músicas para relaxar
- 0 Com

Música para estudar e relaxar: conheça 2 playlists do Spotify

Guia de Estudos

Muitos podem achar que estudar ouvindo música atrapalha na concentração. Mas a verdade é que a música acalma a mente e produz vários efeitos positivos no corpo!

Um estudo de Stanford, renomada Universidade dos EUA, descobriu que a música “ativa o cérebro para prestar atenção”. Usar a música para estudar ativa os dois lados do cérebro, ajudando a maximizar o aprendizado e melhorar a memória. Para explicar mais sobre esse assunto, neste post iremos falar sobre:

Os benefícios da música

Que todo mundo adora escutar música, isso é um fato – seja para se divertir, praticar atividades físicas, fazer aquela faxina em casa ou até mesmo para estudar. Mas além do fator entretenimento, você sabia que a música traz vários benefícios para o corpo e para o cérebro?

Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (UMD Medical Center), nos Estados Unidos, revelou que a música reduz níveis de estresse tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes cardíacos, diminuindo assim a ansiedade e a velocidade dos batimentos do coração por minuto.

A música causa por si só um poderoso efeito no corpo humano

Podemos citar diversos benefícios da música, como por exemplo:

  • • Redução do estresse;
  • • Diminuição dos níveis de ansiedade;
  • • Melhoria na administração das emoções;
  • • Melhoria no desempenho em atividades;
  • • Promoção da sensação de alívio;
  • • Acalma e ajuda a relaxar;
  • • Melhoria na capacidade de concentração.

Qual é a melhor música para estudar?

A ansiedade muitas vezes pode ser um obstáculo no momento de estudar, dificultando a concentração e o aprendizado de algum conteúdo. Pesquisas revelam que ouvir suas músicas favoritas pode reduzir a ansiedade tanto quanto uma massagem! 

Além disso, ouvir sua música predileta pode aliviar a tensão e te ajudar a colocar as emoções sob controle.

Veja também: 10 dicas para melhorar a sua rotina de estudos no EAD.

Nesse caso, vale citar também um estudo da Universidade de Stanford que mostrou que: “[…] técnicas musicais usadas por compositores de 200 anos atrás ajudam o cérebro a organizar as informações recebidas”. Estamos falando de Beethoven, Chopin, Mozart, Bach… grandes nomes da música clássica.

Música Clássica

Pesquisas realizadas com estudantes universitários mostraram que algumas composições musicais deixavam o cérebro dos estudantes suscetível a prestar atenção, processar as informações e registrar aquilo que é aprendido na memória.

Sendo assim, a música clássica possui importante papel para melhorar o desempenho nos estudos!

Músicas Instrumentais

Ouvir uma música relaxante alivia a tensão muscular e aumenta a capacidade de concentração. As músicas instrumentais são perfeitas para isso! Batidas calmas e suaves ajudam em qualquer sessão de estudos. Pegue seu fone de ouvido e desfrute dos benefícios 🙂

Playlists para estudar e se concentrar

Com o objetivo de ajudar os estudantes, nós, da Ampli criamos duas playlists para você ouvir no Spotify, pelo aplicativo para celular ou na versão web. A primeira playlist é indicada para ouvir enquanto estuda, enquanto a segunda é ideal para ouvir no final do dia, após encerradas todas as atividades de trabalho e estudo.

Aproveite e siga o perfil da Ampli no Spotify!

Músicas para estudar e relaxar

Falando de música para estudar, recomendamos aquelas com batidas calmas, como as músicas instrumentais. Músicas instrumentais são aquelas produzidas exclusivamente por instrumentos musicais como piano, saxofone, violino, entre outros. Em alguns casos, existe um(a) cantor(a) ou voz, mas de forma geral, apresentam somente as composições instrumentais.

Ouvir esse gênero de música enquanto estuda favorece a concentração, o relaxamento e diminui drasticamente os níveis de estresse.

Termine com música clássica

Bateu o cansaço depois de algumas horas de estudo? Termine com música clássica! A música clássica ou música erudita, produzido com fins religiosos. Este gênero musical surgiu na Europa e foi marcado por influências do período medieval, se desenvolvendo a partir da idade média.

Está comprovado cientificamente que a música clássica trata eficazmente a insônia em estudantes universitários.

COMENTÁRIOS