Quais as melhores faculdades de Engenharia Ambiental? Onde fazer essa graduação

Todo mundo sabe o quão importante é o momento de transição do período do colegial ao mundo universitário. É comum ver muitos estudantes se sentindo pressionados, não só por eles mesmo como pelos familiares como um todo. No entanto, é de extrema importância dar o espaço necessário para que esse jovem se sinta confortável para escolher qual universidade sonha em estudar.

Afinal, escolher o curso que deseja fazer é tão importante quanto escolher qual a universidade que o estudante deseja. Tudo bem, é verdade que sempre dizemos que quem faz a faculdade é o aluno, mas às vezes ele tem um sonho com alguma universidade e você nem sabe. E você, tem o sonho de cursar Engenharia Ambiental na melhor faculdade do Brasil?

Ranking das 11 melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil

Se você quer ser o melhor, buscar a melhor referência de universidade é uma boa escolha. Por isso, vamos te, segundo dados da RUF (Ranking Universitários Folha). O ranking de cursos do RUF é uma avaliação anual de 40 graduações de universidades e faculdades com maior número de ingressantes no país.

No entanto, antes de mostrar as 11 melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil, para você entender melhor, vamos te apresentar quais são os dois critérios utilizados por eles (Ensino e Mercado). Confira a seguir quais são eles e alguns detalhes:

  • Ensino: dentro desse critério, é avaliado a opinião dos docentes feito pelo Datafolha, observa também o percentual de professores com mestrado e doutorado, além da nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
  • Mercado: já neste critério é observado a opinião dos empregadores quando o assunto é contratação, se há alguma preferência ou especificação.

Sendo assim, agora que você já entendeu a base de como esse ranking é feito, é possível listar quais são as 11 melhores universidades de Engenharia Ambiental do Brasil. Confira a seguir quais são elas:

  • USP (Universidade de São Paulo)
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  • UNICAMP (Universidade de Campinas)
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • UNESP (Universidade Estadual Paulista)
  • UFC (Universidade Federal do Ceará)
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná)
  • UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Claramente conseguimos enxergar o maior destaque para as universidades públicas nesse ranking, o que é um bom indicativo na educação do nosso país. No entanto, não podemos deixar de lado que também existem excelentes universidades particulares no Brasil. Por isso, é muito importante que você avalie alguns critérios para saber qual é a melhor universidade para você!

Os critérios que você deve levar em consideração ao escolher a melhor faculdade

Como já mencionado, por mais que o ranking tenha te apresentado as melhores universidades do Brasil, é importante que você leve em consideração os seus critérios e pesquisas para saber qual a melhor. Se você, por acaso, estiver se questionando quais são os critérios que você deve levar em consideração, a seguir temos algumas sugestões para você.

Localização da universidade

Talvez a localização da universidade seja um dos critérios mais importantes para o estudante e sua família, afinal, nem todo mundo tem a independência financeira para morar em uma localidade diferente de seus responsáveis. Por isso, busque os seus critérios de localização.

Além disso, ainda que esse lugar seja longe da casa de seus pais e você vá morar sozinha, é importante que você analise quais são os seus critérios quanto à localização da universidade. É muito importante que você faça alguns questionamentos, como os exemplos a seguir:

“Eu consigo ter um bom acesso a esta faculdade?”

“Existem bons transportes públicos para me levarem até a faculdade?”

“Quanto tempo eu levo de ônibus/metrô/carro para chegar?”

“Se for em outro estado, tenho condições de me manter?”

“O bairro é seguro ou devo ficar mais atento?”

“Quanto eu gasto com alimentação nesta região?”

Com certeza, após se questionar dessa forma, você terá chegado pelo menos a um funil melhor de quais são as suas melhores opções de universidades de Engenharia Ambiental. Além disso, existem alguns outros critérios que são válidos de serem observados e pontuados com sua família.

CTA EngenhariaAmbiental

Quanto eu vou desembolsar para cursar nesta faculdade?

Este é outro critério para as pessoas pensarem antes de tomarem a decisão de cursar Engenharia Ambiental em uma universidade privada, por exemplo. Se não for o seu caso passar em uma universidade pública (seja ela uma das melhores ou não), você vai precisar conversar com o seu responsável financeiro sobre as possibilidades de custear o seu curso.

Ou seja, se você não for financeiramente independente, precisará desta autorização do seu responsável ou buscar por bolsas de estudos ou descontos que tornem esse custo mais viável. Mas também não podemos esquecer que a Ampli sempre oferece excelentes condições e preços que com certeza cabem no seu bolso, viu?

Ter uma boa avaliação do MEC (Ministério da Educação)

Outro fator muito importante que você não pode deixar de lado, é a avaliação do MEC para a universidade que você deseja ingressar em Engenharia Ambiental. Essa avaliação vai te dizer que a universidade está alinhada com os propósitos do Ministério para oferecer excelentes condições para os seus alunos. Por isso, é muito importante que você realize essa busca.

Escolha a melhor!

Por fim, e talvez o mais importante, é mais um lembrete para você entender que a melhor escolha sempre será aquela que faz mais sentido para você, seus desejos e sua realidade. Por isso, nunca se compare e sempre busque ser o melhor naquilo que você quiser fazer.

A Ampli te ajuda a conquistar o sonho do diploma em Engenharia Ambiental!

Você sabia que o seu sonho de cursar Engenharia Ambiental pode estar mais perto do que você imagina? A Ampli é a sua aliada quando o assunto é oferecer o melhor preço e conforto para a sua trajetória. Não perca tempo. Acesse o nosso site e faça a sua inscrição e depois pague as parcelas que cabem no seu bolso!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo