Desenvolvimento humano: conheça 7 tipos de Coaching

De vez em quando é importante rever alguns conceitos na nossa vida. Percebemos isso quando sentimos que as coisas andam estacionadas. É quando vemos que não estamos satisfeitos no nosso trabalho, na forma como lidamos com nossas vidas, até mesmo no relacionamento pessoal. 

Esse é o propósito do coaching: o de descobrir quais áreas da nossa vida estão nos deixando decepcionados e ver o que pode ser feito para mudar. A visão de um profissional, que tem uma visão de fora, é o que faz a diferença nessa abordagem especial. E há coaches especializados em determinadas áreas da vida – o que pode ajudar ainda mais a turbinar aquilo que precisa de um ‘up’. Vamos conhecer quais os tipos de coaching que existem no mercado.

Coaching corporativo/profissional

Aqui você conhece quais os tipos de coaching: o corporativo ou profissional é um dos mais conhecidos no mercado. Nesse cenário, o coach atua em nível empresarial, e não somente em particular. A organização contrata um coach quando ela quer implementar uma cultura organizacional diferente e mais eficiente.

Aqui ele lida tanto com os diretores quanto com os funcionários, afinal, uma nova cultura organizacional diz respeito a todos. E cada um dos setores da corporação vai sentir e trabalhar com essa cultura de forma diferente. O coach sabe lidar com esses departamentos da forma que melhor atenda às suas necessidades.

Veja também: Mercado de trabalho em Coaching e Desenvolvimento Humano.

O coach corporativo trabalha com prazos e metas, e é isso que ele deve entregar à empresa que o contratou. Claro que imprevistos podem acontecer, e tanto a organização quanto o coach vão precisar ajustar os prazos e objetivos, que só são vistos no dia a dia.

Coaching para líderes e gestão de equipes

Este é voltado para quem quer atingir posições de liderança ou já é gestor, diretor ou gerente e quer aprimorar sua vivência em postos de comando. Hoje em dia, ser líder não é somente mandar e o outro obedecer. O trabalho deve ser feito em conjunto, com o gestor delegando tarefas e acompanhando o desenvolvimento do projeto. Para isso, é necessário desenvolver hard skills e soft skills para exercer bem o trabalho.

Aqui entra a importância do coach para líderes. Com o treinamento adequado, o gestor vai identificar na equipe os talentos individuais dos colaboradores e trabalhar em cima deles. Assim, ele vai atuar até com um coach dentro do seu departamento. Ele vai saber como cada colaborador trabalha, seus pontos fortes e fracos para, assim, poder reforçar as qualidades e resolver as fraquezas.

Essa é a função de um verdadeiro líder, a de entender toda sua equipe e aproveitar o potencial de cada um. Assim, o coach de líderes procura treinar o diretor ou gerente a conhecer melhor seu grupo, para que o trabalho possa sair bem feito e todos se sintam valorizados.

Coaching de oratória e comunicação

Este vale para quem tem dificuldade de conversar com pessoas de forma geral ou de falar em público. Aqui o treinamento é importante não somente para gestores, mas para quem tem problemas com relacionamentos interpessoais ou precisa falar em público e não consegue.

Em muitos casos, são pessoas tímidas ou ansiosas que apresentam essa dificuldade, e isso não é um demérito. Se a pessoa sente que isso atrapalha a vida dela e deseja superar esses medos, um coach de oratória e comunicação é uma ótima alternativa. Vale ressaltar que uma boa comunicação é uma das competências socioemocionais mais importantes e procuradas por recrutadores atualmente.

O treinamento conta com exercícios de dicção, respiração, discursos em frente ao espelho e verificação da postura e dos gestos. Com o tempo, a pessoa vai adquirindo confiança e já poderá estabelecer conversas individuais. Aos poucos, ela vai perdendo o medo até poder participar de festas com mais pessoas e falar em público, ou gravar vídeos para redes sociais.

Coaching de transição de carreira

Este também é um trabalho bastante procurado, especialmente por profissionais que se sentem estagnados nas suas carreiras e querem mudar, mas não sabem muito bem como. Esse coach, por meio de técnicas, testes e muita conversa, ajuda o profissional a identificar dons, vocações ou vontades que até então estavam ocultos.

Veja também: Entenda as diferenças entre Coaching e Mentoring.

Ele conseguirá trazer à tona habilidades que talvez até a pessoa não conhecesse. Com essa jornada do autoconhecimento, é possível já pensar em mudar de cargo, fazer uma nova faculdade, ou mesmo mudar de cidade. É como se a pessoa acordasse para uma nova vida e desse uma reviravolta. Com esse novo direcionamento, é possível mudar de carreira e ir galgando posições para atingir até cargos de liderança. Tudo isso por conta de um aconselhamento dado por alguém com uma visão de fora.

Coaching de empreendedorismo

Este é um pouco parecido com o anterior, mas tem a ideia de despertar o lado empreendedor do profissional. O coach vai orientar o cliente a identificar com quais áreas ele quer desenvolver um novo negócio, mas não só isso.

Veja também: Conheça 5 tipos de empreendedorismo.

A sua orientação não vai só para descobrir qual negócio abrir, mas tudo o que envolve essa missão. Assim, instruções de como começar, investir, gerenciar, ir atrás de fornecedores e até descobrir em qual nicho de mercado atuar fazem parte do pacote. O coachee (como é chamado o cliente) terá mais embasamento para abrir seu próprio negócio e começar bem, conhecendo as dificuldades e sabendo lidar com elas.

Coaching para concursos

Se você quer muito passar em concurso público para atingir  aquele cargo estável, sabe que precisa estudar. Se o problema é o que e como estudar, e você quer ter uma assessoria profissional, é aqui que entra o coach para concursos. 

Geralmente são servidores de carreira que já passaram por vários certames e sabem como eles funcionam. O coachee indica quais provas irá aplicar, e o coach mostra como montar uma rotina de estudos para concurso público. Vê quais são as matérias que demandam mais atenção, o que precisa ser estudado, como organizar os horários de estudo e métodos para aprendizado. São planos de estudo personalizados, que levam em consideração o perfil do cliente

Coaching de vida pessoal e relacionamentos

Nem só de vida profissional são feitas as pessoas. Os relacionamentos pessoais, incluindo amorosos, familiares e de amizades, são também parte muito importante da nossa vida. E há ocasiões nas quais as pessoas encontram dificuldades para gerenciar isso, ou até mesmo de desenvolvê-los. 

O coach vai trabalhar as inseguranças dessas pessoas, identificar quais são os medos e ajudar o coachee a enfrentá-los. Com isso, o coachee vai sentir que terá mais segurança para emendar conversas, saber se expressar e até resolver problemas de relacionamento pessoal. É uma bela jornada de autoconhecimento!

Conheça a graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano da Ampli! Confira aqui a grade curricular do curso.

CTA curso de coaching e desenvolvimento humano ead da ampli
Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo