Processos Gerenciais ou Administração: qual o melhor curso?

O mundo empresarial é composto de vários setores. Há o lado gerencial, o financeiro, o do marketing, o da logística e o que lida com o funcionamento da empresa de forma geral. Por isso que pode ser, ao mesmo tempo, fácil e difícil escolher uma área para atuar. E o motivo é o mesmo: a quantidade de opções de escolha sobre qual campo seguir.

Para quem deseja seguir na área gerencial, há muitas dúvidas de qual curso é melhor: processos gerenciais ou administração. Assim, para tirar essa dúvida, veremos qual é a abordagem de cada curso e o mercado de trabalho de cada um deles.

Processos Gerenciais

Formação na área

O curso de Processos Gerenciais é uma graduação oferecida como CST (curso superior de tecnologia) e tem, em média, 1 ano e 6 meses de duração. Por ser um curso tecnólogo, tem uma formação mais focada nos processos produtivos, que vão da chegada dos insumos à empresa, passando pela administração de estoques e linha de produção, até a distribuição das mercadorias.

curso de processos gerenciais ead da ampli

Na grade curricular de Processos Gerenciais, há disciplinas sobre Gestão de Processos, Legislação Empresarial Aplicada, Gestão de Estratégia Empresarial e Sistemas de Informação Empresarial. Há também matérias sobre Modelos de Gestão, Matemática Financeira, Análise de Custos, Gestão da Produção e Microeconomia. Saiba aqui como se especializar na área de Processos Gerenciais!

Mercado de trabalho

O setor privado é um dos que mais contrata profissionais de Processos Gerenciais. Aqui, o profissional pode atuar na gerência geral dos processos da empresa, ou em setores específicos. De qualquer forma, seu trabalho será o de acompanhar as fases de elaboração de projetos de negócios – análises de viabilidade, definição da estratégia gerencial, diagnóstico de problemas, ameaças externas e outros.

Veja também: Mercado de trabalho em Processos Gerenciais.

Para trabalhar no setor público, o profissional pode ser aprovado em concurso público, ou atuar como consultor externo. De qualquer forma, seu trabalho é o de acompanhar as fases de planejamento financeiro e orçamentário em empresas públicas, de forma a otimizar os recursos e fazer tudo com mais eficiência.

Administração

Formação na área

O curso de Administração é uma graduação oferecida na modalidade bacharelado e tem entre 3 e 5 anos de duração. É um dos cursos mais tradicionais, com grande procura por parte dos estudantes e com o maior número de inscritos nos vestibulares. Um dos motivos é a sua versatilidade: os administradores podem trabalhar em praticamente qualquer tipo de empresa.

curso de administração ead da ampli

Isso decorre da sua formação, que é bastante ampla. Na grade curricular do curso de Administração, há matérias de Contabilidade, Legislação, Economia, Gestão de Pessoas, de Projetos e Modelos de Gestão. Na lista entram disciplinas como Análise de Custos, Análise de Investimentos, Estratégia Empresarial, Micro e Macroeconomia, Planejamento Estratégico e Tributário. 

Veja também: Quais são as diferenças entre as áreas de Ciências Contábeis e Administração?

O aluno também tem contato com temas como Capital de Giro, Pesquisa Mercadológica, Mercado de Capitais e Planejamento Financeiro. Outras matérias que ele vai conhecer são Gestão Ambiental, de Produção, Logística, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos e Controle de Qualidade.

Mercado de trabalho 

Devido a uma formação bastante generalista, o graduado em Administração pode atuar em praticamente qualquer setor da economia. Pode trabalhar no agronegócio, gerenciando uma fazenda ou uma indústria de beneficiamento. Pode, também, trabalhar na indústria de transformação. Ou no setor de serviços, de Tecnologia da Informação, em associações de classe, por exemplo.

Um ramo da Economia que está em alta é o de Logística. Com o aumento do volume do comércio online, o setor de entregas em domicílio cresceu muito. Assim, administradores podem encontrar excelentes oportunidades em empresas de Logística, para acompanhar todo o processo dos pedidos até a entrega final.

Veja também: Mercado de trabalho em Administração.

Além disso, o setor público também tem muito a ganhar com os administradores. A Administração Pública precisa de profissionais para gerenciar os recursos de forma eficiente. Otimizar os processos, verificar onde o dinheiro é gasto e fazer ‘mais com menos’ é um dos objetivos de quem trabalha em órgãos públicos.

Devo escolher Processos Gerenciais ou Administração?

Aqui vale fazer um exercício de autoconhecimento. É com base nesse exercício que poderemos ver nossas habilidades, aptidões e o que mais gostamos. Assim, será possível escolher entre Processos Gerenciais ou Administração. Veremos algumas características dessas áreas para te ajudar.

O campo de Processos Gerenciais não necessita de contato direto com muitas pessoas. Logo, fica mais focado nas fases de planejamento e produção. Perfis mais analíticos se darão melhor com Processos Gerenciais. São pessoas que gostam de prestar atenção a tudo o que acontece, verificar dados e fazer cálculos sobre gastos e tempos que os processos levam. 

Mas, não somente esse perfil se encaixa neste cargo. Se você gosta de acompanhar o passo a passo da produção de algo, ou gosta de ver como funciona, esse curso pode ser bom para você. Processos Gerenciais não se restringem à parte ‘mão na massa’ da empresa. Setores como Marketing, Comercial e Financeiro também têm muito a ganhar com este profissional.

Por outro lado, se você gosta de várias áreas e tem afinidade com o gerenciamento geral, o curso de Administração cai melhor. O administrador precisa estar em contato com as pessoas para que elas possam contar como as coisas estão indo. E o administrador poderá trabalhar tanto com Recursos Humanos, no Marketing, Financeiro, Vendas, enfim, praticamente em qualquer setor.

E isso em qualquer ramo da Economia. Administradores podem atuar em bancos, empresas de serviços, portos, aeroportos, hospitais, veículos de comunicação, hospitais, e a lista se alonga. Afinal, são empreendimentos que precisam ser bem administrados para que o produto ou serviço seja entregue e a organização funcione com eficiência e eficácia.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo