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Áreas do Marketing Digital: saiba o que está em alta!

Guia de Profissões

A internet nos últimos anos se tornou um ambiente muito propício para que empresas consigam se divulgar e se aproximar de seu público com relacionamento e conteúdo relevante.

Por isso, em algumas áreas do Marketing Digital, a demanda por profissionais capacitados só vem aumentando. Que tal usar sua criatividade e vontade de aprender para construir uma carreira no setor?

Neste post, veja como você pode se especializar e fazer sucesso com a faculdade de Marketing Digital. Confira!

Conheça as áreas em alta do Marketing Digital

Uma característica que atrai muitos jovens hoje para essa carreira é a quantidade e a variedade de áreas de atuação em Marketing Digital. É um setor que permite a profissionais esse trânsito entre diferentes técnicas e métodos que conectam empresas a seus clientes.

Dentro dessas áreas, você poderá atuar tanto de maneira independente, como freelancer, ou em empresas de Marketing, Publicidade e até de Design.

Mas quais são as especializações que mais geram procura de profissionais atualmente? Veja algumas delas que não pode faltar no seu preparo para ter sucesso nessa carreira.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Como o próprio nome sugere, é a adaptação de sites e criação de conteúdo dentro deles que otimizem a posição de uma marca nos mecanismos de busca — principalmente o Google.

O profissional de SEO conhece as técnicas certas para uso de arquitetura da informação, palavras-chave e experiência de navegação para que mais pessoas acessem o site da empresa e isso gere relevância para quem pesquisar sobre um assunto ou produto no futuro.

O SEO bem feito gera um fluxo de visitas para sites e perfis de redes sociais considerado orgânico, ou seja, sem que o negócio precise gastar tanto com propagandas pagas. Por isso, a pessoa que sabe fazer um bom SEO é sempre muito valorizada no mercado.

Marketing de Conteúdo

Se o SEO e o relacionamento orgânico com o público é muito baseado no conteúdo produzido, é lógico que as empresas vão atrás de profissionais capazes de produzir do jeito certo.

O Marketing de Conteúdo é uma área voltada especificamente para a criação de posts, interações, e materiais ricos que sejam, ao mesmo tempo, engajantes e úteis para a buyer persona do negócio. É outra especialização muito em alta pelo retorno que traz quando bem feita.

Social Media

As redes sociais hoje são o principal canal de comunicação entre marcas e seus clientes. São utilizadas para compartilhar conteúdo, realizar promoções, incentivar debates e ampliar o alcance de produtos.

Quem se especializa em mídias sociais precisa gostar muito de lidar com pessoas e saber analisar resultados de engajamento e interação com o que é compartilhado. Os profissionais mais valorizados são aqueles que sabem utilizar as próprias ferramentas da rede para alcançar cada vez mais pessoas dentro dela.

Experiência do Usuário

O conceito de UX veio do design, mas é muito utilizado pelo Marketing Digital atualmente. É a ideia de que todo conteúdo, interação e página de site/produto digital deve ser pensados como uma única experiência de relacionamento com uma marca — do descobrimento até a decisão de compra.

Quem sabe aliar UX e Marketing tem muito espaço no mercado. Experiências incríveis de compra não só aumentam vendas como ajudam muito a fidelizar clientes. E toda empresa quer isso para suas estratégias de crescimento.

Gestão de projetos

Pensando em um cenário real de mercado, nenhuma empresa vai investir em apenas uma das áreas acima. O mais provável é que façam com que essas estratégias se complementem.

Por exemplo, o planejamento de SEO leva a uma necessidade por determinados conteúdos, como blog posts. Esses posts então serão compartilhados usando as redes sociais e ligados a uma experiência que leve o público de cada conteúdo para o próximo, e o próximo, até convencê-lo e fazer uma nova venda.

Por isso, existe uma demanda muito alta no Marketing Digital por pessoas que sabem articular todas essas estratégias em um único fluxo de trabalho. A chamada gestão de projetos.

São pessoas com uma visão além da produção de marketing em si, que sabem analisar indicadores e acompanhar os resultados de cada ação em relação ao objetivo traçado pela empresa.

É uma posição desafiadora, que exige de profissionais um conhecimento suficiente de todas essas áreas para entender como elas se completam. Por isso, também, bons gerentes de projeto são muito disputados e valorizados no mercado.

Veja o que considerar para escolher a faculdade

Se você acha que essa profissão combina com você e se interessou por uma ou várias dessas áreas, a graduação em Marketing Digital pode ser o primeiro passo dessa carreira com tantas oportunidades. Mas como escolher o melhor curso?

O primeiro fator que você deve levantar, claro é a pontuação da faculdade no MEC. Quanto maior essa nota, mais capacitada e bem paramentada é a instituição para preparar os alunos com capacidades técnicas e de soft skills  que os torne competitivos no mercado desde o dia que se formam.

E também é interessante escolher modelos de curso que sejam EAD e semipresencial. Dessa maneira, você mantém a qualidade do ensino, mas com flexibilidade para estudar quando quiser — e até começar no mercado de trabalho enquanto se prepara no ensino tecnólogo e superior.

Outros fatores que você deve analisar em sua pesquisa são o preço (que seja compatível com suas aspirações) e o currículo do curso.

Uma boa faculdade de Marketing Digital oferece uma grade objetiva e completa, trabalhando tanto as áreas práticas do Marketing quanto Gestão de Projetos e análises de resultados reais de mercado.

A Ampli te ajuda a realizar o sonho da faculdade

O curso Tecnólogo de Marketing Digital da Ampli tem todas as melhores características que você pode esperar dos pontos que levantamos acima.

Com mensalidades fixas que cabem no seu bolso, estrutura robusta de EAD e uma grade multidisciplinar completa para a profissão, você se prepara para ser profissional no mercado de trabalho de Marketing Digital em apenas 1 ano e 6 meses (3 semestres).

Ou seja, é um programa eficiente e desenhado para que você tenha todas as capacidades necessárias iniciar sua carreira, com flexibilidade o suficiente para que a faculdade se adeque à sua rotina e às suas necessidades.

Inscreva-se já!

Se as especializações que mostramos aqui parecem um caminho interessante para começar no mercado de trabalho, por que não dar esse primeiro passo quanto antes?

As áreas do Marketing Digital estão em constante mudança e inovação, e quem trabalha nelas tem perfil de dinamismo, criatividade e gestão de projetos. Se você quer essa base, a faculdade é o melhor jeito de construi-la.

Então, que tal se inscrever para o vestibular online da Ampli agora mesmo?

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