Médio.

A grade curricular de Licenciatura tem matérias relacionadas a práticas pedagógicas, didática e métodos de ensino da Matemática na educação básica.

Mesmo com o curso de Licenciatura em Matemática, o profissional pode usar sua base de conhecimento nas ciências exatas para atuar em outros campos de atuação. Embora o trabalho como professor de Matemática seja o mais comum, isso também é possível.

Algumas áreas em que um matemático pode ser bastante útil são Economia, Administração e Ciência de Dados. O graduado em Matemática também pode atuar na produção de material didático para as diversas etapas da educação básica.

Quais são as principais matérias do curso?

Ao entrar no curso de Matemática, a primeira coisa que você já pode esperar é estudar cálculos, raciocínio lógico, geometria e outros temas da Matemática pura. Mas não para por aí.

Por ser uma graduação de Licenciatura (não bacharelado ou tecnólogo), o curso tem uma grade curricular que equilibra matérias voltadas para os métodos de ensino de Matemática nas escolas e matérias com assuntos específicos da área.

Na Ampli, a grade curricular de Matemática está organizada em 5 semestres. Confira as matérias que estão presentes em cada um deles.

1° semestre

  • Educação Inclusiva;
  • Libras — Língua Brasileira de Sinais;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • Educação e Diversidade;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Educação e Tecnologias;
  • Políticas Públicas da Educação Básica;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

2° semestre

  • Didática;
  • Fundamentos da Educação;
  • Metodologia Científica;
  • História da Matemática;
  • Geometria Plana;
  • Geometria Analítica;
  • Elementos da Matemática I;
  • Geometria Espacial.

3° semestre

  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Álgebra Linear e Vetorial;
  • Elementos da Matemática II;
  • Metodologia do Ensino da Matemática;
  • Cálculo Diferencial e Integral II;
  • Gestão Educacional;
  • Estruturas Algébricas.

4° semestre

  • Fundamentos de Física I;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Cálculo Diferencial e Integral III;
  • Análise Matemática;
  • Fundamentos de Física II;
  • Algoritmos e Técnicas de Programação;
  • Estágio Curricular Obrigatório I: Ensino Fundamental II.

5° semestre

  • Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional;
  • Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio;
  • Práticas Pedagógicas: Identidade Docente;
  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem;
  • Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula;
  • Práticas Pedagógicas em Matemática: Olhar Lógico-Matemático para o Cotidiano;
  • Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas.

Perceba que o último semestre inteiro é dedicado às matérias voltadas para o ensino da Matemática nas escolas. Nesse momento, o aluno pode colocar em prática o que você aprendeu nos outros semestres e absorver as práticas pedagógicas essenciais para atuar na sala de aula.

Qual é a duração do curso?

Na Ampli, o curso de Licenciatura em Matemática tem duração de 2 anos e 6 meses. Parece um tempo curto? É porque a grade curricular da Ampli foca mais na parte prática! As matérias são pensadas para reunir as técnicas e as habilidades necessárias para o profissional nas suas áreas de atuação.

Quais habilidades são desenvolvidas no curso?

Espera-se que um professor saia do curso de Matemática com algumas habilidades importantes para atuar no ensino básico. Apresentamos as principais a seguir.

Conhecimento sólido em Matemática

Um professor de matemática bem-sucedido tem um amplo conhecimento daquilo que está ensinando para os alunos. Ao longo da graduação em Matemática, você terá a chance de desenvolver conhecimentos para além do básico em assuntos como álgebra, geometria, estatística e cálculo.

Esses conhecimentos permitem que o professor explique com confiança conceitos, fórmulas e análises para os seus alunos.

Um bom professor de Matemática não está constantemente consultando as respostas na parte de trás do livro ou não tem respostas sobre o básico para ajudar os alunos a resolver problemas. Desenvolver uma base sólida na área é o que permite ter mais confiança e credibilidade para ajudar os alunos e ensinar o que eles precisam saber.

Estratégias de ensino

Os alunos aprendem de maneiras diferentes, e um bom professor de Matemática entende isso. Ao longo do curso superior, você entrará em contato com as melhores práticas em educação da Matemática para incorporar cada uma delas regularmente em suas aulas.

Durante a graduação, você também entenderá que pode haver várias maneiras de resolver problemas. Muitas estratégias alternativas de ensino ajudam os alunos com dificuldades a compreender conceitos difíceis. Você aprenderá que seus planos de aula envolvem os alunos e os ajudam a se sentir confiantes em suas habilidades matemáticas.

Uma abordagem personalizada

Um professor de matemática talentoso não adota a justificativa “porque sim” para dúvidas de alunos ou desempenha a figura do sabe-tudo. No curso superior, você aprenderá o contrário disso.

A licenciatura em Matemática ajudará você a se tornar um facilitador da aprendizagem na sala de aula, fornecendo aos alunos as ferramentas para lidar com problemas e incentivando-os a fazer a resolução por conta própria.

Quando os alunos respondem a um problema incorretamente, o bom professor deve incentivar a turma a descobrir onde ocorreu o erro e a continuar trabalhando no problema até obter a resposta correta, fornecendo apoio e orientação quando necessário.

Liderança em sala de aula

Um professor de matemática habilidoso é visto como um líder em sua sala de aula e na escola. Seus alunos o respeitam, não apenas por seu conhecimento na área de Matemática, mas por sua atitude e ações de modo geral.

Nas matérias do curso superior voltadas para as práticas pedagógicas, é isso que você aprenderá. Utilize o período de estágio para treinar habilidades, como: ter controle sobre a sala de aula e estabelecer regras claras e expectativas para os alunos seguirem.

Cuidado e preocupação

Como qualquer professor experiente sabe, o ensino se concentra menos no conteúdo que está sendo ensinado do que nos alunos. Um bom professor de matemática deve se preocupar com a turma.

Nesse sentido, as matérias do curso de Matemática voltadas para as técnicas de ensino ajudam a reconhecer quando um aluno está tendo um dia ruim ou precisa de algum incentivo para se concentrar novamente no material.

Um professor de Matemática comprometido oferece aos alunos uma segunda chance quando necessário e tira um tempo de sua própria agenda para ajudar os alunos a recuperar o atraso.

Como verificar as condições de pagamento do curso?

Agora, vamos falar diretamente sobre o preço do curso de Matemática. É possível encontrar um valor diferente para essa graduação de acordo com alguns fatores, como tamanho da faculdade, região do país e modalidade de ensino — cursos na modalidade EAD tendem a oferecer mensalidades mais acessíveis do que cursos presenciais.

O interessante é sempre buscar o melhor custo-benefício, ou seja, pesar as vantagens oferecidas pela faculdade em relação ao preço da mensalidade no seu bolso. É importante não deixar de considerar esse ponto na busca por uma boa faculdade se você quer uma formação de qualidade, mas não quer pagar valores abusivos.

Quais são as principais formas de ingresso no curso de Matemática?

São duas as formas de ingresso comuns hoje em dia para ingressar no curso de Matemática: vestibular e nota do Enem. Veja como elas funcionam!

Prova de vestibular

O vestibular da faculdade pode ser presencial ou online. No formato presencial, o estudante comparece no dia ao local de prova determinado pela faculdade.

Já no vestibular online, a prova é aplicada inteiramente no formato digital, e o aluno não precisa sair de casa para participar. Nesse caso, você pode agendar o dia e horário de prova conforme o melhor horário na sua rotina.

A prova costuma ser a mesma aplicada no formato presencial e online. Mas podemos dizer que você tem mais chances de conseguir a aprovação no formato digital, devido à possibilidade de fazer a prova no conforto de casa e por escolher o melhor dia para você.

Nota do Enem

A pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é outra forma comum de entrar no ensino superior. A maioria das faculdades particulares aceita a nota do Exame como forma de o estudante entrar direto no curso sem precisar fazer a prova do vestibular.

Como se matricular no curso?

Apenas três passos distanciam você da matrícula no curso de Matemática da Ampli.

1. Faça sua inscrição

Para começar, basta clicar em Experimente de graça no site da Ampli para preencher a ficha de inscrição com algumas informações pessoais e de contato.

2. Participe da matrícula

Depois da inscrição, a matrícula também é online na Ampli. São três passos:

  1. preencher dados complementares como RG, endereço, estado civil etc.;
  2. aceitar os termos do contrato;
  3. escolher a forma de pagamento para as mensalidades.

Ao definir o método de pagamento, a sua matrícula no curso estará efetuada e as suas aulas já se iniciam na segunda-feira seguinte!

3. Envie os documentos necessários

Na etapa final do processo, você precisará enviar fotos dos seguintes documentos pessoais: RG ou CNH, CPF e Certificado de conclusão do Ensino Superior.

Caso você tenha perdido ou não tenha acesso fácil a algum desses documentos, não tem problema! Você terá até 3 meses após a confirmação de sua matrícula para enviá-los na plataforma, ok?

Quais as modalidades em que o curso está disponível?

É possível encontrar o curso de Matemática nas três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e EAD (Ensino a Distância). Conheça um pouco sobre cada uma!

Presencial

Pouca flexibilidade! Embora a modalidade presencial permita que o aluno tenha acesso à sala de aula e a toda infraestrutura física da faculdade, as aulas seguem um ritmo diário, com horário e dia pré-determinados.

Semipresencial

Flexibilidade mediana! No semipresencial, o estudante consegue ir poucas vezes na semana ao campus da faculdade e cumprir parte da carga horária do curso no formato a distância, o que ajuda a conciliar os estudos com outros compromissos do dia a dia.

100% EAD

Total flexibilidade! No EAD, o curso superior é feito inteiramente online — essa é a principal diferença entre o EAD e semipresencial.

No formato a distância, você pode organizar seus horários para assistir às aulas e realizar as atividades e as avaliações do curso. É a opção para quem busca muita flexibilidade para fazer a graduação.

Quais são os diferencias do curso de Matemática na Ampli?

Será que vale a pena estudar na Ampli? Ao se matricular em nossa faculdade, você tem vantagens exclusivas. Confira logo abaixo!

Primeiro mês grátis na Ampli

Não precisa pagar nada no primeiro mês estudando na Ampli. A mensalidade começa a ser cobrada apenas a partir do segundo mês. E se você decidir cancelar a matrícula dentro do primeiro mês, pode fazer isso sem prejuízo financeiro.

Curta duração

Forme-se em 2 anos e 4 meses! Como vimos, esse e é o tempo de duração do curso de Matemática na Ampli. Em nossa plataforma online de aprendizado, você ainda pode diminuir o tempo de formação, assistindo às aulas e cumprindo as atividades do curso em um ritmo mais acelerado.

A plataforma online da Ampli fica disponível 24 horas, 7 dias por semana. Então, você pode organizar seus horários para estudar na hora que bem entender.

Valor único da mensalidade

A mensalidade da Ampli é a mesma para todos os cursos de graduação. Os valores são fixos e não passam por reajustes absurdos — não precisa se preocupar, ok?

Aula EAD pelo celular

O aluno da Ampli pode usar o aplicativo da nossa faculdade no celular para estudar de onde quiser. E nem sempre você vai precisar de internet. Pelo aplicativo, você pode baixar as aulas e assistir quando ficar offline. Essa é mais uma das vantagens do EAD!

Comece já: faça sua inscrição!

Agora que você já conhece melhor o curso de Matemática, pode decidir se é isso mesmo que deseja para sua carreira profissional! Se já tomou sua decisão, a licenciatura pode preparar você para uma carreira promissora na área de ensino.

Você que tem interesse em construir uma carreira na Matemática já pode se inscrever de graça e online no curso da Ampli. Comece sua vida profissional na graduação EAD!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo