Conheça as vantagens do EAD

As faculdades e as vantagens do EAD se tornaram muito mais conhecidas, especialmente com a pandemia do coronavírus em 2020. Com as escolas e instituições de ensino superior fechadas, para evitar aglomerações, os alunos passaram a ter aulas a distância. Se essa modalidade já estava em expansão, agora se tornou uma opção bastante viável de estudo.

Muitos cursos de graduação e pós-graduação podem ser feitos a distância. No caso da graduação, o aluno precisa passar pelo processo seletivo da instituição de ensino ou utilizar a nota do ENEM. Na pós-graduação, basta inscrever-se e enviar a documentação necessária – tudo online. Essa é uma das vantagens do EAD!

E os cursos presenciais e a distância são equivalentes em termos de conteúdo e aprendizado. Os diplomas de ambas as modalidades têm o mesmo valor no mercado de trabalho. Ou seja: se sobra vontade e falta tempo para estudar, agora não faltará mais. É a hora de fazer um curso EAD e ingressar na faculdade!

Como surgiu o EAD?

Parece uma modalidade atual, mas os cursos a distância existiam mesmo antes da internet. Quem já ouviu falar em aulas por correspondência? Pois em 1728, nos Estados Unidos, surgiu o primeiro nesse modelo, o curso de taquigrafia (método para anotar palavras com rapidez) feito por correspondência

Aqui no Brasil, o Instituto Monitor foi o pioneiro a oferecer cursos por carta. Eram apostilas que chegavam pelos correios e o aluno estudava quando e onde podia. Outra instituição que se destacou foi o Instituto Universal Brasileiro, que oferecia cursos técnicos por correspondência.

Conforme a tecnologia avançava, o ensino a distância acompanhava. O Senac e o Sesc lançaram, em 1947, um curso transmitido pela rádio. As emissoras parceiras reservavam um horário na programação para que o conteúdo das aulas chegasse mais longe. Com a televisão, os telecursos se tornaram mais populares. Aulas do ensino básico e médio eram transmitidas pela TV. A internet é só a etapa mais recente neste processo: em 1996, a Lei 9394 oficializou a educação a distância. O Ministério da Educação (MEC), em 1999, começou a credenciar as instituições de ensino para ministrar aulas a distância. Veremos abaixo as vantagens do EAD.

Vantagens do EAD

Flexibilidade de horários

Esta é uma das maiores vantagens dos cursos EAD. O aluno pode escolher os horários para estudar, de acordo com sua disponibilidade. Assim, se a faculdade fica longe de casa ou do trabalho, e não dá tempo de chegar às aulas por conta do trânsito, o EAD resolve. O graduando pode fazer as aulas onde estiver, quando puder. Os conteúdos ficam disponíveis para serem acessados no ambiente virtual de aprendizagem da instituição de ensino. Materiais de apoio também ficam à disposição para serem lidos na hora que o estudante precisar.

Mensalidades mais acessíveis

Os cursos EAD têm mensalidades mais baixas que os presenciais. Como as aulas são gravadas, as instituições não precisam de grandes salas de aula. Um estúdio com câmera e quadro, se for necessário, já compõem o cenário. E esse estúdio pode ser usado para todas as disciplinas. Como o investimento em infraestrutura é menor, as mensalidades ficam mais baratas. Assim, fica mais fácil para o estudante pagar a faculdade. O aluno também economiza no transporte, seja de carro ou ônibus. Isso já faz uma bela diferença.

7yLXIKaBXnJtqaQEiTw5NfzJJouJJJVKcDSqYsrWZyjZkcS9cdjLlXAHlJQZ4H8nNH3GIsjrvbE2r9Vt34LE67V 7OP Pb77lr6T76Bg48aqJEDdkl6m7Y2kgfni9g

O valor da mensalidade em conjunto com a flexibilidade de horários, são as grandes vantagens do EAD e responsáveis pela expansão do ingresso no ensino universitário entre os jovens. É uma oportunidade de conquistar o diploma de curso superior e se destacar no mercado de trabalho.

Qualidade do ensino

A faculdade EAD e presencial possuem a mesma qualidade. O conteúdo é o mesmo, as aulas também – e a dedicação do aluno também precisa ser a mesma. O curso é tão rigoroso quanto o presencial, e o graduando precisa se programar para acompanhar as leituras complementares e demais materiais da aula, visto que boa parte delas é disponibilizada em textos. 

Veja também: 10 dicas para melhorar a rotina de estudos no EAD!

Quem faz cursos EAD também é submetido ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), e faz exatamente as mesmas provas. O desempenho nas provas dos alunos EAD e presencial é semelhante.

Contato com novas tecnologias

Todo o curso EAD é baseado em tecnologias da informação e da comunicação. O estudante terá contato com um ambiente virtual de aprendizagem, que tem seu histórico de atividades, aulas assistidas, exercícios realizados, participação em fóruns e leituras. Logo, é uma forma de acompanhar seu próprio desempenho.

Além disso, estudar a distância é uma oportunidade de lidar com uma tecnologia nova que será cada vez mais utilizada no futuro. Isso conta muito para quem procura emprego. Recrutadores buscam candidatos que tenham familiaridade com as novidades tecnológicas, e quem faz EAD já está imerso nesse mundo.

Veja também: 4 dicas para entrevista de emprego online.

O curso também é particularmente interessante para quem tem algum tipo de deficiência, como a motora, visual ou auditiva. Como o aluno não precisa se deslocar até a instituição de ensino, ele pode fazer as aulas da sua casa, com equipamentos adaptados às suas necessidades.

Capacitação dos professores

Como o curso EAD tem a mesma qualidade do presencial, a capacitação dos professores para ministrar aulas EAD também é a mesma. Ou seja: o graduando tem as mesmas aulas, os mesmos conteúdos e professores com capacitação equivalente.

Outra boa vantagem é o contato mais próximo com professores ou tutores. Há formas de comunicação dentro da plataforma virtual que permitem ao aluno tirar dúvidas com os mestres e se comunicar com outros colegas. 

Desenvolvimento da autodisciplina

O curso EAD tem a facilidade de horários flexíveis e disponibilidade de estudo. Mas isso não significa não ter compromisso com as aulas. O aluno precisa assistir aos conteúdos, ler os textos e participar das atividades online, dentro dos prazos estabelecidos. Deixar tudo para a última hora é embolar o aprendizado e não conseguir assimilar o que o curso tem de bom. Assim, para quem faz faculdade EAD, a disciplina é algo que se adquire e que será levada para o mundo profissional depois que o estudante estiver formado. 

12Wev Z4P5X5b6SF6XDodJK4wXQ aJ8Ug QoFxChgla6dT kEcRH

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo