TCC é obrigatório na graduação?
- 0 Com

Afinal, o TCC na graduação é obrigatório ou não? [Guia 2021]

Guia de Estudos

tcc é obrigatório na graduação

Para muitos estudantes, a etapa da elaboração do TCC na graduação pode ser a experiência mais cansativa do curso. Por ser a última etapa da jornada acadêmica, muitos alunos podem se sentir ansiosos para conseguir finalizar o curso e outros sentem dificuldade em terminar um trabalho longo, que exige muito esforço e dedicação.

Por isso, acaba sendo uma dúvida muito comum a real necessidade de realizar o TCC para concluir a graduação.

Diversas instituições de ensino apostam no trabalho de conclusão de curso como uma etapa fundamental para a formação do estudante, enquanto outras IES dispensam a obrigatoriedade do TCC para a aprovação final do aluno e entrega do diploma. Mas afinal, fazer o TCC na graduação é ou não obrigatório? Veremos neste artigo:

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O TCC é um trabalho acadêmico desenvolvido na reta final de um curso superior como requisito para obtenção do diploma. Para receber a aprovação, este trabalho passa pela avaliação de uma banca de professores especialistas no tema proposto pelo estudante. 

De forma geral, os trabalhos de conclusão de curso devem ser elaborados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT é a instituição brasileira responsável por estabelecer as normas padronizações para a produção de trabalhos acadêmicos e científicos. Ao realizar o TCC na graduação, tanto a instituição de ensino quanto o professor orientador ficam encarregados de orientar o estudante quanto a aplicação das normas técnicas.

Tipos de TCC

Cada instituição de ensino superior possui seu escopo padrão para a elaboração do trabalho e seus critérios de avaliação. Inclusive, existem diversos tipos diferentes de TCC. São alguns deles:

Artigo científico

Para desenvolver um artigo científico, o aluno precisa elaborar uma pesquisa eficiente e o trabalho final costuma ter entre dez e vinte páginas. Seu objetivo é fornecer informações de maneira clara e resumida para o leitor.

Sua estrutura é geralmente composta de resumo, introdução, embasamento teórico, desenvolvimento, análise e considerações finais. O artigo científico pode ser apresentado em eventos acadêmicos como um congresso ou publicado em uma revista científica.

Estudo de caso

O estudo de caso é um projeto usado para analisar um tema com base em um caso real e concreto. Com ele, é possível observar detalhes do desenvolvimento de uma empresa, minúcias de um fenômeno ou a trajetória de um profissional, por exemplo.

O resultado de um estudo de caso não pode comprovar um fato, mas é excelente como ferramenta de estudos comparativos relacionados a uma localidade, segmento de mercado, etc.

Sua estrutura é geralmente composta de esboço da pesquisa, desenho, coleta de dados, análise qualitativa e elaboração de relatórios. A pesquisa pode envolver uma revisão bibliográfica, questionários e entrevistas, baseando-se também na observação e experiências práticas do objeto de pesquisa.

Monografia

A monografia tem o objetivo de conectar o estudante à área de pesquisa acadêmica e pode ser utilizada tanto na graduação como na pós-graduação.

Este tipo de TCC é realizado em fases: pré-projeto, pesquisa e redação da monografia. Na primeira etapa, o estudante descreve o escopo do tema e o recorte de pesquisa, com o auxílio do orientador. Em seguida, a pesquisa é realizada e, por fim, a redação do trabalho de acordo com os dados reunidos. Sua estrutura é geralmente composta de resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais, apêndice e anexos.

Plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta importante para identificar e corrigir erros de negócios ainda no planejamento, além de analisar sua viabilidade. Por isso pode ser usado também como trabalho de conclusão em certas áreas de conhecimento.

Sua estrutura é geralmente composta de sumário executivo, apresentação da empresa, missão, visão e valores, plano de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Para a realização do trabalho, podem ser usadas pesquisas documentais e de mercado, projeções financeiras e análise de indicadores de desempenho.

Projeto técnico

Esse tipo de TCC, também conhecido como projeto experimental, busca inserir o estudante na realidade do mercado de trabalho, utilizando-se de metodologias e vocabulário que condizem com a área de atuação.

Para realizar esse tipo de projeto, os estudantes coletam dados em locais como fábricas, agências, empresas e escritórios. Exemplos de projetos assim, são documentários realizados no curso de Cinema e campanhas publicitárias para clientes reais durante a graduação em Publicidade.

Sua estrutura é geralmente composta de resumo, introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia, resultados e considerações finais. Os alunos devem apresentar uma proposta séria e aplicável em alguma empresa, usando os conceitos aprendidos ao longo do curso. É um modelo interessante porque permite que os estudantes lidem e aprendam com experiências reais, causando impacto também nesses ambientes.

Revisão de literatura

A revisão de literatura ou bibliográfica foca na reunião de informações relevantes sobre um tema específico a partir da análise de diferentes materiais como livros, revistas científicas e artigos. É preciso tomar bastante cuidado com esse tipo de projeto, alocando referências e citações de maneira adequada, para evitar plágios.

Sua estrutura é geralmente composta de introdução, embasamento teórico, desenvolvimento e considerações finais. É importante usar fontes relevantes para criar um bom respaldo para o argumento de trabalho, contando com as perspectivas de diferentes autores.

O TCC na graduação é opcional?

Conforme com o Parecer n° CES/CNE 0146/2002 do MEC, a monografia ou o trabalho de conclusão de curso será opcional ou obrigatório de acordo com a decisão de cada instituição de ensino. Caso a instituição entenda que a elaboração e/ou apresentação deste deste trabalho não é fundamental para contribuir com a formação completa do estudante, ela poderá ser considerada opcional – transferindo a decisão de elaborar o TCC ou não ao aluno.

Veja também: Os cursos superiores mais rápidos que existem.

Portanto, ao se inscrever em um curso de graduação, verifique sempre se na faculdade ou no curso escolhido o trabalho de conclusão de curso é um componente curricular obrigatório.

Como é o TCC na Ampli?

O formato e o escopo do trabalho de conclusão de curso na Ampli variam de acordo com o curso de graduação. Para iniciar o TCC, o primeiro passo é escolher um tema, que deve estar de acordo com as suas afinidades e em conformidade com o que você mais gostou de estudar durante o curso, já que serão de seis meses a um ano escrevendo sobre o assunto.

CTA cursos de graduação da Ampli

São aceitos os seguintes tipos de TCC: pesquisas experimentais, pesquisas bibliográficas e pesquisas empíricas. Aqui na Ampli, apenas alguns cursos de bacharelado possuem o trabalho de conclusão de curso obrigatório. São eles:

Em algumas circunstâncias, também será necessária a apresentação do trabalho de conclusão de curso para uma banca examinadora para avaliação e obtenção de nota final. Conheça os cursos de bacharelado da Ampli! Estude sem pausas e conquiste seu diploma a partir de 2 anos e meio, dependendo do curso escolhido:

COMENTÁRIOS