- 0 Com

Jornalismo EAD: conheça essa modalidade!

Guia de Estudos

A área do jornalismo é uma profissão tradicional, mas ainda é muito procurada graças a sua extrema relevância na investigação, análise e divulgação de acontecimentos e eventos cotidianos no país e no mundo.

Por essa razão, se você considera trabalhar jornalismo, tem grandes chances de sucesso. Para atuar na área, recomendamos que obtenha um diploma de curso superior e felizmente hoje existem opções para além do ensino presencial.

Continue lendo o nosso artigo para entender como funciona o curso de jornalismo EAD:

Entenda como funciona a Faculdade de jornalismo a distância!

O jornalista é o profissional responsável por comunicar informações relevantes ao público com base em fontes confiáveis. Ele pode atuar nos setores público ou privado, por contrato ou mesmo de forma autônoma.

Entre os cargos principais e mais bem pagos que pode assumir estão o de redator, repórter, editor e assessor de imprensa.

Para isso, recomenda-se que você invista em uma graduação na área. Durante o curso, você vai se familiarizar com temas como fotojornalismo, gêneros jornalísticos e design editorial.

Uma vez formado, pode escolher trabalhar em áreas em alta como correspondência internacional, reportagem e comunicação institucional. Seu trabalho poderá ser exposto em blogs, portais de notícias, revistas, redes sociais etc.

E na hora de escolher a graduação ideal, você se depara com a opção de fazer o curso na modalidade EAD. O curso de jornalismo a distância possui a mesma qualidade do ensino presencial e conta ainda com vantagens exclusivas.

Neste formato de aprendizado, os estudantes acessam os conteúdos por meio de uma plataforma online de ensino, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Na plataforma mencionada, os alunos então têm acesso a informações por meio de videoaulas, áudios e textos, podendo ainda entrar em contato diretamente com os professores e usufruírem de atividades dinâmicas.

É a tecnologia servindo como aliada do ensino para garantir as mesmas oportunidades de aprendizado para pessoas com diferentes necessidades. Com esta dinâmica, os estudantes são beneficiados com uma maior flexibilidade de horários e a praticidade na hora do estudo.

O mercado de trabalho hoje está igualmente receptivo à educação EAD, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) exige que não haja nenhuma diferença entre os diplomas de cursos EAD e presenciais.

O ensino a distância também proporciona outra vantagem excelente: mensalidades com menor custo. Sabemos que investir em uma graduação é uma tarefa que exige um comprometimento financeiro considerável e com o EAD, é possível usufruir de um bom custo-benefício.

Assim sendo, você consegue se capacitar sem precisar sacrificar outras obrigações cotidianas. Ao ingressar na graduação de jornalismo EAD, você cria a própria agenda de estudos e consegue até mesmo baixar as aulas para assistir off-line quando quiser. O acesso completo ao conteúdo está à sua disposição a qualquer momento.

Saiba as diferenças entre a Faculdade de Jornalismo semipresencial e EAD!

Já tratamos sobre as características principais do curso de jornalismo a distância, então agora é o momento de entender quais as diferenças entre a graduação de jornalismo semipresencial e EAD.

Afinal, existem muitas diferenças? Um formato de ensino é melhor do que o outro? Como você pode escolher o que melhor se encaixa em suas necessidades e possibilidades?

Confira abaixo as nossas recomendações para obter maior segurança antes de fazer a sua escolha:

Faculdade de Jornalismo semipresencial

Optando pela faculdade de jornalismo semipresencial, o estudante escolhe um modelo de ensino híbrido, em que terá acesso aos conteúdos disponíveis online e ao mesmo tempo precisará visitar um polo presencial algumas vezes ao mês, seja para assistir aulas ou fazer provas e/ou trabalhos.

Dessa maneira, o estudante usufrui das características de ambas as modalidades: a flexibilidade oferecida pelo EAD e o contato direto com professores e colegas de classe.

Como uma grande vantagem, você poderá participar de grupos de estudos e discutir abertamente sobre trabalhos cara a cara. Para muitas pessoas, este contato direto pode auxiliar na tomada de decisão e diminuir os atritos e discordâncias sobre questões acadêmicas.

Por outro lado, deslocar-se até a faculdade, ainda que em menor frequência, pode se tornar desgastante, seja por conta dos horários das aulas ou mesmo pela distância até o polo presencial. Afinal, é importante lembrar que neste modelo, a presença nas aulas conta na carga horária e, logo, a ausência pode impactar o seu aprendizado.

Faculdade de Jornalismo a distância

Já quem escolhe cursar jornalismo a distância, está optando por uma modalidade com mensalidades muito mais acessíveis e que oferece conteúdo de qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar.

O EAD tem a proposta de oferecer autonomia para o estudante, partindo do pressuposto que cada um vive uma realidade diferente e, dessa maneira, o ideal é que a forma de aprendizado se molde ao aluno e não o contrário.

Em contrapartida, a falta do contato físico pode ser difícil para algumas pessoas concluírem trabalhos ou mesmo se concentrarem nas aulas. Sobretudo se é alguém que sempre estudou no modelo presencial.

Assim sendo, não existe uma modalidade melhor que a outra, existe aquela que se encaixa melhor com o seu estilo de vida e preferências. Algo que influencia muito na decisão é a disponibilidade de tempo da pessoa.

A qualidade do conteúdo é a mesma, a depender da instituição escolhida (invista em uma que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)), o que garante que os estudantes de ambas as modalidades tenham as mesmas possibilidades de crescimento com base no estudo.

Então considere a sua rotina de trabalho, sua vida doméstica, a possibilidade de deslocamento fixo, suas possibilidades financeiras e outros elementos antes de decidir. Busque a opção mais adequada para que possa investir no seu futuro com o mínimo de dificuldade possível.

Conheça o AVA e o Portal do Aluno da Ampli!

Com o intuito de auxiliar os estudantes a organizarem e realizarem as atividades do curso com mais facilidade, a instituição Ampli disponibiliza duas plataformas digitais: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Portal do Aluno (PDA).

O AVA funciona como uma sala de aula digital bastante intuitiva, tanto na modalidade EAD como na semipresencial. Logo, dentro da plataforma, os estudantes têm acesso a diferentes conteúdos como provas, exercícios e videoaulas. Também podem conversar com professores e colegas por meio de fóruns interativos.

O Portal do Aluno, por sua vez, é a plataforma por onde os graduandos conseguem consultar suas informações acadêmicas como disciplinas, horários de aulas, notas e até o status de pendências financeiras. Basta utilizar um dispositivo conectado à internet e o acesso pode ser feito de qualquer lugar a qualquer hora.

A Ampli te ajuda a conquistar o diploma de curso superior!

Para atuar em jornalismo e trabalhar em emissoras de TV, jornais, agências e outros meios de comunicação, ou até mesmo por conta própria, você precisa escolher um curso superior de qualidade. É aqui que a Ampli entra!

Oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, a Ampli aplica um modelo inovador de aprendizado que se adapta às necessidades do aluno. A instituição se compromete a oferecer aulas online focadas nas competências buscadas pelo mercado de trabalho.

Por mensalidades fixas de R$149,99*, você investe no seu futuro e aumenta as suas chances de crescer profissionalmente. Então não perca tempo e se inscreva no bacharelado de jornalismo EAD da Ampli agora mesmo.

*Sujeito a alterações

COMENTÁRIOS