Pós em Logística: conheça 5 áreas para se especializar!

O processo logístico em pós em logística tem a ver com a chegada da matéria-prima e insumos para a fábrica ou o galpão, o gerenciamento do estoque e o envio dos itens para os consumidores finais ou lojas varejistas. Esse processo deve ser bem encaminhado e organizado, pois todo o maquinário opera em sintonia. 

Além disso, o cliente final já sabe quando sua mercadoria vai chegar. Assim, uma vez que o consumidor faz o pedido, ele recebe uma previsão de entrega – e ele espera por isso. Uma empresa que não cumpre com os seus prazos não tem uma boa reputação. E, em tempos de internet, essa informação fica disponível para seus potenciais consumidores.

Dessa forma, para se tornar um profissional ainda mais completo e especializado, vale pensar em fazer cursos de pós-graduação. Além de trazer mais conhecimento, enriquece seu currículo, o que possibilita subir degraus dentro da hierarquia das empresas. Vamos conhecer alguns deles.

Pós em Logística

Especialização em Logística Internacional

As compras feitas em sites fora do Brasil vem crescendo muito e não é de hoje. Com o surgimento de formas mais integradas de transporte e entrega, os consumidores até preferem esperar um pouco mais para ter produtos inovadores. Em muitos casos, o transporte desses itens é feito por navio. Isso barateia bastante o valor do frete (pode até ser gratuito), mas o período de espera aumenta. Sem contar com algumas diferenças de métodos de trabalho entre países. 

Por isso, um especialista em Logística Internacional é tão importante. Ele faz a comunicação entre clientes e fornecedores para solucionar eventuais problemas de entrega. Além disso, conhecer a legislação específica é fundamental para entender os trâmites burocráticos. As disciplinas do curso são Modelos de Gestão e Organização, Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos, Logística Internacional, Direito Tributário, Comércio Internacional e Negócios Internacionais.

pós em logística

Especialização em Docência em Logística

Este curso forma professores para dar aula em instituições de ensino de cursos profissionalizantes, técnicos e superiores. E o curso vem precisando de docentes, visto que é uma área em crescimento. Estes profissionais podem dar aula em faculdades ou universidades em cursos como Logística e Administração, por exemplo. O docente pode lecionar em faculdades EAD ou presencial, dependendo da instituição de ensino.

Na grade curricular estão presentes matérias como Processos Logísticos, Gestão de Frotas, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, além de Formação Docente, Desafio da Educação em Tempos Tecnológicos, e Gestão do Conhecimento.

pós em logística

MBA em Logística e Supply Chain Management

MBA é um tipo de especialização voltada para o campo gerencial. Assim, o profissional que fizer este MBA está habilitado a gerenciar toda a cadeia de suprimentos da empresa, desde a entrada dos insumos até o envio das mercadorias ao cliente. Dessa forma, o especialista acompanha de perto o processo de transporte, dentro e fora do Brasil. Além disso, ele pode encontrar técnicas para melhorar o caminho dos insumos até se transformarem na manufatura final e o seu transporte ao destino. 

Veja também: Mercado de trabalho em Logística.

As matérias que fazem parte do curso são Técnicas de Gerenciamento de Projetos, Transporte e Abastecimento, Processos Logísticos, Logística Internacional, Logística Reversa, e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

CTA pos graduacao logistica suppy chain management ead ampli

MBA em Gestão Operacional e Logística Empresarial

O curso trata com mais profundidade sobre como gerenciar todo o processo logístico dentro da empresa. Neste caso, o profissional já atua dentro desse campo em grandes empresas de manufaturas, alimentícias e até de marketplaces, ou de e-commerce.

Com essa formação, o aluno poderá se candidatar a cargos de gerência nessas organizações, ou até mesmo se capacitar, caso ele já ocupe alguma posição de liderança. Os profissionais que procuram esse curso podem vir da iniciativa privada, como lojas ou fábricas, e até mesmo do setor público, especialmente quando se fala em empresas públicas ou gerenciamento de estoques.

As matérias que fazem parte deste curso são Estratégia Empresarial e Análise Ambiental, Gestão da Produção, Gerenciamento de Transportes, Negócios Internacionais, Comércio Internacional e Logística Internacional, além de Sistemas Empresariais de Gestão.

CTA pos graduacao gestao operacional logistica empresarial ead ampli

MBA em Comércio Exterior

Esta especialização é ideal para quem já atua em empresas que fazem comércio com outros países, ou que atuam em organizações que fazem a intermediação entre o fornecedor e o cliente externo. Com essa formação, o profissional vai desenvolver habilidades de negociação de processos logísticos entre países, bem como ter cuidado com riscos em algumas compras feitas em outras nações.

Um detalhe importante deste curso é o conhecimento do relacionamento do Brasil com outros países. Isso significa conhecer tratados e acordos comerciais internacionais, questões diplomáticas, culturais, financeiras, câmbio (troca de moedas estrangeiras) e legislação internacional. Afinal, ao 

lidar com pessoas de culturas e conhecimentos diferentes, é necessário entender como lidar com essas diferenças para se ter uma boa negociação com parceiros estrangeiros.

O curso tem matérias como Modelos de Gestão e Coordenação, Legislação Trabalhista, Comércio Internacional, Inglês Instrumental, Direito Internacional, Relações Econômicas Internacionais e Gestão da Qualidade.

Uma disciplina em especial chama a atenção. É a Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) do governo brasileiro. Por meio desse sistema, importadores e exportadores preenchem os dados referentes aos itens que serão comprados ou vendidos, e é uma forma de o governo controlar a entrada e saída de produtos no Brasil. Isso evita intermediários e que informações se percam no caminho. Além disso, tudo fica registrado, para a conferência, por parte da Receita Federal e outros órgãos governamentais. Assim, para liberar a entrada ou saída dos produtos, tudo fica mais fácil e organizado.

CTA mba comercio exterior ead ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo