Mercado de trabalho: Coaching e Desenvolvimento Humano

mercado de trabalho em coaching e desenvolvimento humano

Já faz algum tempo que as pessoas deixaram de pensar no trabalho como apenas uma forma de se sustentar financeiramente. Agora, os profissionais desejam ter uma carreira que seja enriquecedora por completo.

Para ajudar os indivíduos a desenvolver plenamente os soft skills e hard skills, entra o profissional de Coaching e Desenvolvimento Humano.

Mas o que faz um Coaching? Qual é o salário de um profissional da área? Em que áreas o Coaching pode atuar? Vamos responder a todas essas perguntas!

Índice

  • Áreas de atuação em Coaching
  • Quanto ganha um Coach?
  • Graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano

 

Áreas de atuação em Coaching

O profissional de Coaching e Desenvolvimento Humano é muito valorizado por ser capaz de potencializar e estimular o crescimento pessoal e profissional de indivíduos.

O Coach pode trabalhar por conta própria, atuando como consultor ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, instituições de ensino superior, secretarias governamentais, centros de pesquisa, entre outros. Esse profissional também pode atuar ministrando palestras e workshops em diferentes organizações, de acordo com sua área de especialização!

Vamos conhecer algumas das áreas:

Coaching Profissional

Para atuar como Coaching profissional, é possível focar em uma ou mais áreas. São elas:

  • Coach de Carreira: responsável por auxiliar pessoas no desenvolvimento de um plano de carreira individual e no estabelecimento de objetivos profissionais. Dessa forma, o Coach é capaz de ajudar os indivíduos a trabalharem habilidades e competências que possam ajudá-los a alcançar promoções de cargo;
  • Coach Executivo: responsável por auxiliar na formação de profissionais que vão ocupar posições de liderança em empresas;
  • Coach de Negócios: responsável por auxiliar o desenvolvimento do espírito empreendedor de indivíduos, ajudando-os a criar novos negócios.

 

Coaching Empresarial

De forma geral, o Coach Empresarial é contratado por uma organização para oferecer treinamento de capacitação aos colaboradores. Assim, é possível contribuir para um melhor clima organizacional, além da retenção, motivação e produtividade do funcionário.

Coaching Pessoal

O Coach Pessoal é responsável por auxiliar indivíduos a resolver questões e enfrentar obstáculos na vida pessoal. Essas questões podem ter relação com relacionamentos afetivos, saúde mental ou física, produtividade e concentração.

Vale ressaltar que o objetivo do Coaching Pessoal não é substituir o trabalho de um Psicólogo ou Terapeuta. O trabalho do Coach diz respeito a ajudar pessoas a identificarem seus valores e ver a vida de uma forma mais positiva.

Quanto ganha um Coach?

Um profissional de Coaching e Desenvolvimento Humano ganha em média R$ 4.211,00*, de acordo com a pesquisa do vagas.com.br. 

*Acesso em julho de 2021

Fonte: Vagas.com

Graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano

Se você chegou até aqui e entendeu que o Coaching e Desenvolvimento Humano é a área certa pra você, nós temos uma dica! 

Na Ampli, oferecemos o curso de coaching e desenvolvimento humano EAD, sendo a melhor solução para quem precisa conciliar uma rotina de estudos e trabalho. 

O curso tem 1 ano e meio de duração e forma profissionais capazes de ajudar, estimular e orientar pessoas no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, a fim de melhorar a produtividade e a performance de cada um.

Confira aqui a grade curricular do curso.

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo