rotina de estudos para concurso
- 0 Com

5 dicas para montar uma rotina de estudos para concurso

Guia de Estudos

rotina de estudos para concurso

Concurso público é o processo para o ingresso no serviço público. A ideia é selecionar os melhores candidatos para ocupar os cargos dentro do serviço estatal. O que atrai tanta gente a prestar as provas são basicamente duas coisas. Uma delas é a estabilidade. A outra, os salários, que costumam ser um pouco acima da média. 

Confira no post de hoje 5 dicas para criar uma rotina de estudos para concurso e conquiste a vaga que você tanto almeja!

O que são concursos públicos?

O concurso público é uma forma de garantir o mesmo acesso às vagas para pessoas de todas as idades e culturas. Diferente do ramo privado, no qual as entrevistas selecionam os candidatos, e há os que são efetivados via indicação, a ideia do concurso é dar as mesmas chances para todos. Assim, é bastante comum ver no dia de prova, pessoas das mais variadas idades sentadas umas ao lado das outras. Inclusive, no quesito desempate, o candidato mais velho leva vantagem. 

A estabilidade é um dos maiores atrativos do serviço público. Uma vez efetivado, o servidor não pode ser demitido – a não ser que ele pratique alguma falta grave. Assim, em períodos de crise econômica, os funcionários não são afetados. Outra vantagem do serviço público são os salários um pouco maiores do que a média. Um detalhe a mais: via de regra, quando o servidor se aposenta, ele recebe o mesmo salário que recebia enquanto trabalhava. No serviço privado, há um teto que é pago pelo INSS, mesmo se os seus rendimentos são mais altos.

Assim, para alcançar essa vaga tão almejada no serviço público, é necessário disciplina, estudo e dedicação. Veja abaixo algumas dicas para criar uma boa rotina de estudos para concurso:

Dicas para organizar sua rotina de estudos para concurso

Esta parte é importante. Você precisa saber quais horas do seu dia estarão livres para os estudos. E siga à risca o seu planejamento. Assim, se você reservou meia hora por dia para estudar, nessa meia hora procure algum lugar mais reservado para se concentrar. Essa disciplina é o que o fará ir adiante. Chegará uma hora que você já estará acostumado a estudar, e aí as coisas fluem mais fácil.

Veja também: 10 dicas para melhorar sua rotina de estudos no EAD.

Veja os editais anteriores para consultar as matérias

Uma vez que você escolheu o concurso ou área para qual prestar a prova, pesquise os editais anteriores. Eles são uma bússola que mostram as matérias que já caíram nas edições anteriores. Além disso, há informações importantes, como o tipo de questões (múltipla escolha, questões dissertativas, orais, provas práticas, etc.) e a duração da prova. Isso te ajudará a saber como começar a organizar uma rotina de estudos para concurso.

Há também informações sobre o cargo, como o que o servidor fará, a jornada de trabalho, o salário pago na época e quantas vagas foram oferecidas. Sendo assim, leia com atenção o edital e já vá anotando os dados mais importantes, que você deverá saber no dia da prova – além do conteúdo exigido.

Consulte sites especializados em concursos públicos

Há sites especializados em concursos que sempre trazem notícias sobre os próximos certames. Podemos citar o PCI Concursos, Estratégia Concursos e Concursos no Brasil, como exemplos. Assim, caso o que você queira prestar ainda não tenha inscrições abertas, os sites informam o andamento da aprovação pelo governo. São várias etapas até a abertura da inscrição. 

Primeiro, o setor que precisa de servidores faz um pedido ao governo, que avalia a sua necessidade e vê se o orçamento público permite a realização do concurso. Uma vez aprovado, uma comissão é formada para elaborar os detalhes, como a banca examinadora (quem aplica as provas), o conteúdo, as datas de inscrição e concurso. Uma vez que esteja tudo certo, é lançado o edital e abertas as inscrições. Mas os estudos para os concursos devem começar antes disso.

Crie um plano de estudo

Para criar um plano de estudos, comece pelas matérias mais difíceis ou pelas que você gosta menos. Nem tudo são flores no concurso público: há as disciplinas mais interessantes e outras nem tanto. Mas o peso dessas respostas é igualmente importante. Dessa forma, o primeiro passo é pegar aquele conteúdo difícil. Se possível, faça aulas online ou presenciais em cursos preparatórios para concurso, que irão ajudar nessa parte mais difícil. Outro ponto interessante dessas aulas é que elas já trazem esse conteúdo dentro do formato pedido para o concurso.

Use aplicativos de celular, planilhas, calendários, agenda, o que for mais fácil para você criar seu plano de estudo.

Estabeleça um plano semanal, com as disciplinas que precisa estudar. Caso você não consiga dar conta do conteúdo, não se desespere. Refaça os planos e reforce o estudo. Melhor você levar mais tempo para entender um assunto do que passar adiante. Essa parte pode ser importante lá na frente.

Faça simulados

Mesmo que você faça exercícios no meio das lições do conteúdo escolhido, é ótimo fazer simulados de vez em quando. Pode ser uma vez por semana, a cada 15 dias, ou outro período. Lembre-se que o simulado deve ser muito parecido com o concurso real. Então, escolha um dia para realizá-lo, de preferência no que você tenha mais horas livres.

São os simulados que te dirão o quanto você está indo bem no processo. E não se frustre caso seu resultado fique aquém do esperado. Isso é um sinal de que é preciso reforçar alguns conteúdos antes de seguir adiante. E, se tiver ido bem, muito bom também! Continue estudando para afiar ainda mais o seu conhecimento.

Tire um tempinho para o descanso

Uma rotina puxada de estudos deve ser intercalada com períodos de descanso. Assim, se você separou duas horas do seu dia para estudar, faça pequenas pausas para descansar os olhos e a mente. O mesmo vale para os finais de semana. Tire uns dias de folga para fazer outras atividades, viajar, ver a família, ler e ouvir música, por exemplo. Uma mente mais descansada aprende as coisas com mais facilidade e sem sacrifício. Sem contar que descansa o corpo. Assim, você estará pronto – de corpo e cabeça – para fazer uma boa prova!

COMENTÁRIOS