Pós Graduação em Letras: Tudo que você precisa saber

O curso superior em Letras concede o título de bacharel a aqueles que optam pelo bacharelado, voltado para o campo da pesquisa, e licenciado para os que optam pela graduação plena em licenciatura, que nada mais é do que a formação de docentes. Ambos os títulos são recebidos após o término do curso, seja ele de longa ou curta duração. 

Após formado, o graduado tem diversas possibilidades de cursos de especialização em sua área, isso porque a depender de sua área de atuação, há inúmeros cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades específicas. 

Descubra tudo sobre especialização em letras

Após formado espera-se que o aluno e, agora, graduado tenha em mente uma área de atuação ao qual pretenda seguir. Ao longo do curso de Letras ele irá se deparar com matérias que representam linhas de pesquisas em diversas áreas, por isso, seus estudos podem se voltar para aquela que melhor se adequa a sua realidade. 

Se, por exemplo, ao longo do curso o estudante optou por lecionar aulas aos alunos do ensino médio, é interessante pensar em uma especialização que contemple sua formação continuada, aperfeiçoando metodologias e conhecimentos indispensáveis para a sala de aula. Isso não significa que ele pode seguir somente essa área. Na prática os cursos de especialização são abrangentes e ofertados de acordo com o interesse do estudante. O indivíduo formado em Letras pode se candidatar a um curso de Artes, visto que são áreas que se conversam, sem contar que agrega valor ao currículo.

Se for necessário, defina uma área de interesse e permaneça nela   

Algumas pessoas optam em seguir a área acadêmica e, nesse caso, durante a graduação ocorre a definição e delimitação de sua área de interesse, isso porque muitas vezes a pessoa se identifica com uma determinada matéria, e vê a possibilidade de explorar o conhecimento, tornando-se especialista naquele assunto. 

O interesse em permanecer numa determinada área se dá pela abordagem que ela vai oferecer e a linha de pesquisa que será determinante para que o indivíduo delimite seu projeto. Então, ao optar por estudar literatura, é recomendável que permaneça nessa área de concentração, para sua organização pessoal e profissional, seguindo a mesma linha teoria e de raciocínio. Mas isso não impede que outros cursos sejam feitos para aprimorar seus conhecimentos. Afinal, a pós-graduação pode ser feita a qualquer momento após a finalização da graduação. 

Pós-graduação quando e onde quiser! 

Como já dito, a pós-graduação é um curso específico, voltado para aqueles que já possuem diploma de curso superior, e pode ser feito a qualquer momento, sem necessidade, dependendo do tipo de especialização, de provas. Para isso, basta buscar por faculdade e universidades que ofertam cursos na sua área. Mas para entender melhor como funciona, é necessário entender como se dividem os cursos de pós-graduação. 

Modalidades de pós-graduação 

As especializações são divididas em lato sensu e stricto sensu, sendo a primeira voltada para aperfeiçoamento de uma área específica, enquanto a outra, tem o lado acadêmico mais forte, e até por isso o tempo de duração é diferente. 

Lato Sensu 

Essa modalidade busca aperfeiçoar a área de concentração e habilidade já adquiridas na graduação, por isso, muitos profissionais que já estão formados e atuando no seu segmento, buscam por especializações específicas para consolidar suas habilidades. Com tempo menor de duração, as especializações de modalidade Lato Sensu possuem os chamados MBA, que são formações voltadas para administração e gestão. Formados podem se inscrever em cursos que sejam do seu interesse, mesmo que não seja sua área. Por exemplo, um indivíduo formado em Letras pode cursar uma especialização em administração, caso necessite aprimorar seus conhecimentos ou esteja em contato, por meio de um trabalho, nessa área. 

Stricto sensu

Nesta modalidade, o principal objetivo dos estudos é a pesquisa realizada em torno do projeto acadêmico. Nesse caso, os estudos ao longo dos anos giram em torno de um questionamento apontado durante o processo de seleção, chamado de projeto de pesquisa. Assim, o estudante tem até 24 meses para defender sua pesquisa, baseando seu texto em evidências acadêmicas. 

Qual o título que eu recebo ao concluir uma especialização? 

Se você optar por realizar uma pós-graduação modalidade lato sensu, ao final do curso você receberá um certificado de conclusão, com informações da grade das matérias, tempo de duração e assinatura do responsável, sendo assim, você receberá o título de especialista na área. 

Já na modalidade strictu sensu, ao final da defesa de sua tese, o estudante recebe um diploma de conclusão, tornando-o mestre ou doutor naquele assunto e, assim como na especialização ou graduação, o diploma terá informações relevantes sobre carga horária, matéria e outros. 

Especialização em Letras pode ser feita no modelo EAD? 

Sim! As plataformas de Ensino à Distância (EAD) são alternativas para quem possui uma rotina dinâmica e sem muito tempo para se deslocar para os centros de ensino. A plataforma da Ampli oferece cursos de pós-graduação para diversas áreas de interesses, com ampla oferta de especializações e MBA. 

Formas de ingresso na pós-graduação 

Aqui na Ampli é muito fácil! Basta selecionar o curso do seu interesse, realizar a matrícula e enviar os documentos necessários. Lembrando que para realizar a pós-graduação é necessário obter o diploma de conclusão do ensino superior. A entrega de documentos é indispensável para solicitar o certificado ao final do curso. 

Qual o perfil do aluno de pós-graduação?

Ser curioso e gostar de estudar estão entre os atributos que o aluno Ampli precisa ter, mas claro, cada curso leva em consideração a área de atuação do indivíduo. Ao selecionar a pós do seu interesse, a própria descrição revela um perfil esperado do aluno, mas calma, como já dito, as especializações são voltadas para aperfeiçoamento e direcionadas ao mercado de trabalho. Por isso, sinta-se livre para escolher a que melhor se adequa ao seu perfil!

A Ampli te ajuda a realizar o sonho de pós-graduação! 

Acesse agora mesmo a seção de pós-graduação da Ampli. Faça sua matrícula e teste grátis nossos cursos. São diversas opções para agregar no seu currículo e fazer diferença! Não perca mais tempo. 

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo