10 dicas de como ter proatividade no trabalho

Temos a ideia de que ser proativo significa ter iniciativa. É aquela pessoa que se dispõe a fazer determinada tarefa ou que se oferece para pesquisar alguma coisa, sem necessariamente ser chamada para tal.

Mas a proatividade vai um pouco além. Uma pessoa proativa, ao invés de achar culpados para um problema, tenta encontrar a solução. Para a empresa, ter pessoas com essa habilidade é muito precioso. Afinal, os gestores estão preocupados com a organização da empresa, e os funcionários que têm proatividade no trabalho conseguem ver com mais clareza as necessidades de mudança.

Você gostaria de ser uma pessoa mais proativa? Preparamos 10 dicas que vão te ajudar!

Dicas para ter proatividade no trabalho

Observe seu dia a dia

Há muitas tarefas na nossa rotina profissional que são regulares. Ou seja: elas acontecem todo dia (ou a toda hora). Ler e-mails é um deles. Procure ler os mais importantes para dar mais atenção a outras atividades mais urgentes durante o dia. Você pode até sinalizar os que merecem uma atenção mais para o fim do dia. Assim você organiza melhor seu tempo.

Organize suas tarefas

Estávamos falando dos e-mails. Eles são um bom exemplo, mas certamente você tem muitas outras atribuições. Procure organizar as mais importantes para serem executadas logo pela manhã, ainda mais se forem atividades que demandem trabalho em grupo, ou que precisam ser concluídas até o final do dia. Se você for gestor de um departamento, distribua as tarefas para tornar o trabalho mais leve para todos.

Se não é o seu caso, veja as tarefas do dia e estipule horários para cada uma. Isso ajuda a adiantar os projetos.

Pense fora da caixinha

Sabe quando temos ideias mirabolantes, fora do comum, que aparentemente não têm a ver com o projeto? É assim que a criatividade funciona. É quando fazemos conexões entre coisas completamente diferentes e que fazem sentido. Principalmente no começo do projeto, deixe a imaginação fluir e vá anotando as ideias que aparecem na sua mente. Depois, veja as que podem dar certo. E acostume-se com a ideia que, do nada, elas podem aparecer. Por exemplo, no almoço com os colegas. Ou até tomando banho. É sua criatividade trabalhando.

Veja também: 10 dicas para começar a empreender.

Antecipe as necessidades

Falamos de se antecipar para resolver problemas, mas é ótimo se antecipar para saber do que você vai precisar. Para ter proatividade no trabalho, veja se necessitará de algum equipamento, material, tempo, visitas externas, conversar com especialistas, não importa. Isso ajuda no planejamento porque você pode se programar para realizar a tarefa sem ter que pedir ao seu líder em cima da hora. Geralmente são coisas que demandam um pouco mais de tempo, mas, se estiverem na lista, já fazem parte do projeto.

Use seus conhecimentos a seu favor

Aqui estamos falando tanto do que você aprendeu na faculdade, ou no ensino médio, quanto da sua própria história de vida. Pode ser que o novo projeto lide com algo que você já fez, ou pelo qual já passou. Isso pode ser um ponto de partida. Você já sabe o que pode dar errado e pode já se antecipar. O aprendizado da faculdade também ajuda e muito. Valorize o que você sabe. São atitudes assim que mostram seu potencial na empresa!

Identifique problemas e oportunidades

Se um projeto está no cronograma do departamento, tente imaginar o que pode acontecer no futuro. Mesmo que você cuide de uma parte dele (no caso de o projeto ter sido distribuído pela equipe), é bom antever os resultados. Imagine o que pode dar certo e errado para identificar possíveis problemas e oportunidades. Se possível, mostre ao seu gestor seus pontos de vista. Talvez ele também não tenha percebido.

Procure respostas e soluções

Se você viu que algo pode não dar certo, veja como resolver. Pode ser uma nova campanha de marketing, ou o projeto de um produto novo, ou um tratamento novo para uma doença. Caso haja alguma possibilidade de dar errado, procure já uma solução. É assim que favorecemos a proatividade no trabalho. Assim, quando você apresentar o provável problema, já terá uma solução para o mesmo.

Estabeleça prioridades

Sabe uma dica que nos dão quando vamos prestar uma prova longa, como um concurso ou vestibular, que é sobre deixar as perguntas mais difíceis para depois? E ir resolvendo as mais fáceis? A ideia é a mesma. Em um projeto novo, ou até no seu dia a dia, procure já ir adiantando as fases menos complexas que você não levaria tanto tempo para fazer. Assim, sobra mais tempo para se dedicar às partes mais difíceis.

Veja também: 5 dicas de como estudar para o vestibular.

Veja o que é (des)necessário

Dependendo da tarefa, se for algo que você não precisa fazer, deixe para quem pode fazer. Às vezes, quando o gestor faz a divisão de atividades, ele pode não ter notado que algumas coisas não são da sua alçada. Ao fazer esse trabalho, você vai gastar um tempo sem necessidade. Se puder, delegue essa atividade para alguém. E faça aquilo que é da sua responsabilidade.

Analise o que funciona de verdade

Às vezes, fazemos determinadas atividades de maneira automática e não percebemos se realmente são eficazes. Tentar algo novo, um método inovador, uma ideia diferente, pode tornar o trabalho mais eficaz e otimizar o tempo. E aí vai depender do tipo do trabalho. Comandos de programas de computador e aplicativos de celular podem ajudar. Uma ideia simples para facilitar o trabalho das pessoas pode surgir!

Conheça a técnica pomodoro e gerencie melhor o seu tempo!

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