Conheça as vantagens e desvantagens de investir no empreendedorismo

Em 2020, o Brasil testemunhou um marco no empreendedorismo: atingiu o maior número de novos empreendedores em 20 anos.

Isso foi diretamente impulsionado pela pandemia: algumas pessoas viram este caminho como a única solução, enquanto outras perceberam nesse momento de instabilidade, a oportunidade para tirar sonhos da gaveta.

Hoje, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de investir no empreendedorismo, para ajudar você a entender se esse é o caminho ideal para desenvolver a sua carreira.

Vantagens

Autonomia

Um dos grandes atrativos para quem deseja investir no empreendedorismo é a autonomia. É fazer a própria gestão do tempo, de acordo com suas preferências e necessidades, aplicar alterações de acordo com o próprio julgamento e pôr em prática as próprias ideias.

É você quem está no comando da nave e pode tomar as decisões conforme achar melhor, alocando recursos, planejando ações e criando processos que reflitam a maneira como deseja que seu negócio se desenvolva.

Flexibilidade

A flexibilidade não se aplica somente ao horário de trabalho, que é você quem decidirá, como a tudo que envolve o nível de adaptabilidade do negócio em todas as suas formas.

Se você é alguém que trabalha melhor na parte da noite, por exemplo, pode adaptar os mecanismos da empresa para seguirem o seu ritmo.

A depender de seu segmento de mercado, pode definir se é melhor ter um ponto físico ou se o home office basta, se um quadro de funcionários tornaria a rotina mais produtiva ou se trabalhar por conta própria é o que funciona melhor etc.

Isso garante mais domínio sobre os processos da empresa e mais liberdade para construir a qualidade de vida que merece.

Gosto pelo que faz

Quem empreende, tem a opção de trabalhar com paixão e amor pelo que faz. A empresa vem do seu desejo, esforço e dedicação. Ela passa a ser uma realização pessoal e isso cria um forte vínculo.

Você acredita e gosta do negócio, e isso se reflete no dia a dia e no prazer de vê-lo dando certo. Principalmente se é o caso de um hobby ou talento que sempre teve, mas por muito tempo não acreditou que pudesse ser lucrativo.

Às vezes é sim possível concretizar sonhos, com um pouco de planejamento e oportunidade. É um verdadeiro privilégio unir o trabalho, uma necessidade para a maioria da população, com a paixão.

Rendimentos

É delicioso colher os frutos do próprio trabalho e uma das grandes vantagens do empreendedorismo é desfrutar desses resultados.

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) confirmou que, enquanto 25% dos brasileiros assalariados recebem dois salários-mínimos ou mais, esse é o caso de 54% dos profissionais autônomos ou microempresários.

Um empreendimento próprio, quando escalável, tem grande potencial de alcançar grandes rendimentos. Para isso, o empreendedor precisa ser visionário e ter garra, comprometimento e foco para fazer acontecer.

Desvantagens

Burocracia

A burocracia no Brasil é uma questão bastante complicada e no caso de abertura de negócios, não é diferente.

Para investir no empreendedorismo, é preciso saber de antemão que entre licenças, alvarás e taxas, os processos burocráticos são extensos, longos e dispendiosos.

Caso seu negócio se enquadre em uma das categorias de Microempreendedor Individual (MEI), essa é uma excelente forma de começar, de maneira mais prática e mais barata.

Riscos

Os riscos fazem parte da equação quando se investe em um negócio próprio. Por isso, é tão importante ter um planejamento eficiente e uma análise constante de desempenho (e de mercado) para evitar imprevistos e desastres.

Existem situações que estão fora do controle, contudo, como fatores inesperados que afetam o mercado local e global.

A única forma de lidar com eles é se preparando e garantindo uma boa gestão do negócio, em todas as suas esferas: financeiro, atendimento, equipe etc.

Sobrecarga de trabalho

Por mais que tenhamos listado a flexibilidade como uma das vantagens, precisamos considerar que muitos empreendedores se veem sobrecarregados de trabalho, principalmente no início.

Isso se dá porque, quando não existe uma equipe de suporte, nele estão concentradas todas as decisões e obrigações necessárias para manter o negócio funcionando como: manutenção, pagamento de contas, tomada de decisões, análise de desempenho e mais.

Cabe ao empreendedor também determinar folgas e períodos de férias, cuidando para que o negócio e o cliente não fiquem desamparados. É preciso considerar que, a depender do segmento de negócio, pode ser que as pausas na empresa signifiquem uma queda drástica nos lucros.

Aqui, o segredo é estabelecer um equilíbrio para que o trabalho não tome o tempo reservado para outros setores da sua vida nem comprometa sua saúde física e/ou mental.

Investimento inicial

Uma desvantagem que impede muitas pessoas de iniciarem no empreendedorismo é o investimento inicial e não tem jeito, ele é inevitável. Por isso, um plano de negócios é essencial, bem como uma preparação prévia em relação às próprias finanças antes de dar esse passo tão importante.

Dentro do planejamento, considere o tempo que a empresa precisará funcionar antes atrair lucro, equipamentos, questões burocráticas, eventuais gastos com reparos e adaptações, enfim, tudo o que possivelmente precisará investir antes de que a empresa “passe a se pagar e te pagar”.

Não é impossível, é claro, basta se preparar devidamente e contar com o suporte necessário de parceiros, amigos ou familiares, caso seja uma possibilidade.

Na Ampli, temos cursos voltados para quem deseja empreender e tirar o sonho do papel. Confira agora e adquira o conhecimento necessário para investir no empreendedorismo.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo