A era digital promove mudanças significativas e revolucionários em diversos âmbitos da sociedade desde que surgiu. Uma das vertentes desta era que tem se desenvolvido muito nos últimos anos é a de jogos digitais, que pode ter diversas funcionalidades, não apenas de entretenimento.
O mercado brasileiro já é o quarto maior consumidor de videogames do mundo, ou seja, para quem deseja trabalhar com games digitais, a hora não poderia ser mais propícia.
Mas o que de fato faz um profissional da área? Quais atribuições pode ter? Qual é a perspectiva de crescimento de carreira? Quais funções compõem a rotina do profissional?
Hoje o nosso artigo é dedicado a tratar destas dúvidas, então continue lendo.
Saiba o que faz um desenvolvedor de jogos digitais em diferentes cargos e setores!
Apesar de o mercado estar aquecido, uma grande carência no mercado de jogos digitais é um conjunto de profissionais verdadeiramente capacitados para assumir cargos e responsabilidades.
O profissional de Jogos Digitais pode atuar em diversas posições e se especializar em campos pontuais, mas de modo geral é um profissional que atua de forma autônoma ou que é contratado de maneira pontual e ainda como parte de uma equipe em empresas de diferentes segmentos: produtoras de filmes, agências de desenvolvimento de games ou de publicidade, por exemplo.
Um dos cargos mais comuns é o de desenvolvedor de jogos, que pode atuar desenvolvendo jogos com finalidades de entretenimento, educação, corporativo ou até para simulações médicas.
O que faz um designer de games?
Uma das atuações mais em alta e mais procuradas por profissionais da área o de designer de jogos. É uma opção muito gratificante, promissora e bastante essencial ao processo de criação de jogos de maneira geral.
O designer fica encarregado de projetar e desenvolver etapas, desafios e elementos como o gameplay, criação de personagens e modelagem no jogo, objetivando executar a ideia geral do game da melhor forma possível. Em resultado, a obra assim terá grande apelo ao público e alcançará o objetivo que o projeto deseja alcançar, seja divertir, informar ou ensinar os jogadores.
Com frequência o designer está ciente e acompanha todas as etapas de produção do jogo, começando pela concepção e indo até os últimos testes para garantir a eficiência do jogo.
O que faz um programador de jogos?
Quem sabe muito de linguagens de programação e desenvolvimento de software pode se dar muito bem trabalhando como programador de jogos. Este profissional se responsabiliza pela codificação complexa do game, usando matemática, algoritmos, lógica e interpretação de roteiro para fazer o jogo ganhar vida na tela do dispositivo.
Graças ao programador, o cenário do jogo funciona sem problemas e flui de modo natural e factível para os jogadores. É o programador que cuida dos movimentos, interações e comportamentos dos personagens com o ambiente do game.
Para quem deseja atuar com programação de jogos, o ideal é que, mesmo tendo cursado uma graduação em jogos digitais, por exemplo, também invista em um curso específico de programação de jogos, pois é uma área bastante técnica que requer o aprimoramento de habilidades específicas.
O que faz um Product owner?
Para quem é mais chegado na área administrativa e gerencial, também é possível trabalhar nela e com jogos digitais ao mesmo tempo. A figura do Product Owner, ou produtor executivo, é a do profissional encarregado de tratar da parte administrativa do projeto, supervisionando a produção do game do começo ao fim.
Além de atuar na frente do marketing e do levantamento de recursos para a viabilização do projeto, este profissional também estabelece metas, organiza equipes e fiscaliza o cumprimento de prazos para tudo correr o melhor possível.
É o produtor que faz análises de mercado e investiga tendências do segmento de jogos, então é muito benéfico que tenha e/ou trabalhe em habilidades ligadas a vendas, posicionamento estratégico e pesquisa de mercado.
O que faz um testador de jogos?
Um testador de jogos é o profissional do qual nem todos percebem a relevância dentro do processo de produção do game, mas que possui também um papel fundamental. Ele pode atuar de maneira autônoma ou pode ainda ser contratado para compor uma equipe de Controle de Qualidade.
Quem trabalha como tester precisa saber bastante de programação, design e das regras do jogo em questão. É o testador que faz uma análise do lado técnico do jogo em desenvolvimento a fim de identificar bugs e outras falhas, assim informando aos desenvolvedores.
É um papel muito importante que reduz bastante a possibilidade de o jogo chegar às mãos do público com erros, o que com certeza melhora muito a experiência de usuário.
O que faz um roteirista de jogos?
Por fim, um projeto de jogo precisa de um elemento muito especial chamado criatividade. Um game precisa de uma história, certo? Certo. E a cargo da criatividade está a figura do roteirista.
É este profissional que cuida da narrativa, que garante que a história do jogo seja interessante e que a ambientação do jogo engaje e envolva o público que joga. O roteirista elabora a concepção escrita do game, escrevendo backgrounds de personagens, valores, diálogos e todo o enredo de forma dinâmica, divertida e empática.
Para além de um game que cumpra a função e atraia o público, algo muito importante é que aquele jogo se conecte de algum modo com quem joga, pois assim de fato se tornará uma experiência marcante e inesquecível.
Com a Ampli, seu sonho de faculdade pode virar realidade!
Para se qualificar e se tornar o profissional de jogos digitais que o mercado de trabalho tanto precisa (e busca), a melhor atitude a se tomar é investir em um curso superior, seja uma graduação ou uma pós-graduação (ou ambas).
Sabemos que um investimento em um diploma de curso superior é algo dispendioso, no entanto, por isso na Ampli oferecemos um ensino de qualidade flexível a custos que cabem no bolso.
Nossa primeira opção para você é o próprio Tecnólogo EAD em Jogos Digitais, que prepara os discentes para se familiarizarem e crescerem na área escolhida. Além disso, oferecemos pós-graduações EAD em áreas correlacionadas:
- Especialização em Desenvolvimento em Aplicações WEB
- Especialização em Desenvolvimento de Produtos Digitais e Gestão de Times Ágeis
- Especialização em Desenvolvimento em Tecnologias Digitais
Inscreva-se no vestibular da Ampli e confira todas as vantagens de estudar em nossa instituição.