Afinal, o TCC na graduação é obrigatório ou não? [Atualização 2022]

tcc é obrigatório na graduação

Para muitos estudantes, a etapa da elaboração do TCC é a experiência mais cansativa da graduação. Por ser a última etapa da jornada acadêmica, muitos alunos podem se sentir ansiosos para conseguir finalizar o curso e outros sentem dificuldade em terminar um trabalho longo, que exige muito esforço e dedicação.

Por isso, acaba sendo uma dúvida muito comum a real necessidade de realizar o TCC para concluir a graduação.

Diversas instituições de ensino apostam no trabalho de conclusão de curso como uma etapa fundamental para a formação do estudante, enquanto outras IES dispensam a obrigatoriedade do TCC para a aprovação final do aluno e entrega do diploma.

Mas afinal, fazer o TCC é ou não obrigatório?

Vamos descobrir no decorrer deste artigo:

Índice

  1. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): o que é?
  2. O TCC na graduação é opcional?
  3. Como é o TCC na Ampli?

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): o que é?

O TCC é um trabalho acadêmico desenvolvido na reta final de um curso superior como requisito para obtenção do diploma. Para receber a aprovação, este trabalho passa pela avaliação de uma banca de professores especialistas no tema proposto pelo estudante. 

Cada instituição de ensino superior possui seu escopo padrão para a elaboração do trabalho e seus critérios de avaliação. Inclusive, existem diversos tipos diferentes de TCC. São alguns deles:

  • Artigo científico
  • Estudo de caso
  • Monografia
  • Plano de negócios
  • Projeto técnico
  • Revisão de literatura

 

De forma geral, os trabalhos de conclusão de curso devem ser elaborados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é a instituição brasileira responsável por estabelecer as normas padronizações para a produção de trabalhos acadêmicos e científicos.

O TCC na graduação é opcional?

Conforme com o Parecer n° CES/CNE 0146/2002 do MEC, a monografia ou o trabalho de conclusão de curso será opcional ou obrigatório de acordo com a decisão de cada instituição de ensino.

Caso a instituição entenda que a elaboração e/ou apresentação deste deste trabalho não é fundamental para contribuir com a formação completa do estudante, ela poderá ser considerada opcional – transferindo a decisão de elaborar o TCC ou não ao aluno.

Portanto, ao se inscrever em um curso de graduação, verifique sempre se na faculdade ou no curso escolhido o trabalho de conclusão de curso é um componente curricular obrigatório.

Como é o TCC na Ampli?

O formato e o escopo do trabalho de conclusão de curso na Ampli variam de acordo com o curso de graduação. Para iniciar o TCC, o primeiro passo é escolher um tema, que deve estar de acordo com as suas afinidades e em conformidade com o que você mais gostou de estudar durante o curso, já que serão de seis meses a um ano escrevendo sobre o assunto.
São aceitos os seguintes tipos de TCC:

  • Pesquisas experimentais
  • Pesquisas bibliográficas
  • Pesquisas empíricas

 

Aqui na Ampli, apenas alguns cursos de bacharelado possuem o trabalho de conclusão de curso obrigatório. São eles:

 

Em algumas circunstâncias, também será necessária a apresentação do trabalho para uma banca examinadora para avaliação e obtenção de nota final.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui!

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo