O que se faz em Engenharia Ambiental?

O curso de Engenharia Ambiental com certeza está no top cinco das engenharias mais conhecidas, mas muitos se questionam sobre a relação da palavra “ambiental” com “engenharia”. Automaticamente, quando pensamos em cursos de engenharia, pensamos apenas em cálculos, ciência, equipamentos e não em meio ambiente.

Porém, todas as engenharias podem contribuir com esse tema em alguma medida. A diferença é que no curso de Engenharia Ambiental, o propósito será com foco na prosperidade e cuidado com o meio ambiente que vivemos e devemos cuidar. Sendo assim, é muito comum que haja dúvidas a respeito do que se faz em Engenharia Ambiental e quais são as suas áreas de atuação.

Descubra o que faz um engenheiro ambiental nos diferentes setores!

O estudante que decide cursar Engenharia Ambiental deve saber que o principal foco é a preservação do meio ambiente, visando reduzir os impactos causados pela ação do homem, seja devido às construções ou poluições. Este curso forma profissionais que devem entender com profundidade os efeitos das nossas ações no planeta.

Com o tamanho das degradações ambientais e impactos negativos que as ações do homem vem causando, é inegável que o período que vivemos atualmente é muito propício para o crescimento desse profissional. Com isso, é possível ver grande foco do mercado para essa profissão, proporcionando diversas áreas de atuação, mas com o mesmo foco. 

O engenheiro ambiental é o especialista encarregado de formular estratégias e alternativas que protejam o meio ambiente e encontrem soluções para os problemas humanos. Logo, o seu trabalho é muito diversificado e abrange muitos setores diferentes. Sendo assim, confira a seguir algumas áreas de atuação que um engenheiro ambiental pode escolher.

Planejamento e gestão do meio ambiente

Um engenheiro ambiental interessado no planejamento e gerenciamento do meio ambiente lida principalmente com a coleta, organização e análise de informações obtidas por meio de estudos. Este projeto em curso visa atingir determinados objetivos de adaptação entre o meio ambiente e a população.

A área de planejamento e gestão do meio ambiente utiliza métodos específicos para identificar problemas e encontrar soluções, pois a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são suas principais missões. Como resultado, procura por soluções que não prejudiquem o meio ambiente.

Saneamento

O saneamento básico é uma das principais áreas de atuação e de suma importância para os engenheiros ambientais. Eles planejam, constroem e gerenciam sistemas de captação e distribuição de água para a população. Também realizam pesquisas sobre todos os controles de qualidade ambiental, utilizando redes de monitoramento e vigilância. 

O trabalho desse profissional também inclui sistemas de transporte e tratamento de esgotos domésticos e resíduos, bem como sistemas industriais. Este engenheiro também é responsável por fiscalizar, manter e ampliar projetos de melhoria dos sistemas de drenagem e tratamento de esgoto para prevenir enchentes e inundações.

CTA EngenhariaAmbiental

Recuperação de áreas degradadas (desmatadas e poluídas)

O principal objetivo de um engenheiro ambiental que trabalha na restauração de áreas degradadas e poluídas é dar ao meio ambiente as condições ideais para que a vida se restabeleça. Em geral, esta área lida principalmente com ambientes severamente danificados que, por si só, são incapazes de se regenerar e precisam de ajuda.

Biotecnologia/Bioprocessos

O engenheiro que optar por esta área aplicará seus conhecimentos biológicos na criação de tecnologias que visam melhorar as relações sociais e ambientais. Com isso, é possível atuar em áreas que vão desde o desenvolvimento de vacinas até o melhoramento genético, incluindo as relacionadas à agricultura e ao meio ambiente.

Como resultado, os profissionais nesta área devem se aprimorar para otimizar e alterar os processos relacionados ao desenvolvimento biológico. As informações em seu perfil devem demonstrar sua familiaridade e interesse em tópicos como virologia, química, biologia e bioética, além de questões farmacêuticas.

Carreira acadêmica e pesquisa

Além das áreas mais específicas e pouco conhecidas dentro da Engenharia Ambiental, também é possível seguir as áreas de pesquisas e acadêmica, ministrando aulas. O profissional que decidir ir pelo caminho da educação precisa saber que a maioria das universidades exigem grau de formação (mestrado ou doutorado), sejam elas públicas e privadas.

Além disso, o engenheiro e demais profissionais que atuam na área de sustentabilidade também podem optar por realizar tarefas que envolvam pesquisas para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Normalmente, elas acabam trabalhando no planejamento para reduzir o uso de matérias-primas e aumentar a reciclagem e o reuso.

Gestão de resíduos

Essa é uma área muito importante para a saúde pública, cabendo aos engenheiros ambientais o gerenciamento dos resíduos sólidos nas empresas ou municípios. O profissional também propõe formas de reduzir o volume de resíduos produzidos por empresas e organizações, que, por sua vez, impactam negativamente o meio ambiente.

É notório que há uma enorme variedade de setores de atuação para esse profissional, além do vasto mercado de trabalho que está precisando de profissionais com esse foco. Se você tem vontade de cursar Engenharia Ambiental, pesquise mais a fundo sobre a área que mais te interessa.  Por isso, não deixe de conferir mais conteúdos do guia de profissões no Blog da Ampli!

A Ampli te ajuda a conquistar o seu sonho de ter o diploma em Engenharia Ambiental!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre as oportunidades que o curso de Engenharia Ambiental pode te proporcionar, fica mais fácil saber se você dá o match perfeito com esse curso, não é mesmo? Aproveite agora e sua matrícula.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo