Rotina de estudos no EAD: 10 dicas para melhorar a sua adaptação!

Você precisou adaptar a rotina de estudos no EAD por conta da pandemia? Ou talvez tenha optado por estudar a distância por conta da economia de tempo e praticidade? Seja qual for o motivo, a prática do estudo EAD tem se popularizado muito no Brasil e realmente apresenta muitas vantagens. No entanto, sabemos que a adaptação a esse novo modelo pode ser bem difícil e por isso preparamos esse artigo para te ajudar.

Separamos 10 dicas para melhorar a sua adaptação no EAD! Vamos lá?

Estabeleça horários e tempo de estudo

Para conseguir bons rendimentos nos estudos, você precisa construir uma rotina diária com horários bem definidos. Você pode fazer isso por conta própria utilizando um planner ou até mesmo com o auxílio de aplicativos que te ajudam na organização pessoal e enviam lembretes nos horários das aulas. Quando executamos determinadas atividades sempre em horários fixos, o nosso cérebro entende o que precisa ser feito e se adequa a essa rotina, concentrando-se melhor.

Separe um ambiente próprio para o estudo

Uma dica fundamental para quem faz faculdade EAD é ter um ambiente específico para assistir aulas, fazer exercícios de aula e estudar de modo geral. Esse lugar vai representar o seu momento de foco e precisa atender ao objetivo final, ou seja, precisa contar com algumas características como: boa conexão com a internet, boa iluminação, mesa de apoio e assento favorável para a postura corporal.

Veja também: Músicas para estudar e relaxar.

Mesmo que você estude em um ambiente público como uma biblioteca ou uma cafeteria, busque por locais estratégicos nesses espaços. Assim, poderá manter a concentração por completo.

Evite conforto em excesso

Isso mesmo que você leu! Pode ser tentador trabalhar no conforto da sua cama ou usando pijamas fofinhos, mas essas são ações que podem matar a sua produtividade. Quando estamos confortáveis demais, a mente se distrai com mais facilidade. Então deixe o conforto total para o tempo livre, combinado?

Afaste distrações

Outra ação fundamental é desligar ou ao menos desativar notificações do celular enquanto estuda. Caso haja um som apitando ou uma luz piscando a cada momento no aparelho, competindo pela sua atenção, você poderá encontrar dificuldades para fazer o que precisa. Bloquear sites específicos enquanto usa o notebook ou computador para assistir aulas também é uma boa dica. Um exemplo de ferramenta que possibilita isso é a extensão Productivity Owl no Google Chrome.

Faça planejamentos e estipule prazos

Criar um planejamento de estudos ajuda muito a cumprir tarefas com eficiência, assim como estabelecer prazos. Para fazer isso, você pode criar um cronograma separado por disciplinas das tarefas já realizadas e aquelas que ainda precisam ser feitas, etc. Nesse caso, também é possível contar com o auxílio da tecnologia. Utilize calendários digitais e crie alertas no celular com os prazos de tarefas. Aplicativos como Trello e o Evernote são ótimos para essas ações.

Conheça e se envolva com as atividades do curso

Não é porque as aulas são a distância que não é possível se envolver nas atividades do curso. É muito importante tirar um tempinho para conhecer a instituição de ensino que estuda, o sistema de avaliação e outras atividades que podem ser oferecidas. Isso estimula a comunicação e também é uma forma de fazer networking, que pode ser útil futuramente quando você ingressar no mercado de trabalho.

grupo facebook alunos ampli

Respeite a necessidade de intervalos

Todo mundo precisa descansar, não é verdade? Pois bem, é importante separar momentos de descanso durante o período de estudo. Assim você não perderá o foco nem ficará sobrecarregado. Um método bacana que você pode experimentar é a técnica pomodoro. Ela foi criada como uma forma de gerenciar o tempo de tarefas, garantindo mais produtividade e eficiência.

Basicamente, o método consiste em intercalar o período de 25 minutos de estudo com intervalos de 5 minutos. Após 4 desses ciclos, faça uma pausa maior de 30 minutos.

técnica pomodoro

Evite entregar trabalhos de última hora

Deixar uma tarefa para a última hora nunca é uma boa ideia. As chances de acabar atrasando a entrega ou fazer um trabalho ruim são grandes! Para evitar que o rendimento seja prejudicado, se planeje para fazer as tarefas com calma. Isso também evita que o estudo se torne uma obrigação e uma fonte de ansiedade em seus dias.

Tente (ao máximo) evitar interrupções

Caso você more com outras pessoas e esteja estudando em casa, pode encontrar alguma dificuldade para se concentrar com muito movimento ou conversa ao redor. Na medida do possível, tente conversar com familiares e/ou amigos explicando a importância de manter um ambiente calmo quando estiver estudando. Você pode também colocar lembretes na porta para alertá-los de que não deve ser incomodado durante o período de estudos.

Faça anotações e exercícios práticos

Cada pessoa aprende de uma maneira, mas uma sugestão que acreditamos funcionar é fazer anotações enquanto assiste às aulas. Desse modo, é possível destacar os pontos mais importantes comentados pelo professor que talvez você possa não se lembrar depois com detalhes. Fazer exercícios práticos também é uma boa maneira de fixar a matéria na mente. Aqui, você pode até apostar na essência lúdica para deixar o estudo mais divertido, criando quizzes, gráficos e jogos de aprendizado.

Guia completo para o estudante do EAD
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo