O que faz um profissional de Artes Visuais? Conheça as principais funções!

Muita gente associa as Artes Visuais a exposições, museus e peças de decoração. Mas sabia que, além desses caminhos tão interessantes, a profissão traz oportunidades muito mais diversas do que isso?

Para você entender melhor o que faz um artista visual e em quais áreas você pode se especializar, principalmente como aluno EAD, preparamos este post com tudo o que é preciso saber na hora de escolher essa graduação. Confira!

O que faz um profissional de Artes Visuais?

Profissionais que se graduam em uma faculdade de Artes Visuais saem dela preparados para conceber, produzir, avaliar e criticar obras de arte de cunho visual, seja dentro de contextos de valor cultural, valor de expressão ou valor de mercado.

O curso oferece um misto de matérias teóricas e práticas para que estudantes desenvolvam a capacidade de pensar em conceitos materiais e abstratos dentro de diferentes contextos e, assim, fomentar visões artísticas em diversos estilos e técnicas.

É um tipo de graduação que pode ser feita tanto em cursos presenciais quanto EAD e semiprecencial, com um currículo suficiente para que graduados se formem já com todo o conhecimento necessário para se inserir no mercado em diversas especializações, áreas e propostas.

Em quais áreas de mercado você pode se especializar?

O artista visual pode atuar em diversas áreas ligadas à produção e crítica de arte, inclusive transitar entre elas sem muita dificuldade — desde que haja o interesse e constante renovação de seu olhar sobre novos estilos e formatos.

Ou seja, é uma pessoa preparada para enxergar e produzir arte da maneira que se sentir mais à vontade em se expressar. Mas no que exatamente você vai poder trabalhar quando fizer faculdade de Artes visuais? Veja as principais oportunidades que o mercado oferece.

História da Arte

Muitas pessoas se apaixonam tanto pela arte como forma de cultura e expressão que preferem seguir carreiras acadêmicas dentro da área. As principais delas são as de historiador, pesquisador ou professor de História da Arte.

São pessoas capacitadas para analisar, avaliar e estudar peças artísticas de diferentes períodos e localizações, com o foco na conexão da História da Arte com a própria sociedade em que essas peças foram produzidas.

Crítica

Outro caminho para profissionais que seguem carreira acadêmica é a crítica de arte, mais direcionada para o mercado de consumo.

Pessoas capazes de analisar produções artísticas com uma visão de valor estético, conceitual e social e que, com isso, conseguem fazer curadorias e indicações para o público — atuações que se tornaram ainda mais aquecidas com a produção de conteúdo digital e redes sociais.

Artes plásticas

Passando das especializações acadêmicas para a prática, como você pode criar e apresentar a sua própria arte no mercado?

A maneira mais direta e preferida por muitos artistas visuais é com a comercialização de suas obras em artes plásticas: pintura, cerâmica, escultura, instalações e peças interativas, além de qualquer outro canal que você encontre para se expressar.

A internet hoje é uma importante aliada dos artistas plásticos por se tornar um canal de divulgação e venda do trabalho. É possível também demonstrar suas peças para centros de exposição, museus e curadores e encontrar um espaço físico que apresente seu trabalho para o público. 

Fotografia

Muitas pessoas, quando pensam em Artes Visuais, associam a atuação dessa profissão principalmente às artes plásticas. Mas o mercado para profissionais da área vai muito além de pinturas, esculturas e exposições. Vamos falar um pouco mais dessas áreas começando pela fotografia.

Sim, fotografia pode ser considerada uma arte visual, já que consiste na criação de cenas estáticas utilizando a luz. Artistas visuais com essa aptidão podem usar as câmeras tanto para projetos de relato (fotos de eventos, retratos e outros registros) quanto uso para arte abstrata, fazendo uso de formas e cores como uma maneira de expressão bastante artística.

Cinema

O cinema hoje também possui uma grande demanda de artistas visuais. Além da própria composição de cenas, unindo iluminação e disposição de elementos, profissionais com essa graduação podem se especializar em produção e cenografia.

Geralmente, essa criação conta não só com pinturas como móveis e decoração — para quem gosta da parte tridimensional das artes plásticas. Seja replicando estilos de época ou criando novos olhares contemporâneos, é um caminho que permite profissionais explorarem muitos lados da própria arte.

Games

Os videogames estão se mostrando uma extensão do trabalho que é feito há um século por artistas visuais no cinema. Neste setor, existe a mesma busca por pessoas capazes de conceituar e criar conjuntos de peças e elementos visuais que componham cenas.

A diferença neste caso está no formato digital. Em vez de colocar seu talento para a criação de obras físicas, a arte é expressada por meio de pixels e modelos tridimensionais, que podem ser explorados e manipulados diretamente pelo jogador.

Desenho e animação

As ferramentas de desenho digital expandiram muito as possibilidades de mercado de artistas visuais nos últimos anos. Com tablets ou mesas digitalizadoras, além de softwares que simplificam o fluxo de trabalho, esse tipo de profissional tem à sua disposição ferramentas que aceleram e facilitam muito o seu trabalho.

Um setor que está muito aquecido atualmente para esse tipo de profissional é o de marketing e comunicação. Com a necessidade que empresas têm de criar a própria linguagem visual, o artista especializado ganha valor por saber fazer essa ponte entre o conceito de uma marca e a forma como ela se apresenta.

A Ampli ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Como você pôde ver, a faculdade de Artes Visuais pode abrir inúmeras possibilidades de mercado, muito além da produção própria de peças de arte para exposição. Seja como profissional de audiovisual, artista digital e/ou trabalhando com ensino ou crítica, a graduação prepara você para o caminho que quiser seguir.

E a Ampli pode ajudar a alcançar esse sonho ainda mais rápido e com menos obstáculos! Em nosso curso de graduação em Artes Visuais, você conta com todas as vantagens do EAD em um curso de 2 anos e 4 meses — com bacharelado em uma instituição que tem nota máxima no MEC.

Agora que você entende melhor o que faz um profissional de Artes Visuais, sabe quantas oportunidades te esperam. Com a bagagem da História da Arte e um olhar para o futuro, você tem tudo para ser a próxima pessoa a ter sucesso na área.

Que tal então dar o primeiro passo? Entre agora no site da Ampli, faça sua inscrição e ganhe um período de testes grátis!

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo