O que faz um Radiologista

O que faz um Radiologista? Conheças as funções do desse profissional!

Antes de escolher uma profissão, é fundamental conhecer como o profissional pode atuar no mercado de trabalho após a formatura. Se você tem interesse em trabalhar na área da saúde, precisa saber o que faz um profissional de Radiologia.

O radiologista atende uma das áreas da Medicina e usa as radiações tanto para realizar diagnósticos quanto para fazer o controle e tratamento de doenças. Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá o que faz um radiologista. Não perca!

O que se faz em Radiologia?

O radiologista generalista atua na área de diagnóstico por imagem. Os exames realizados na maioria dos procedimentos médicos envolvem alguns riscos, que devem ser controlados pela presença de um profissional.

Nesse caso, o ideal é que o tecnólogo em Radiologia esteja presente. Ele é responsável por:

  • operar os equipamentos;
  • orientar os pacientes para que eles fiquem na posição adequada;
  • garantir a proteção contra a radiação;
  • aplicar as medidas apropriadas;
  • manipular e avaliar as imagens obtidas.

Logo, a responsabilidade dos radiólogos é grande. Com base nos exames realizados por eles, os médicos concluem o diagnóstico e definem os tratamentos mais adequados para os pacientes. Por isso, é fundamental ser bastante atencioso e concentrado, pois qualquer erro pode impactar diretamente na vida de alguém.

O que faz um especialista em tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exemplo de exame de imagem não invasivo. O equipamento utilizado utiliza o raio-X e um computador programado para produzir imagens de alta qualidade dos órgãos internos do paciente.

Como o equipamento combina imagens de múltiplos raios-X, o exame oferece um resultado muito mais detalhado do que uma radiografia comum. Por isso, a tomografia computadorizada é utilizada para o estudo de diversos órgãos do corpo e pode diagnosticar vários tipos de tumores.

Devido à relevância da área, essa é uma das funções do radiologista mais importantes. O profissional deve orientar os pacientes sobre o exame e fazer a preparação, garantindo que eles estejam confortáveis e seguros. Ele também opera os equipamentos e garante que as imagens obtidas serão precisas e permitirão identificar as estruturas anatômicas e patológicas.

O que faz um especialista em densitometria óssea?

A densitometria óssea é um exame que calcula a massa óssea e estima o risco de fraturas dos ossos. O teste é indolor e não invasivo. Entre as doenças que podem ser identificadas com esse procedimento estão a osteoporose e osteopenia.

O exame é realizado por um profissional formado em Radiologia, que deve manipular os aparelhos que analisam as áreas do corpo mais suscetíveis aos riscos de fraturas. Como exemplo, estão o terço distal do rádio, a coluna lombar e a região proximal do fêmur.

Interpretar as imagens obtidas e os valores calculados são atribuições do médico em conjunto com o radiologista. O profissional de Medicina, no entanto, é quem fica responsável por determinar o diagnóstico.

O que faz um especialista em radiologia intervencionista?

Além dos exames não invasivos, existe uma área da Radiologia que atua com procedimentos invasivos. Em geral, os testes são realizados por meio de agulhas ou cateteres. Com esses instrumentos, o radiologista intervencionista utiliza os exames de imagem para orientar o procedimento.

Não é necessário fazer cortes cirúrgicos durante o exame. Nesse cargo, o tecnólogo em Radiologia conduz instrumentos como agulhas por dentro dos vasos sanguíneos. Assim, ele é capaz de acessar órgãos profundos, como rins, fígado e ossos, sem a necessidade de fazer grandes incisões na pele e em outros tecidos.

O que um especialista em mamografia faz?

O radiologista é o profissional mais preparado para realizar todo o apoio necessário para o preparo das pacientes e a realização dos exames de mamografia. O teste pode ser realizado de maneira convencional ou digital.

Antes do procedimento, é fundamental que ele explique como funciona e qual a importância do teste para a paciente. O profissional também fica responsável pelo cumprimento das medidas de segurança e radioproteção próprias dessa função. Além disso, ele deve operar o mamógrafo e interpretar as imagens obtidas.

Embora não seja um exame invasivo, a realização do procedimento pode ser desconfortável para a paciente. Por isso, é importante que o radiologista tenha empatia e cuidado, visando deixar as pacientes mais confortáveis durante o exame.

O que um especialista em ressonância magnética faz?

A ressonância magnética utiliza técnicas nucleares para produzir imagens de alta resolução para fins diagnósticos. A diferença para outros procedimentos está no fato de que não são utilizadas radiações ionizantes. Na prática, a máquina utiliza campos magnéticos e ondas de rádio.

Desse modo, é possível criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo. O exame é bastante eficiente para detectar diversas doenças, como Alzheimer, acidente vascular cerebral (AVC), lesões e esclerose múltipla.

As funções do radiologista, nesse caso, são preparar materiais e equipamentos para a ressonância magnética, operar os aparelhos para produzir imagens e gráficos funcionais e auxiliar os médicos e cirurgiões dentistas a fazer o diagnóstico dos pacientes.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Se você tem o sonho de fazer faculdade de Radiologia, saiba que pode contar com a Ampli! Aqui, você tem acesso a infraestrutura, flexibilidade de horários e corpo docente qualificado. Além disso, as parcelas cabem no seu bolso, pois custam a partir de R$ 149,99* por mês.

Os cursos a distância da Ampli oferecem diferenciais importantes para a sua carreira. Você pode aproveitar as vantagens do EAD para estudar em qualquer momento. É possível fazer as aulas por dispositivos móveis ou pelo computador, além de baixá-las e acessá-las sem internet.

Ou seja, você terá toda flexibilidade da modalidade EAD e semipresencial. Outra vantagem é não ter pausas para férias, se você não quiser. Assim, é possível definir o próprio ritmo de estudos para se formar mais rápido e entrar rapidamente no mercado de trabalho!

Agora você sabe o que faz um Radiologista e conhece as diferentes atribuições do radiologista no mercado. Se você está se perguntando qual área da Radiologia ganha mais, saiba que isso dependerá da sua experiência, cidade de atuação e cargo.

Gostou de saber mais sobre as funções do radiologista? Se essa é a carreira que você quer seguir, não perca tempo e inscreva-se no vestibular online da Ampli!

* Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo