Qual a diferença entre MBA e especialização?
- 0 Com

Pós-graduação: qual a diferença entre MBA e Especialização?

Guia de Estudos

pós-graduação: mba e especialização

Pesquisas mostram que aqueles que investem em uma pós-graduação possuem salários maiores do que aqueles que não possuem. Um estudo do Instituto Semesp (Excelência a Serviço do Ensino Superior) mostrou que profissionais que têm uma pós ganham de 150% a 255% a mais do que os profissionais que têm graduação.

Mas afinal, qual a diferença entre MBA e Especialização? Para entender melhor as diferenças e os tipos de programas existentes, fique conosco e descubra:

Entendendo a pós-graduação

A pós-graduação é uma formação acadêmica destinada àqueles que já concluíram um curso de nível superior. Como o nome mesmo sugere, a pós-graduação é realizada após a conclusão do curso de graduação. Dessa forma, o estudante consegue obter conhecimentos complementares para se aperfeiçoar em campos mais específicos de atuação.

A pós conta com dois tipos de programas: lato sensu e stricto sensu. Para entender as diferenças, iremos citar as definições de pós-graduação dadas pelo MEC:

Pós-graduação lato sensu

As pós-graduações lato sensu, que significa “em sentido específico” em latim, são as Especializações e os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Esses programas possuem carga horária mínima de 360h e no final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão.

Vale ressaltar que a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Segundo resolução do MEC, a pós-graduação pode ser ofertada por faculdades desde que a instituições de ensino superior esteja credenciadas no MEC. 

Veja também: Como funciona o processo de reconhecimento de cursos pelo MEC?

Ainda não sabe qual curso de pós-graduação fazer? Faça o nosso quiz e descubra o curso que é 100% a sua cara!

Pós-graduação stricto sensu

As pós-graduações stricto sensu, que significa “em sentido amplo” em latim, são os programas de Mestrado e Doutorado que atendem as exigências e editais de seleção de alunos das instituições de ensino superior. No final do curso, o estudante receberá o diploma com o respectivo grau académico – Mestre ou Doutor.

Diferença entre MBA e Especialização

Agora, já sabemos o que é uma pós-graduação e as características de cada programa. Mas qual é a diferença entre MBA e Especialização? Vamos entender os detalhes de cada tipo de pós lato sensu:

Curso de Especialização

A especialização é um curso com disciplinas mais específicas e práticas, voltadas para quem deseja se aprofundar ou adquirir conhecimento sobre um tópico específico. Assim, você melhora o seu desempenho profissional e consegue negociar uma melhor remuneração ou até mesmo realizar uma transição de carreira.

CTA cursos de pós-graduação da Ampli

Curso de MBA

MBA é a sigla para a palavra em inglês Master in Business Administration. Se trata de um curso com disciplinas mais generalistas, voltada para a gestão e prática profissional. Este curso é ideal para quem tem mais experiência no mercado de trabalho e deseja liderar equipes e projetos. Com um MBA você consegue melhores oportunidades de emprego e até uma promoção de cargo.

Na pós-graduação o aluno recebe diploma ou certificado?

Conforme mencionamos anteriormente, o MEC deixa claro que os estudantes de Especialização e MBA recebem certificado, enquanto os estudantes de Mestrado e Doutorado recebem diploma.

Pós-graduação na Ampli

Aqui na Ampli, oferecemos mais de 200 cursos de pós-graduação a distância com tempo de duração entre 5 e 9 meses em diversas áreas do conhecimento. A nossa pós-graduação é intensiva, ou seja, você estuda sem pausas e em poucos meses conquista o seu certificado.

Veja também: Quais são as diferenças entre Faculdade EAD x Presencial?

Além dos cursos próprios, temos também a pós em parceria com o Coursera: sem pagar nada a mais por isso, o aluno recebe acesso gratuito a conteúdos de universidades renomadas e empresas líderes, como o Facebook, IBM, Google, USP e outros, para potencializar o aprendizado e turbinar o currículo!

COMENTÁRIOS