TCC é obrigatório na graduação?
- 0 Com

Afinal, o TCC na graduação é obrigatório ou não? [Guia 2021]

Guia de Estudos

Para muitos estudantes, a etapa da elaboração do TCC na graduação pode ser a experiência mais cansativa do curso. Por ser a última etapa da jornada acadêmica, muitos alunos podem se sentir ansiosos para conseguir finalizar o curso e outros sentem dificuldade em terminar um trabalho longo, que exige muito esforço e dedicação.

Por isso, acaba sendo uma dúvida muito comum a real necessidade de realizar o TCC para concluir a graduação.

Diversas instituições de ensino apostam no trabalho de conclusão de curso como uma etapa fundamental para a formação do estudante, enquanto outras IES dispensam a obrigatoriedade do TCC para a aprovação final do aluno e entrega do diploma. Mas afinal, fazer o TCC na graduação é ou não obrigatório? Veremos neste artigo:

O que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

O TCC é um trabalho acadêmico desenvolvido na reta final de um curso superior como requisito para obtenção do diploma. Para receber a aprovação, este trabalho passa pela avaliação de uma banca de professores especialistas no tema proposto pelo estudante. 

De forma geral, os trabalhos de conclusão de curso devem ser elaborados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A ABNT é a instituição brasileira responsável por estabelecer as normas padronizações para a produção de trabalhos acadêmicos e científicos. Ao realizar o TCC na graduação, tanto a instituição de ensino quanto o professor orientador ficam encarregados de orientar o estudante quanto a aplicação das normas técnicas.

Tipos de TCC

Cada instituição de ensino superior possui seu escopo padrão para a elaboração do trabalho e seus critérios de avaliação. Inclusive, existem diversos tipos diferentes de TCC. São alguns deles:

  • • Artigo científico
  • • Estudo de caso
  • • Monografia
  • • Plano de negócios
  • • Projeto técnico
  • • Revisão de literatura

O TCC na graduação é opcional?

Conforme com o Parecer n° CES/CNE 0146/2002 do MEC, a monografia ou o trabalho de conclusão de curso será opcional ou obrigatório de acordo com a decisão de cada instituição de ensino. Caso a instituição entenda que a elaboração e/ou apresentação deste deste trabalho não é fundamental para contribuir com a formação completa do estudante, ela poderá ser considerada opcional – transferindo a decisão de elaborar o TCC ou não ao aluno.

Veja também: Os cursos superiores mais rápidos que existem.

Portanto, ao se inscrever em um curso de graduação, verifique sempre se na faculdade ou no curso escolhido o trabalho de conclusão de curso é um componente curricular obrigatório.

Como é o TCC na Ampli?

O formato e o escopo do trabalho de conclusão de curso na Ampli variam de acordo com o curso de graduação. Para iniciar o TCC, o primeiro passo é escolher um tema, que deve estar de acordo com as suas afinidades e em conformidade com o que você mais gostou de estudar durante o curso, já que serão de seis meses a um ano escrevendo sobre o assunto.

CTA cursos de graduação da Ampli

São aceitos os seguintes tipos de TCC: pesquisas experimentais, pesquisas bibliográficas e pesquisas empíricas. Aqui na Ampli, apenas alguns cursos de bacharelado possuem o trabalho de conclusão de curso obrigatório. São eles:

Em algumas circunstâncias, também será necessária a apresentação do trabalho de conclusão de curso para uma banca examinadora para avaliação e obtenção de nota final.

Conheça os cursos de bacharelado da Ampli! Estude sem pausas e conquiste seu diploma a partir de 2 anos e meio, dependendo do curso escolhido:

COMENTÁRIOS