Não tem como negar: além de fatores como afinidade, vocação e vontade de atuar em uma profissão, todo estudante vai dar aquela olhadinha no valor que o mercado dá para uma área antes de decidir começar sua jornada na carreira.
Você sabe qual pode ser o salário em Marketing para quem se dedica e constrói seu espaço? Neste artigo, nós queremos mostrar a você não apenas a média que se paga no setor, mas também as diferenças entre especializações dentro do próprio Marketing.
E para ajudar ainda mais, veja como entrar para a faculdade de Marketing e crescer nessa carreira desde o início. Confira!
O profissional de Marketing ganha R$ 4 mil* em média
Fazendo um apanhado por redes profissionais e pela experiência de pessoas de todos os backgrounds possíveis, podemos colocar a média salarial de Marketing por volta dos R$ 4 mil*, sendo que uma boa parte delas variando entre R$ 3 mil* e R$ 5 mil*.
Claro, isso é uma média e, portanto, não contempla a gama de possibilidades dentro do setor. Para quem está iniciando, piso salarial pode ser um pouco inferior, entre R$ 2 mil* e R$ 2,5 mil*. Já quem cresce na carreira e assume cargos de gestão de projetos pode ter salários que superam os R$ 12 mil*, indo muito além disso, dependendo do seu valor e da experiência.
Veja quanto ganha o profissional de Marketing em diferentes cargos e áreas!
Falar sobre quanto ganha um profissional de Marketing é uma questão um pouco mais complexa do que simplesmente dar esses números acima. Afinal, é um setor muito abrangente, com diversas áreas, cargos e especializações.
Então, fica mais fácil entender essas possibilidades quando quebramos as médias em categorias de profissional. Veja alguns exemplos:
- Analista de Marketing Digital: R$ 2.300*;
- Marketing de Relacionamento: R$ 2.500*;
- Analista de Marketing: R$ 3.500*;
- Coordenador de Marketing: R$ 4.500*;
- Consultoria em Marketing: R$ 5.000*;
- Gerente de Marketing: R$ 7.300*;
- Gerente de Comunicação: R$ 9.200*;
- Servidor Público de Marketing: R$ 10.500*.
Como você pode ver, o seu papel dentro de uma empresa e sua experiência irão definir a média. Quanto mais preparo para lidar com posições de gestão e liderança, mais esse tipo de profissional é valorizado no mercado.
Além disso, vale apontar que o Marketing Digital hoje é um setor bastante dinâmico e flexível, sempre buscando talentos para demandas específicas. Isso significa que quem é graduado em Marketing pode trabalhar também como freelancer — seja para complementar a renda ou até mesmo para criar seu próprio sucesso.
Veja como você pode crescer na carreira de profissional de marketing e ganhar mais!
O salário que você ganha sempre depende do valor que o mercado dá ao que você tem a oferecer. Nesse sentido, preparo, conhecimento e experiência fazem toda a diferença para crescer no setor.
Para ajudar nesse caminho, veja algumas dicas importantes para quem quer se tornar um profissional valorizado.
Invista nos seus estudos
É claro que o primeiro passo não poderia ser diferente. Muitas empresas dentro do Marketing valorizam mais o trabalho que você mostra do que os diplomas, mas como você vai conseguir a base profissional para atuar na área sem um bom currículo de aprendizagem?
Estudo nunca é gasto, sempre é investimento. Comece por uma graduação em Marketing e complemente com especializações que você quer seguir.
O crucial é escolher cursos abrangentes e dinâmicos, que mostrem não apenas a prática da profissão como também seus conceitos e o papel social do Marketing nos dias de hoje. Isso será um diferencial importante na sua carreira.
Procure oportunidades práticas
Se a teoria e a história do Marketing são uma base para criar sua identidade como profissional, a prática é onde você coloca todos esses conceitos à prova e aprimora suas habilidades.
Portanto, busque quanto antes se inserir nessa rotina, seja em estágio ou freenlancing. Uma área ótima para isso é o mercado de trabalho de Marketing Digital, que está sempre procurando novos talentos em especializações diversas.
Além de ter um dinheiro que ajude nos estudos, você já começa a ganhar uma experiência importante para aumentar seu salário em Marketing lá na frente.
Crie sua própria marca
Agora uma coisa importante para os dias de hoje: em áreas tecnológicas e modernas como o Marketing, todo profissional tem que ser sua própria marca.
Isso significa ter presença online e mostrar no dia a dia do que você é capaz. Mantenha um portfólio digital, crie conteúdo sobre a área e capriche na sua comunicação. Muitas empresas buscam talentos dessa forma, com scouts monitorando quem se destaca na internet.
E se você for investir em uma carreira de freelancer, essa marca é ainda mais importante. É um setor que lida diretamente com clientes, e saber atender e se comunicar com eles faz muita diferença para o valor do seu trabalho.
Tenha projetos próprios
Se o seu trabalho faz muita diferença na hora de encontrar um bom salário em Marketing, por que não mostrar essas aptidões sempre que possível?
Projetos pessoais são campanhas, mockups e conteúdos que você cria sem ter um cliente, apenas para demonstrar suas habilidades. Se você sabe o que é Marketing Digital, entende como um blog que recebe muitas visitas ou um perfil em rede social bombando chama muita atenção das empresas.
Aumente seu networking
Falando em redes sociais, hoje a sua rede de contatos faz muita diferença para o tipo de oportunidades de trabalho e de salário que você vai encontrar.
Portanto, participe de conversas sobre Marketing no seu perfil do LinkedIn, por exemplo, comente sobre a profissão e compartilhe o trabalho de empresas e profissionais na área. Quanto mais gente você conhece, mais portas se abrem.
Nunca pare de aprender
Se você comparar o que era o Marketing 20 anos atrás com o que é hoje, vai perceber que são mundos completamente diferentes. Redes sociais, influencers, ads, nada disso era sequer pensado no começo dos anos 2000.
Isso é um alerta para quem quer crescer nessa carreira: o Marketing é uma das áreas mais dinâmicas de trabalho. Quem segue esse caminho tem que gostar de acompanhar novidades, aprender e conhecer novos estilos. Assim, você se mantém relevante e, com mais experiência, pode aumentar cada vez mais a sua remuneração.
A Ampli te ajuda a realizar o sonho da Faculdade!
Se, depois de saber o salário da área do Marketing, você está a fim de começar nessa carreira moderna, dinâmica e transformadora, a forma ideal para começar é cursando uma graduação. E que tal fazer isso de maneira remota, com mensalidades fixas e uma instituição com nota máxima no MEC?
Se você quer ter a flexibilidade de estudar EAD e se inserir quanto antes no mercado, inscreva-se para o vestibular online da Ampli agora mesmo!
*De acordo com consulta ao site salario.com.br em Junho/2022