Terminei o Ensino Médio, e agora? Saiba qual caminho seguir!

Opções não faltam: os estudantes que terminam o Ensino Médio têm à disposição dezenas de cursos de nível superior para continuar os estudos. A vantagem é já se preparar logo cedo para o mercado de trabalho profissional. Mas, o que pode ser feito se você não souber qual carreira seguir? 

Além do ensino superior, existem outras possibilidades que você pode considerar após o ensino médio. Vamos conhecer as opções existentes com mais detalhes abaixo.

O que fazer após o ensino médio?

Há opções do que fazer após terminar o ensino médio, como começar a trabalhar em cargos de nível médio, ainda mais se a grana estiver curta. Estudar para concursos públicos também é uma opção, visto que há muitas vagas voltadas para quem tem o ensino médio completo.

Para quem quer ter uma experiência internacional, fazer intercâmbio é ótimo, especialmente nesta fase da vida. Você volta com o domínio de um idioma e uma vivência bastante rica. E ainda é possível continuar nos estudos por meio de um curso livre para se especializar em uma área e começar logo no mercado de trabalho. Além dessas possibilidades, existem diversas outras, que abordaremos a seguir, como:

  • Ingressar na faculdade
  • Fazer um teste vocacional
  • Ingressar no mercado de trabalho
  • Estudar para concurso público
  • Fazer intercambio
  • Fazer trabalho voluntário

Confira como você pode aproveitar essas oportunidades.

Ingressar em um curso superior

Esta é uma das opções mais completas e vantajosas para o aluno. Ao ingressar em uma faculdade, o aluno já terá contato com o mundo profissional. Há três modalidades de cursos de nível superior à disposição: o tecnólogo, a licenciatura e o bacharelado. Com esses cursos, você conquista o diploma de nível superior

As diferenças entre as 3 modalidades são as abordagens de ensino. O curso tecnólogo é mais curto e prático, assim você conclui a graduação mais rápido e ingressa rapidamente no mercado de trabalho. Os cursos de licenciatura são voltados para quem deseja dar aulas na rede pública e privada de ensino. Já o bacharelado é uma formação mais ampla, assim você consegue adquirir um conhecimento mais sólido sobre determinada área.

Não há certo ou errado em escolher alguma dessas três modalidades. Veja a que mais se encaixa ao seu perfil, às suas necessidades e às afinidades pelas áreas. Uma vez decidido, fica mais fácil fazer o ENEM, estudar para vestibulares e começar a faculdade! Para ajudar nessa fase de preparação, veja 5 dicas de como estudar para o vestibular.

Fazer um teste vocacional

Embora todas as opções abaixo sejam válidas, considere manter os estudos e ingressar em uma graduação. As oportunidades de trabalho aumentam, os rendimentos também e você garante uma profissão. Caso esteja em dúvida sobre qual carreira seguir, uma forma de obter alguns caminhos é fazer testes vocacionais.

quiz vocacional - a profissão que mais combina com você

Há várias opções online. Os testes vocacionais são em forma de questionário, com perguntas de múltipla escolha. Não há uma resposta certa, mas, sim, a que mais se encaixa ao seu perfil. Os testes oferecem um panorama das áreas com as quais você pode ter mais afinidade.

Mas, se sentir que ainda não é suficiente, procure atendimento especializado. Existem psicólogos que fazem orientação vocacional, por meio de entrevistas e testes. Assim, você consegue iluminar seu caminho em busca da carreira ideal!

Ingressar no mercado de trabalho

Há várias vagas em nível operacional para alunos que se formaram no Ensino Médio. Essa opção é voltada para quem precisa juntar dinheiro para começar a estudar, ou realmente precisa trabalhar para ajudar nas despesas da casa. 

Vale lembrar que as vagas de trabalho no nível médio têm a remuneração média de um salário mínimo e, geralmente, ocorrem em horário comercial.

Mesmo que não seja possível começar uma faculdade agora, aproveite o tempo livre para fazer cursos de idiomas, cursos livres, ou algum curso profissionalizante. Ter mais formações, além do Ensino Médio, ajudam na hora de conseguir um emprego com melhores condições salariais.

CTA cursos livres com certificado da Ampli

Estudar para concurso público

O concurso público é uma opção interessante para quem procura estabilidade profissional. Há várias vagas no setor público para pessoas com nível médio. Embora ofereçam essa estabilidade, os salários pagos não costumam ser muito altos. Além disso, também são muito concorridas. 

Veja também: 5 dicas para montar uma rotina de estudos para concurso.

Assim, se essa for sua escolha, procure se preparar com antecedência para as provas que virão. São muitas matérias que aparecem nos editais, e é bom revisar esses conteúdos, especialmente os que você estudou na escola. Contudo, há outros conhecimentos, mais específicos, que dependem da vaga a ser preenchida.

Fazer intercâmbio

O intercâmbio é uma experiência muito rica, que traz aprendizados para a vida toda. Aprende-se a viver sozinho, além de ter contato com outra cultura e língua. Há quem prefira fazer o intercâmbio antes da graduação para aproveitar o entusiasmo após o fim do Ensino Médio. 

Porém, tem quem queira fazer só depois de graduado. A vantagem de fazer um intercâmbio depois da graduação são várias. Você estará mais maduro e a experiência internacional será ainda mais enriquecedora. E dá até para tentar fazer um curso pós-graduação em outro país. Isso agrega bastante valor ao currículo.

Fazer trabalho voluntário

Há programas voluntários, no Brasil e em outros países, que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade, crianças carentes, ou com o cuidado ao meio ambiente. Voluntários são sempre bem-vindos para manter o trabalho a todo vapor.

Se este é o seu caso, procure escolher uma área de atuação com a qual você tenha afinidade. É uma boa oportunidade para conhecer outras realidades e voltar ao mercado de trabalho com uma experiência única.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo