Quem nunca ouviu falar em homeopatia? Ou yoga? Meditação? Quais são as terapias complementares e integrativas? Essas são algumas das terapias mais conhecidas. Com terapias milenares, o profissional de terapias integrativas e complementares trata todo o corpo para que ele se estabilize e consiga curar, ou, pelo menos, controlar os sintomas que incomodam o paciente. O bom é que há várias Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), democratizando o acesso por todos os brasileiros. Vamos ver quais terapias são essas:
Acupuntura
É uma das terapias tradicionais chinesas mais conhecidas. Por meio de agulhas aplicadas em lugares estratégicos do corpo, é possível tratar dores musculares, ansiedade, hipertensão, dificuldade para dormir e até compulsão alimentar.
Apiterapia
As abelhas são estudadas há séculos pelos humanos. O mel, própolis, pólen e geleia real são alguns dos produtos feitos pelas abelhas e que têm um enorme valor nutritivo. Esses produtos são usados para tratamento de doenças e para cuidar da saúde.
Aromaterapia
É o uso de óleos essenciais que exalam aromas especiais. Esses cheiros restauram e recuperam o equilíbrio do corpo. Em sessões especiais, essa terapia usa esses aromas para trazer bem-estar, harmonia da saúde física e mental, além de mais tranquilidade.
Arteterapia
Por meio da música, pintura, desenho, dança e teatro, o terapeuta consegue analisar o consciente e inconsciente do paciente e buscar o tratamento mais adequado. Essa terapia pode ser feita individualmente ou em grupo.
Ayurveda
É uma terapia milenar indiana, que usa massagens, relaxamento, uma alimentação natural e especial, bem como posturas corporais e técnicas de respiração. Com isso, todo o corpo é beneficiado, e várias doenças são tratadas com esse estilo de vida.
Biodança
São aulas de dança que procuram não o ensino de coreografias por si só, mas proporcionar o bem-estar por meio de movimentos para promover o equilíbrio, aumentar a resistência ao estresse e trazer mais integração social.
Bioenergética
É uma forma de terapia psicológica que usa a conversa com o terapeuta para analisar o que está acontecendo e ver como ele pode ajudar. Além da troca de informações, exercícios de respiração e outras atividades físicas trazem bem-estar.
Constelação familiar
É uma forma de tratamento psicológico por meio da investigação de problemas no relacionamento familiar. Assim, o terapeuta consegue identificar se a causa desses distúrbios vêm de conflitos familiares e como resolvê-los.
Crenoterapia
É o uso da água para tratar problemas de saúde. Essa água tem propriedades medicinais e pode ser termal (naturalmente quente), mineral e radioativa. Cada uma dessas características atua de forma específica no corpo e ajuda no tratamento de doenças.
Cromoterapia
É o uso das cores para tratamento de doenças e restauração do reequilíbrio do corpo. As sessões acontecem em salas com iluminação especial, que podem ter uma ou mais cores (como vermelho, laranja, amarelo, verde, anil, azul e violeta).
Dança circular
É uma terapia que usa a dança para trazer de volta a conexão humana. Os pacientes dançam em grupos, fazendo movimentos circulares com os braços e as mãos. Além disso, os movimentos promovem um aprendizado que traz dinamismo e equilíbrio.
Fitoterapia
Ervas medicinais têm substâncias valiosas, que são utilizadas para o tratamento de diversas doenças. Elas podem ser usadas na forma de chás, ou aplicadas de forma direta na pele, por meio de cataplasmas ou pomadas.
Geoterapia
Aqui são utilizadas pedras e cristais, bem como argila, barro e lamas medicinais. Por meio desse contato com a terra, há uma conexão do corpo com a natureza e um restabelecimento do equilíbrio físico e mental.
Hipnoterapia
A hipnose é um estado de extremo foco e atenção. É assim que o hipnoterapeuta consegue conversar com o paciente, que pode falar sobre o que o aflige. Assim, ele consegue tratar medos, depressão, angústia e estresse.
Homeopatia
O homeopata usa substâncias naturais que tratam o corpo como um todo. Em vez de tratar partes do corpo separadamente, o terapeuta trata o problema cuidando do corpo como um todo. Os medicamentos são feitos sob medida.
Medicina antroposófica
A medicina antroposófica amplia o conhecimento da medicina tradicional e tem uma outra visão do ser humano. Dessa forma, trata o paciente analisando-o dos pontos de vista físico, psicológico e espiritual. Assim, muitos transtornos podem ser tratados com essa abordagem.
Meditação
A meditação se trata de uma das principais práticas do mercado de trabalho em terapias integrativas. É uma prática milenar de trazer a atenção para o momento presente e deixar de fora os ruídos exteriores. Com a meditação, o paciente consegue aumentar sua concentração, relaxamento, melhora a respiração e traz mais tranquilidade.
Musicoterapia
A música, com seu ritmo, melodia, letra e harmonia, é utilizada para ajudar na comunicação do paciente, além de promover aprendizagem, expressão e movimento para trazer uma melhora nas relações sociais, mentais e emocionais.
Naturopatia
É uma combinação da medicina tradicional com tratamentos naturais, como aconselhamento nutricional, massagens, acupuntura e exercícios. Assim, o paciente consegue tratar não somente a doença em si, mas todo o corpo.
Osteopatia
O osteopata faz manipulações em membros, articulações e partes do corpo para promover saúde, melhora de sintomas e proporção de bem-estar. O terapeuta trata, assim, todo o organismo, de forma a trazer a harmonia e equilíbrio de volta.
Ozonioterapia
O gás ozônio com o oxigênio, que é administrado de diversas formas, é usado para tratar doenças que vão da área da neurologia até a oncologia. Com a aplicação do gás, o corpo é estimulado a recuperar seu equilíbrio normal.
Quiropraxia
Por meio de movimentos e manobras especiais nas articulações, coluna vertebral e músculos em geral, o quiropraxista pode tratar males como dores, má postura e demais problemas de articulações e membros.
Reflexoterapia
Massagear pontos específicos dos pés, mãos e orelhas têm efeitos em várias partes do corpo, como se esses pontos fossem seu reflexo. Assim, é possível tratar dores, inflamações, dificuldades de movimentação e outros distúrbios por meio dessas manobras.
Reiki
A imposição das mãos transfere energia do terapeuta para o paciente. Assim, ele pode tratar, de forma sistêmica (ou seja, todo o corpo) problemas pontuais, como ansiedade, hipertensão, insônia e dores em geral.
Shantala
É uma massagem feita em bebês e crianças para trazer bem-estar, confiança, afetividade e equilíbrio físico. Pode ser feita por terapeutas e os próprios pais. Assim, essa terapia reforça o vínculo familiar e afetivo.
Terapia comunitária integrativa
São reuniões de moradores da comunidade para reforçar os laços de amizade e cooperação. Isso também ajuda a eliminar o isolamento social e faz o paciente parte integrante de um grupo, que busca a melhoria das suas condições de vida.
Terapia de florais
Extratos de flores específicas são usados para tratar doenças de ordem física e psíquica. O terapeuta faz receitas personalizadas, baseada nas causas e sintomas do paciente. É um tratamento que atua em todo o corpo simultaneamente.
Yoga
É uma prática milenar que une técnicas de respiração a exercícios especiais. Esses trazem resistência, elasticidade e força para o corpo. Além de tratar dores musculares e problemas de postura, ajuda no relaxamento e concentração.