Qual a diferença entre graduação e pós-graduação?

Sabemos que a preparação para o mercado de trabalho passa por um período de estudos. É como se fossem degraus, que vamos subindo conforme concluímos estas fases. Assim, temos a educação básica, o ensino médio, a graduação e a pós-graduação.

Para saber qual a diferença entre graduação e pós-graduação, é preciso ter em mente a ordem de cada etapa de estudos. Para realizar uma graduação, o estudante precisa ter completado o ensino médio para poder ingressar na faculdade. Por sua vez, a pós-graduação é um curso que se faz depois de concluída a graduação. Abaixo, iremos entender com mais detalhes.

O que é a graduação?

Graduação é uma formação superior que é obtida em instituições de ensino como faculdades, centros universitários ou universidades. No final do curso, você recebe um diploma e está habilitado a seguir a carreira que escolheu. Há algumas profissões que exigem uma prova ou um registro para que possam ser exercidas plenamente. É o caso dos advogados (que são aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil), dos engenheiros (que solicitam seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), dos médicos (que vão ao Conselho Regional de Medicina), entre outros.

No Brasil, há três modalidades de curso superior: bacharelado, tecnólogo e licenciatura. O bacharelado é o mais tradicional, com duração de quatro a seis anos. Este abarca áreas do conhecimento de forma mais generalista, como Direito, Medicina, Engenharia, Comunicação Social, Ciências Contábeis, e por aí vai. Uma vez graduado, o aluno pode atuar na área na qual escolheu, e pode se especializar em algum ramo dentro da sua carreira. Por exemplo, um bacharel em Direito pode fazer pós-graduação em Direito Tributário, Civil ou Trabalhista. As especializações são bastante procuradas para posições específicas no mercado de trabalho.

cursos de bacharelado ead da ampli

A licenciatura é outra modalidade de curso superior, e ela forma professores para dar aula nas redes pública e privada de ensino. A duração da licenciatura é de até quatro anos. Abarca, também, alguns campos do conhecimento, como Matemática, Letras, Ciências Biológicas, Geografia e História. Na licenciatura, há matérias comuns entre os cursos, como aulas de Didática, que traz metodologias de ensino, e os estágios supervisionados. Estes trazem o dia a dia da sala de aula para o estudante, que se prepara para o futuro depois de formado.

CTA licenciatura EAD da Ampli

Os cursos tecnólogos são os mais recentes, e atendem a uma demanda do mercado de trabalho. Estes são mais específicos e práticos e sua duração é menor (existem cursos superiores rápidos de 1 ano e meio, em média). Tais cursos são mais focados em áreas particulares dos campos de conhecimento. Assim, há a formação de Gestor de RH, que é um ramo da Administração. O tecnólogo será um profissional de nível superior especializado nesse setor.

CTA cursos tecnólogos ead da ampli

O que é a pós-graduação?

A pós-graduação também é uma formação de nível superior, mas que ocorre após a graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnológica. Para ingressar em um curso de pós-graduação, o candidato precisa apresentar o diploma da graduação. Há instituições que solicitam o histórico escolar, um currículo, e até uma entrevista com o futuro aluno.

Veja também: É possível fazer 2 cursos de pós-graduação ao mesmo tempo?

É na pós-graduação que o profissional vai escolher em qual área deseja se especializar. E há muitas opções. Das clássicas, como as da Medicina, como Cardiologia, Oftalmologia e Pediatria, às mais contemporâneas, como Gestão Escolar, Marketing Digital, entre outras.

Vale ressaltar que não é obrigatório fazer pós-graduação depois da faculdade. Contudo, esta traz mais conhecimento e peso para seu currículo. Algumas vagas de emprego dão uma importância a mais para quem tem uma pós. E é possível fazer mais de uma.

Existem basicamente dois tipos de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu. A pós-graduação lato sensu corresponde aos cursos de especialização e MBA (Master Business Administration). Esses cursos são mais práticos, voltados para o mercado de trabalho. O tempo de duração varia entre 5 meses e 2 anos e ao final, o aluno ganha um certificado.

CTA cursos de pós-graduação da Ampli

Os cursos stricto sensu são os cursos de mestrado e doutorado. Esses cursos são voltados para a pesquisa e a vida acadêmica, caso o profissional queira dar aulas em faculdades. A duração costuma ser entre dois e quatro anos, e o aluno precisa elaborar uma tese, que será defendida perante uma banca examinadora. Uma vez aprovado, ele se torna mestre ou doutor e recebe um diploma.

A importância da graduação e pós-graduação

Os cursos de nível superior potencializam a capacitação profissional. Assim, ao obter um conhecimento técnico mais amplo, é possível encontrar melhores vagas de trabalho e com maior facilidade.

Quando decidir qual graduação ou pós-graduação fazer, procure instituições que sejam reconhecidas pelo MEC. Isso garante que o curso esteja dentro das conformidades do ministério da educação e assim o estudante terá um respaldo. Para os cursos de pós, procure por instituições de ensino que sejam autorizadas pelo MEC. O que vale é garantir seu lugar ao sol e ter uma formação de qualidade! Veja abaixo com detalhes as principais vantagens de uma graduação e pós-graduação:

Mais oportunidades de emprego

Ter um curso superior ajuda muito a encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Esta é a principal vantagem, visto que a formação acadêmica abre muitas portas para os profissionais. Inclusive, muitas empresas exigem uma formação superior do candidato, até para terem especialistas no seu quadro de funcionários.

Maiores salários

Uma graduação aumenta também a remuneração do profissional. Para quem tem pós-graduação, o salário pode ser ainda 150% maior. Há vagas de nível médio e nível superior, e a diferença na remuneração é enorme. No setor público acontece a mesma coisa. Posições de nível superior remuneram melhor os servidores do que as de nível médio.

Maior conhecimento

No ensino superior o estudante tem a oportunidade de obter conhecimento relacionados a disciplinas e áreas mais específicas. No caso da pós-graduação, ela torna ainda mais especial o profissional que já é formado. O conhecimento técnico é muito importante em processos seletivos, nos quais um estudo adicional conta pontos a mais. Sem contar que traz conhecimentos novos para quem já se formou há algum tempo.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo