Estudar publicidade e propaganda é um desejo de muitas pessoas que gostam de se desafiar em um cenário de possibilidades diversas e dinâmicas. É uma carreira tradicional que se mantém relevante mesmo com as mudanças econômicas e sociais.Contudo, antes de tomar a importante decisão de investir na carreira, é preciso saber quais as áreas em alta. No artigo a seguir, vamos falar sobre os setores mais comuns da publicidade bem como as áreas mais bem pagas.
Para saber tudo, continue conosco:
Conheça as áreas de atuação da Publicidade e Propaganda mais valorizadas!
O mercado de trabalho em publicidade e propaganda é bastante enérgico, contando com áreas atrativas para pessoas com diferentes objetivos e metas profissionais. Basta saber ao certo aonde se quer chegar.
Além disso, é sempre interessante acompanhar as tendências do setor e conversar com aqueles que já possuem uma carreira na área. A experiência prática é a melhor forma de aprender sobre um mercado e, assim, conversar com quem já a tem pode te trazer novas perspectivas.
Para te ajudar a entender melhor quais as possibilidades de emprego que existem no setor, falamos abaixo sobre as principais áreas de atuação:
Atendimento
Uma das principais áreas da publicidade é o atendimento. Aqui, o profissional fica responsável por intermediar as relações entre os clientes e a agência. Assim sendo, algumas de suas atribuições envolvem a coleta de informações, a elaboração de briefings e a distribuição de tarefas para a equipe.
O profissional ainda traça perfis para colaborar com as metas de projetos e envia e aprova conteúdos preparados em conjunto com o cliente. Quem atua nesta área precisa ser comunicativo, paciente e bastante capaz de contornar problemas e resolver conflitos.
A área tem a fidelização de clientes bem como a garantia de novos trabalhos para a organização como objetivos fundamentais. Assim, quem trabalha nesta área fica na linha de frente de agências de publicidade, guiando estratégias de diferentes campanhas e colhendo feedbacks de consumidores.
Criação e produção
A área de criação é uma das mais desejadas por quem se forma em publicidade e propaganda. Está dividida em design/arte e redação, que trabalham em conjunto, então é possível seguir um caminho ou outro.
Quem cuida da parte de design/arte está focado em desenvolver a apresentação visual e estética de peças publicitárias. Desse modo, a criatividade é primordial.
É também bastante recomendado que o profissional seja alguém antenado ao que está acontecendo no mundo e interessando o público, aplicando assim esta bagagem cultural para a execução do trabalho.
Já o redator é encarregado da produção de conteúdo, a parcela escrita referente à mensagem que a campanha deseja transmitir.
A criatividade é muito bem-vinda aqui também, assim como técnicas de escrita persuasiva e marketing digital, conhecimento de gramática e ortografia, e grande habilidade com a pesquisa de referências confiáveis.
Mídia
Aquele que trabalha nesta área cuida de todos os elementos relacionados a mídias em campanhas e projetos publicitários. Assim sendo, o profissional faz a seleção de canais de comunicação para veiculação de campanhas, negocia espaços para propagandas e otimiza os investimentos de clientes.
Considerando que existe o planejamento de acordo com budgets, é muito importante que quem atue com mídia seja muito bom com números e organizado bem como saiba interpretar dados e se comunicar bem.
Uma ótima característica adicional é mandar bem na hora da negociação, porque conseguir bons valores para espaços publicitários pode fazer toda a diferença para viabilizar um projeto.
Por fim, uma responsabilidade deste profissional é também garantir que os projetos estejam alinhados com os objetivos e valores que a marca possui. Afinal, qualquer tipo de publicidade precisa ser certeiro, mas também deve refletir a essência da empresa.
Marketing
Em adição à diversidade do próprio setor de publicidade, quem escolhe trabalhar com marketing encontra muitas outras possibilidades. O profissional de marketing pode atuar por conta própria ou para empresas diversas.
Para se qualificar, é preciso estudar sobre a área, desenvolver estratégias de divulgação e pesquisas de mercado, obter conhecimento sobre comportamento do consumidor e análise de concorrentes, aprender a elaborar a construção correta de imagens de produtos e serviços, entre outros recursos.
O papel do marketing foi e continua sendo uma das táticas mais importantes para qualquer negócio. Ajuda a empresa a construir autoridade, a se manter relevante, a avaliar e aprimorar estratégias, estabelecer relacionamentos com os clientes e muitas outras vantagens.
É ainda possível que escolha uma carreira de acordo com as suas habilidades e preferências, seja na área de análise de métricas, brainstorming de estratégias, comunicação com o público ou canais de venda.
Planejamento
Enfim, quem trabalha nesta área com planejamento de campanhas e projetos na empresa. Então as atribuições deste profissional são amplas e extensas, que requerem uma visão holística sobre o segmento de mercado e as metas da empresa a curto e longo prazo.
Nesse sentido, os profissionais da área ficam responsáveis por estudar e definir oportunidades e tendências de mercado, estabelecer canais de comunicação, realizar um panorama cronológico de estratégias e identificar as personas de negócios.
O planner, como é chamado, possui o papel principal de garantir que as campanhas publicitárias gerem resultados positivos e estejam em comunhão com as perspectivas presentes e futuras das organizações.
O perfil ideal para trabalhar na área é de alguém analítico, proativo, que possua caráter autônomo e estratégico e que saiba trabalhar bem em equipe e delegar responsabilidades.
Como aluno da Ampli, você realiza o sonho da Faculdade!
São múltiplas as áreas de atuação em publicidade, não é verdade? Ela atende a muitas preferências e aptidões e pode ser a carreira certa para que você lê este artigo. A melhor forma de ingressar no setor é por meio da educação.
E a educação de qualidade é especialidade da nossa instituição. A Ampli oferece o curso de bacharelado EAD em Publicidade e Propaganda que você pode concluir em seis semestres, mais ou menos 2 anos e 7 meses. Além disso, possui opções de pós-graduações como:
- Especialização em Gestão de Mídias Digitais
- Especialização em Comunicação Empresarial
- MBA em Comunicação e Marketing de Serviços
Conheça mais da Ampli e inscreva-se agora no nosso vestibular!