- 0 Com

Áreas da Publicidade e Propaganda: saiba onde atuar nesse setor!

Guia de Profissões

Áreas da Publicidade e Propaganda

Estudar publicidade e propaganda é um desejo de muitas pessoas que gostam de se desafiar em um cenário de possibilidades diversas e dinâmicas. É uma carreira tradicional que se mantém relevante mesmo com as mudanças econômicas e sociais.

Contudo, antes de tomar a importante decisão de investir na carreira, é preciso saber quais as áreas em alta. No artigo a seguir, vamos falar sobre os setores mais comuns da publicidade bem como as áreas mais bem pagas. 

Para saber tudo, continue conosco:

Conheça as áreas de atuação da Publicidade e Propaganda mais valorizadas!

O mercado de trabalho em publicidade e propaganda é bastante enérgico, contando com áreas atrativas para pessoas com diferentes objetivos e metas profissionais. Basta saber ao certo aonde se quer chegar.

Além disso, é sempre interessante acompanhar as tendências do setor e conversar com aqueles que já possuem uma carreira na área. A experiência prática é a melhor forma de aprender sobre um mercado e, assim, conversar com quem já a tem pode te trazer novas perspectivas.

Para te ajudar a entender melhor quais as possibilidades de emprego que existem no setor, falamos abaixo sobre as principais áreas de atuação:

Atendimento

Uma das principais áreas da publicidade é o atendimento. Aqui, o profissional fica responsável por intermediar as relações entre os clientes e a agência. Assim sendo, algumas de suas atribuições envolvem a coleta de informações, a elaboração de briefings e a distribuição de tarefas para a equipe.

O profissional ainda traça perfis para colaborar com as metas de projetos e envia e aprova conteúdos preparados em conjunto com o cliente. Quem atua nesta área precisa ser comunicativo, paciente e bastante capaz de contornar problemas e resolver conflitos.

A área tem a fidelização de clientes bem como a garantia de novos trabalhos para a organização como objetivos fundamentais. Assim, quem trabalha nesta área fica na linha de frente de agências de publicidade, guiando estratégias de diferentes campanhas e colhendo feedbacks de consumidores.

Criação e produção

A área de criação é uma das mais desejadas por quem se forma em publicidade e propaganda. Está dividida em design/arte e redação, que trabalham em conjunto, então é possível seguir um caminho ou outro.

Quem cuida da parte de design/arte está focado em desenvolver a apresentação visual e estética de peças publicitárias. Desse modo, a criatividade é primordial. 

É também bastante recomendado que o profissional seja alguém antenado ao que está acontecendo no mundo e interessando o público, aplicando assim esta bagagem cultural para a execução do trabalho.

Já o redator é encarregado da produção de conteúdo, a parcela escrita referente à mensagem que a campanha deseja transmitir.

A criatividade é muito bem-vinda aqui também, assim como técnicas de escrita persuasiva e marketing digital, conhecimento de gramática e ortografia, e grande habilidade com a pesquisa de referências confiáveis.

Mídia

Aquele que trabalha nesta área cuida de todos os elementos relacionados a mídias em campanhas e projetos publicitários. Assim sendo, o profissional faz a seleção de canais de comunicação para veiculação de campanhas, negocia espaços para propagandas e otimiza os investimentos de clientes.

Considerando que existe o planejamento de acordo com budgets, é muito importante que quem atue com mídia seja muito bom com números e organizado bem como saiba interpretar dados e se comunicar bem.

Uma ótima característica adicional é mandar bem na hora da negociação, porque conseguir bons valores para espaços publicitários pode fazer toda a diferença para viabilizar um projeto.

Por fim, uma responsabilidade deste profissional é também garantir que os projetos estejam alinhados com os objetivos e valores que a marca possui. Afinal, qualquer tipo de publicidade precisa ser certeiro, mas também deve refletir a essência da empresa.

Marketing

Em adição à diversidade do próprio setor de publicidade, quem escolhe trabalhar com marketing encontra muitas outras possibilidades. O profissional de marketing pode atuar por conta própria ou para empresas diversas.

Para se qualificar, é preciso estudar sobre a área, desenvolver estratégias de divulgação e pesquisas de mercado, obter conhecimento sobre comportamento do consumidor e análise de concorrentes, aprender a elaborar a construção correta de imagens de produtos e serviços, entre outros recursos.

O papel do marketing foi e continua sendo uma das táticas mais importantes para qualquer negócio. Ajuda a empresa a construir autoridade, a se manter relevante, a avaliar e aprimorar estratégias, estabelecer relacionamentos com os clientes e muitas outras vantagens.

É ainda possível que escolha uma carreira de acordo com as suas habilidades e preferências, seja na área de análise de métricas, brainstorming de estratégias, comunicação com o público ou canais de venda.

Planejamento

Enfim, quem trabalha nesta área com planejamento de campanhas e projetos na empresa. Então as atribuições deste profissional são amplas e extensas, que requerem uma visão holística sobre o segmento de mercado e as metas da empresa a curto e longo prazo.

Nesse sentido, os profissionais da área ficam responsáveis por estudar e definir oportunidades e tendências de mercado, estabelecer canais de comunicação, realizar um panorama cronológico de estratégias e identificar as personas de negócios.

O planner, como é chamado, possui o papel principal de garantir que as campanhas publicitárias gerem resultados positivos e estejam em comunhão com as perspectivas presentes e futuras das organizações.

O perfil ideal para trabalhar na área é de alguém analítico, proativo, que possua caráter autônomo e estratégico e que saiba trabalhar bem em equipe e delegar responsabilidades.

Como aluno da Ampli, você realiza o sonho da Faculdade!

São múltiplas as áreas de atuação em publicidade, não é verdade? Ela atende a muitas preferências e aptidões e pode ser a carreira certa para que você lê este artigo. A melhor forma de ingressar no setor é por meio da educação.

E a educação de qualidade é especialidade da nossa instituição. A Ampli oferece o curso de bacharelado EAD em Publicidade e Propaganda que você pode concluir em seis semestres, mais ou menos 2 anos e 7 meses. Além disso, possui opções de pós-graduações como:

Conheça mais da Ampli e inscreva-se agora no nosso vestibular!

COMENTÁRIOS