Pós em Gastronomia: conheça 9 áreas para se especializar!

Quem escolhe o curso de Gastronomia tem na cozinha um carinho especial. Mas esse carinho ganha contornos profissionais quando o aluno tem um aprendizado mais técnico, como saber lidar com a higienização dos alimentos, gerenciamento de estabelecimentos, diferentes tipos de culinária e por aí vai, conheça mais sobre pós em gastronomia.

Durante o curso, o estudante provavelmente vai se identificar com uma ou várias áreas de pós-graduação em Gastronomia, podendo ir ainda mais fundo nesse aprendizado ao se especializar em uma dessas áreas. Um especialista tem grande prestígio e pode até se tornar referência no seu ramo de atuação.

Outra vantagem de se fazer uma pós em gastronomia é atualizar os conhecimentos adquiridos na época da faculdade e ficar antenado com o mercado. Veja abaixo alguns cursos de pós-graduação na área.

Especialização em Gastronomia

Gastronomia Contemporânea

Este é para quem quer ficar por dentro das tendências em termos de culinária e gastronomia no mundo. São novas tecnologias, gostos, técnicas e ingredientes que são desenvolvidos e descobertos em outros países e que podem ser aplicados no seu estabelecimento.

É uma pós em gastronomia que complementa a graduação tecnológica, visto que traz as novidades no segmento. E atende também ao gosto cada vez mais sofisticado dos clientes, que têm a oportunidade de conhecer outras culinárias e que desejam ter a chance de apreciá-las mais de perto.

Cozinha Brasileira

Feijoada, pão de queijo, doce de leite, moqueca de peixe, entre outras centenas de pratos brasileiros, quem nunca ouviu falar em pelo menos um deles? Quem gosta da culinária brasileira vai se encantar com a pós em Cozinha Brasileira.

Ela é voltada para quem quer se aprofundar nos nossos ingredientes e técnicas e trazer aquela cozinha tradicional para mais perto. Até para quem pretende abrir um estabelecimento no exterior, o curso é uma boa opção: por que não levar nossos sabores para outros países?

Panificação e Confeitaria

Se sua afinidade é com a arte de fazer pães e doces, essa pós-graduação é ideal para você. Conhecer mais técnicas para se fazer pães de qualidade com alto valor agregado, ingredientes selecionados e processos naturais é um dos aprendizados do curso. 

Veja também: Conheça as diferenças entre culinária e confeitaria.

Na Confeitaria, aprender novos jeitos de lidar com os ingredientes para criar aquele doce inesquecível também entra na grade curricular. Seus pães e doces nunca mais serão os mesmos – e seus clientes vão gostar muito dessa ideia.

Gastronomia Vegetariana e Vegana

Esta é uma tendência mundial: cada vez mais, muitas pessoas deixam de ingerir carne e derivados para se alimentar exclusivamente de vegetais. Mas já vai o tempo que esses alimentos eram considerados menos saborosos e atrativos.

Os gastrólogos especialistas em Gastronomia Vegetariana e Vegana conseguem elaborar saborosos pratos combinando diferentes ingredientes vegetais, incrementados com temperos naturais. Assim, tanto os vegetarianos quanto os especialistas terão certeza que estão se alimentando corretamente, com pratos nutritivos,  respeitando a vida animal.

Gastronomia Hospitalar

Comida de hospital não precisa ser insossa. Embora haja restrições a determinados alimentos e condimentos no auxílio ao tratamento, a Gastronomia Hospitalar traz novas técnicas para elaborar pratos saborosos, nutritivos e que ajudem na recuperação dos pacientes.

Afinal, alimentos que contenham muito sal ou açúcar são proibidos para pacientes com determinadas doenças. Assim, o gastrólogo hospitalar pode pensar em cardápios voltados para eles, com ingredientes nutritivos e saborosos.

Food design

Nos dias de hoje, além do sabor do prato, a apresentação dele também conta pontos. Clientes ‘comem’ com os olhos antes de levar o garfo à boca. Assim, uma especialização em food design mostra o quanto é importante elaborar uma boa apresentação do que é servido.

Essa pós-graduação leva em consideração a experiência afetiva que as pessoas têm com a comida. Dessa forma, um prato feito com um cuidado especial traz mais do que um sabor diferente: mostra o cuidado e respeito que se tem com a comida. Assim, o sabor fica ainda mais inesquecível.

Nutrição voltada à Gastronomia

Aqui o gastrólogo terá aulas sobre alimentos funcionais e nutritivos e de como prepará-los de forma atraente para os clientes. Ele não poderá assinar cardápios especiais, por não ter formação em Nutrição, mas terá mais embasamento para criar pratos levando em consideração as propriedades nutricionais dos alimentos.

Veja também: Gastrônomo ou Gastrólogo? entenda as diferenças.

Entram na lista as habilidades de criar uma análise sensorial dos alimentos: o cheiro dos ingredientes e como eles se combinam fazem toda a diferença no produto final.

Gestão de Restaurantes

Os cursos de MBA formam gestores para atuarem em posições de liderança. Assim, o gastrólogo vai além do chef. Ele gerencia o trabalho do chef, auxiliares, garçons, recepcionistas, maîtres e demais colaboradores ligados ao estabelecimento gastronômico.

Essa formação é particularmente importante no mercado de trabalho em gastronomia, quando se trata de grandes restaurantes ou de uma rede de restaurantes. É necessário escolher bem os fornecedores dos ingredientes, os equipamentos da cozinha e a contratação dos funcionários.

Docência em Gastronomia

Este já é um curso de pós-graduação em nível stricto sensu, que forma mestres e doutores. São eles que lecionam em instituições de nível superior com aulas nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia. O curso traz mais conhecimentos sobre a área, bem como aulas de Didática, que é a arte de ensinar. Além disso, o profissional pode desenvolver projetos de pesquisa para descobrir novas técnicas e estudar mais a fundo alguns ramos da Gastronomia.

CTA cursos de pós-graduação da Ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo