Curso de cibersegurança
- 0 Com

Saiba tudo sobre o curso de Cibersegurança!

Graduação, Guia de Estudos

Curso de ciberseguranca

O curso superior de Cibersegurança é uma ótima maneira de entrar nessa área em ascensão no Brasil e no mundo. Afinal, à medida que os cibercriminosos se tornam mais sofisticados e as notícias de grandes violações chegam ao feed de notícias quase diariamente, a demanda por profissionais de segurança cibernética só aumenta.

Porém, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil passa por uma baixa oferta de profissionais qualificados. Há mais trabalhos do que pessoas prontas para exercer as vagas de tecnologia. E isso acontece, inclusive, com as vagas de segurança cibernética.

As pessoas qualificadas em setores de TI estão sendo bastante valorizadas pelas empresas e dificilmente ficam sem emprego. Então, se você quer ingressar no mercado de cibersegurança, a hora é agora! Comece entendendo como funciona o curso de Cibersegurança e veja como essa formação ajudará você a ingressar no mercado de TI.

Qual é o objetivo da graduação em Cibersegurança?

O curso superior de Cibersegurança tem o objetivo de formar profissionais de segurança cibernética que constroem, testam e analisam sistemas para manter dados protegidos contra hackers e outras ameaças externas.

Ao sair da graduação e entrar no mercado de trabalho, espera-se que um profissional de Cibersegurança consiga identificar ameaças e encontrar maneiras de manter a rede de computadores interna de uma organização segura e protegida contra ameaças como malware, phishing, ataques de senha e outras intrusões.

Existem, no entanto, funções variadas dentro do mercado de tecnologia, e algumas carreiras diferentes de segurança cibernética disponíveis para o graduado em Cibersegurança.

Quais são as principais matérias de Cibersegurança?

Tem curiosidade para saber o que vai estudar na faculdade de Cibersegurança? Confira a grade curricular completa do curso na Ampli:

1.° semestre

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Governança Corporativa;
  • Modelagem de Dados;
  • Redes de Computadores;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2.° semestre

  • Arquitetura de Redes;
  • Linguagem de Programação;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Segurança em Engenharia de Software;
  • Sistemas Operacionais.

3.° semestre

  • Arquitetura de Segurança;
  • Gestão de Continuidade do Negócio;
  • Governança de Segurança;
  • Segurança da Informação e de Redes;
  • Segurança Defensiva – Blue Team;
  • Segurança Ofensiva – Ethical Hacking – Red Team.

4.° semestre

  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Computação em Nuvem;
  • Criptografia;
  • Gerenciamento de Redes;
  • Perícia Forense em Segurança da Informação;
  • Programação para Redes.

Quais habilidades você sai da graduação dominando?

Sabe o que o mercado de tecnologia espera de um profissional de cibersegurança? Existem algumas habilidades das quais não dá para fugir! A boa notícia é que elas são trabalhadas ao longo do curso superior de Cibersegurança. Venha quais são a seguir.

Habilidades para resolver problemas

Como profissional de segurança cibernética, a resolução de problemas desempenhará um papel importante no seu trabalho diário.

Os profissionais precisam encontrar soluções criativas para enfrentar desafios complexos de segurança com muitas tecnologias e ambientes digitais.

Aptidão técnica

A segurança cibernética é um campo de tecnologia. Ao sair da graduação e ingressar no mercado de trabalho, você terá responsabilidades como solucionar problemas, realizar manutenção, atualização de vários sistemas de segurança das informações e implementação de monitoramento contínuo da rede e, por fim, fornecer soluções de segurança em tempo real.

Adquirir uma experiência com a parte técnica é essencial para realizar as atividades diárias de um profissional de segurança cibernética.

Conhecimento de segurança

A segurança cibernética não se limita apenas aos computadores! Você precisa se sentir confortável trabalhando em uma variedade de sistemas operacionais, sistemas de computador, dispositivos móveis, redes em nuvem e redes sem fio, além de se manter em dia com os avanços nesses campos.

Qual a duração do curso de Cibersegurança?

Na Ampli, o curso de Cibersegurança tem duração média de 1 ano e 11 meses. Parece pouco?

É porque essa graduação é oferecida no formato Tecnólogo (não Bacharelado), o que permite ao curso ter uma grade curricular enxuta. Ela reúne as habilidades que o profissional da área vai aplicar no mercado de trabalho.

Como consultar o preço do curso de Cibersegurança? 

A questão financeira é uma das que mais pesam no bolso dos estudantes. Se, para você, essa é uma prioridade, comece fazendo uma pesquisa na internet para descobrir o preço da mensalidade nos principais cursos de Cibersegurança no Brasil.

Por ser um curso superior novo, dificilmente você encontrará a graduação em Cibersegurança em faculdades públicas. A maioria dos cursos é oferecido em faculdades particulares na modalidade de ensino a distância (EAD).

E o melhor de tudo é que os cursos a distância costumam cobrar mensalidades acessíveis para o bolso do estudante, como acontece aqui na Ampli.

Visite o site oficial da faculdade do seu interesse e busque a página do curso superior de Cibersegurança por lá. Normalmente, é nesse local que está o preço da mensalidade de acordo com a modalidade de ensino e todas as outras informações do curso.

Quais são as formas de ingresso no curso de Cibersegurança?

Antes de se matricular em um curso superior, é preciso escolher uma forma de ingresso. Felizmente, as faculdades oferecem mais de uma opção. Assim, o aluno consegue escolher aquela que mais favorece a entrada no ensino superior.

Na Ampli, você pode ingressar na faculdade de Cibersegurança de duas maneiras. Veja os detalhes a seguir.

Vestibular online

O vestibular da faculdade pode ser presencial ou online. No formato presencial, o estudante comparece no dia ao local de prova determinado pela faculdade.

Já no vestibular online, a prova é aplicada inteiramente no formato digital, e o aluno não precisa sair de casa para participar. Nesse caso, você pode agendar o dia e o horário de prova conforme o melhor para a sua rotina.

A prova costuma ser a mesma aplicada no formato presencial e online. Mas podemos dizer que você tem mais chances de conseguir a aprovação no formato digital, devido à possibilidade de fazer a prova no conforto de casa e escolher o melhor dia para você.

Nota do Enem

A pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é outra forma comum de entrar no ensino superior. A maioria das faculdades particulares aceita a nota do Exame como forma de o estudante entrar direto no curso sem precisar fazer a prova do vestibular.

Como se matricular no curso?

Apenas três passos distanciam você da matrícula no curso de Matemática da Ampli. Veja o passo a passo a seguir.

1. Faça sua inscrição

Para começar, basta clicar em Experimente de graça no site da Ampli para preencher a ficha de inscrição com algumas informações pessoais e de contato.

2. Participe da matrícula

Depois da inscrição, a matrícula também é online na Ampli. São três passos:

  1. preencher dados complementares como RG, endereço, estado civil etc.;
  2. aceitar os termos do contrato;
  3. escolher a forma de pagamento para as mensalidades.

Ao escolher o método de pagamento, a matrícula no curso estará efetuada, e as aulas já iniciam na próxima segunda-feira!

3. Envie os documentos necessários

Na etapa final do processo, você precisará enviar fotos dos seguintes documentos pessoais: RG ou CNH, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Caso você tenha perdido ou não tenha acesso fácil a algum desses documentos, não tem problema! Você terá até três meses após a confirmação de sua matrícula para enviá-los na plataforma, ok?

Em que modalidades o curso de Cibersegurança é oferecido?

Como dissemos, a maioria das ofertas de cursos superiores de Cibersegurança acontece na modalidade de ensino a distância. Mas você também pode encontrar esse curso oferecido nas modalidades presencial e semipresencial.

Abaixo, entenda um pouco sobre as diferenças entre essas três modalidades de ensino.

Presencial

As aulas na modalidade presencial acontecem na unidade da faculdade que você escolheu na matrícula. Os encontros têm um ritmo diário, nos horários definidos pela própria faculdade, e demandam o comparecimento presencial dos alunos.

A principal vantagem da modalidade presencial é a oportunidade de aproveitar toda a infraestrutura da faculdade, que pode incluir bibliotecas, salas de aula e salas de mídia.

Semipresencial

A modalidade presencial, como o nome indica, é um formato híbrido. Uma parte das aulas e das atividades acontece na sala de aula física da faculdade, enquanto a outra parte acontece na plataforma online da faculdade — essa é a principal diferença entre EAD e semipresencial.

EAD

Na modalidade EAD, todas as aulas e atividades do curso acontecem na plataforma online da faculdade. Aqui na Ampli, o curso de Cibersegurança acontece em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para onde você ganha acesso ao fazer a matrícula.

No AVA, estão reunidas todas as atividades e avaliações do curso, o informe do desempenho do aluno e outras informações importantes. Você pode acessar a plataforma via Android, iOS ou web (pelo computador ou navegador do celular).

Na Ampli, as aulas são gravadas e ficam disponíveis para você estudar quando quiser! Ainda há a opção de baixar as aulas no seu dispositivo para assistir offline, sem internet.

Qual a importância da faculdade de Cibersegurança?

Há muitas dúvidas, por parte de novos profissionais, se para trabalhar com TI precisa de faculdade. Para as vagas de cibersegurança, isso também pode acontecer com você.

Em partes, essa dúvida se justifica por algo que realmente acontece: há empresas voltadas ao desenvolvimento de softwares e segurança cibernética que não exigem dos candidatos um diploma na área.

Experiências anteriores e o portfólio é, muitas vezes, o suficiente para se candidatar a uma vaga no mercado de tecnologia. Então, isso significa que ter um diploma é algo inútil, certo? Errado.

Em muitos casos, esse pode ser um pré-requisito para se candidatar a uma vaga de trabalho. Há vagas no mercado de tecnologia restritas a quem tem, pelo menos, um diploma de graduação, independentemente do nível de experiência ou habilidades.

E mesmo quando o diploma não é obrigatório, ele dá alguma vantagem competitiva sobre candidatos autodidatas que não passaram pela faculdade. Isso porque o diploma é um atestado das suas habilidades como profissional.

Ao longo do curso de Cibersegurança, você entrará em contato com as principais técnicas, habilidades e atuações necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Espera-se que você saia da faculdade pronto para ocupar suas primeiras vagas na indústria.

Também é durante a faculdade que você pode dar início à sua rede de contatos (networking), criando relações profissionais que, no futuro, podem abrir oportunidades para você.

Por que estudar na Ampli?

A Ampli acredita que o ensino superior pode transformar a vida das pessoas por meio da educação online. Ao ingressar em nossa graduação em Cibersegurança, você tem acesso a várias vantagens que garantem uma experiência personalizada na graduação. Confira!

Curta duração

Como vimos, o curso de Cibersegurança tem duração de 1 anos e 11 meses. O aluno ainda pode encurtar esse tempo, assistindo às aulas e cumprindo as avaliações do curso em um ritmo acelerado de estudos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Ampli fica disponível para os alunos por 24 horas, 7 dias por semana. Assim, você pode organizar seu calendário de estudos para realizar as atividades do curso e se formar em pouco tempo.

Aulas pelo celular

Dentre as principais vantagens do EAD, está a flexibilidade para estudar de onde quiser e na hora que quiser. Você ainda pode usar o aplicativo da Ampli para baixar as aulas no seu celular e assistir até sem internet.

Mensalidade acessível

A mensalidade do EAD na Ampli foi pensada para caber no seu bolso. O valor não passa por ajustes inesperados ou cobranças exorbitantes. Você ainda pode estudar o primeiro mês de graça na Ampli: caso cancele a matrícula dentro desse período, também não terá custos.

Suporte ao aluno

Na Ampli, toda comunicação ocorre no ambiente digital. Você pode entrar em contato com a nossa equipe por e-mail ou mensagem no chat do site.

O time de atendimento da Ampli está disponível de segunda a sexta-feira em horário comercial. Se precisar tirar uma dúvida, conte com a gente.

Faça sua inscrição e comece sua graduação!

É isso, chegamos ao final! Esperamos que tenha gostado de conhecer o curso de Cibersegurança, ou cyber security, afinal de contas, se você já chegou até aqui, é da casa. Agora, o mais importante é avaliar se você tem o perfil para começar nessa graduação e entrar no mercado de cibersegurança.

O que está esperando? Acesse o site da Ampli e faça já sua inscrição no curso!

COMENTÁRIOS