Faculdade EAD x Presencial: quais são as diferenças?

qual a diferença entre faculdade presencial e ead

Quando pensamos em ingressar em um curso superior, podemos optar por assistir aulas presenciais ou a distância. E, independente da modalidade escolhida, ambas as formas de graduação são equivalentes. Ou seja: o conteúdo que é ensinado na formato EAD é o mesmo do formato presencial.

O diploma também tem a mesma validade, de acordo com o Ministério da Educação. Inclusive, essa é uma dúvida frequente entre quem quer começar a fazer um curso superior e está pensando sobre qual modalidade escolher. O importante nessa história toda, é verificar se a instituição de ensino é autorizada, credenciada e reconhecida pelo MEC para oferecer o ensino a distância. 

Mas afinal, qual a diferença entre faculdade EAD x presencial? No post de hoje vamos conhecer as diferenças mais de perto.

Índice

  1. Faculdade Presencial
  2. Faculdade EAD
  3. Como escolher entre faculdade presencial ou EAD?

 

1. Faculdade Presencial

A faculdade presencial é a forma mais tradicional de estudo e existe em todos os níveis educacionais, do jardim de infância até a pós-graduação

Em relação ao ensino superior, há alguns cursos que precisam ser presenciais, nem que seja apenas para algumas aulas práticas e de laboratório. Cursos como Medicina, Psicologia, Direito e Engenharia, por exemplo, oferecem conteúdos cuja interação e presença do aluno são indispensáveis. 

As aulas presenciais têm horário para acontecer e o aluno se desloca até a instituição. Assim, ele tem contato direto com professores e outros alunos, o que permite uma interação maior. Mas, para alguns alunos, o trajeto é dificultado pela distância ou trânsito, o que faz com que nem sempre dê para chegar no horário. 

2. Faculdade EAD

A modalidade EAD surgiu aos poucos, carregando uma certa desconfiança no início. Afinal, como aulas em vídeo e materiais lidos no computador podem substituir a aula presencial? Mas, a verdade é que substituem, sim, e com a mesma eficácia. 

De forma geral, as aulas são gravadas, mas há também casos de aulas ao vivo. A vantagem das aulas gravadas é que o aluno pode assisti-las quando puderem, de qualquer lugar. Hoje, com os celulares, isso ficou ainda mais viável. Além dos materiais regulares, há conteúdos complementares, como atividades de fixação e material de apoio, para reforçar o estudo.

No mais, as exigências são as mesmas. Realizar exercícios, entregar trabalhos, fazer provas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), tudo da mesma forma. Até porque é um curso superior, que possui alguns requisitos para que o aluno possa se formar.

As instituições devem ter polos de apoio EAD, espaços onde os alunos podem ter o auxílio de tutores, acessar  bibliotecas, realizar provas e até fazer as aulas, caso não disponham de equipamentos em casa. 

O ensino a distância surgiu para tornar o acesso à educação mais amplo. As mensalidades costumam ser menores e, como as aulas já estão gravadas, o aluno pode estudar no seu ritmo, dentro do seu tempo disponível.

3. Como escolher entre faculdade presencial ou EAD?

Ambas são ótimas opções de graduação, não diferem conteúdos e oferecem o mesmo grau de dificuldade. O que vai contar no momento da escolha, é o que é mais interessante para o aluno em termos de ambiente escolar e tempo disponível.

O curso presencial é mais adequado para quem prefere interagir com os colegas de sala e conversar com o professor. O ambiente universitário é bastante rico em experiências, tanto na convivência com os outros alunos quanto nas aulas em si. Por outro lado, a exigência das atividades extraclasse existe e deve ser cumprida. Afinal, leitura de capítulos de livros, pesquisas e trabalhos contam pontos não somente na avaliação, mas também no aprendizado.

Mas, se a distância até a instituição for grande, o trânsito denso e os horários apertados, vale a pena investir em uma faculdade EAD. Assim, dá para conciliar os compromissos sem comprometer nenhum. É importante prestar atenção a alguns detalhes para que o curso seja bem aproveitado e você tenha um bom desempenho.

Se você avaliou seu momento de vida e entendeu que o EAD é a melhor opção para você, você precisa ter em mente alguns pontos. O ensino a distância exige muita autonomia e automotivação para que os estudos sejam consistentes. É muito importante definir uma rotina de estudos no EAD para melhorar a sua adaptação. Para te ajudar nessa, separamos 3 dicas para você avaliar e seguir:

3.1 Veja seu tempo disponível

Este é um dos primeiros pontos a serem verificados. Quanto tempo por semana você terá para estudar? Faça um planejamento semanal com os horários livres e encaixe suas aulas. E mantenha o foco. Procure algum lugar mais tranquilo e assista às aulas, ou leia o material. Da mesma forma, encontre um tempo para realizar os exercícios pedidos. 

3.2 Tenha disciplina

As aulas EAD devem ter a mesma dedicação das presenciais. Assim, se você marcou que aquele horário é para estudar, siga à risca e cumpra o planejamento. Isso é fundamental, até para evitar acúmulo de conteúdos ao final do período. Isso ajuda a assimilar melhor o conteúdo.

Veja também: Música para ajudar a estudar e relaxar.

Se é o seu caso, procure escolher uma área de atuação com a qual você tenha afinidade. É uma boa oportunidade para conhecer outras realidades, e voltar ao mercado de trabalho com uma experiência única.

3.3 Utilize mais a tecnologia

Os cursos EAD só existem porque a tecnologia hoje permite. Assim, com acesso à internet de casa ou do celular, fica muito mais fácil estudar. Mas, para utilizá-la na sua potencialidade, é muito bom já começar a se familiarizar com ela. A educação a distância das instituições é feita em um ambiente virtual de aprendizagem, que é como se fosse seu conteúdo de aulas itinerante. Você tem acesso por meio de um login e senha e lá estão todas as suas atividades que precisam ser concluídas. É a tecnologia trabalhando a seu favor.

CTA cursos de graduacao ead ampli

Contudo, isso não impede que os colegas de sala não se reúnam pessoalmente para trocar informações, por exemplo. Se isso for possível, é bastante enriquecedor. Além, claro, de promover encontros de descontração. Isso também faz parte do ambiente universitário! No fim, o aprendizado será eficaz, positivo e uma experiência inesquecível.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo