Áreas de atuação de Ciências Biológicas: confira as opções do biólogo!

Para descobrir se a faculdade atenderá às suas expectativas profissionais, é preciso conhecer os caminhos que poderá trilhar depois que conseguir o diploma. Com o curso de Ciências Biológicas, por exemplo, você terá dezenas de áreas para atuar e se especializar no futuro.

Se tem interesse nesse curso, vale a pena conhecer as profissões para quem faz Ciências Biológicas no ensino superior. Neste post, separamos as principais áreas de atuação e algumas dicas de como escolher a melhor instituição de ensino. Confira!

Conheça 5 áreas em alta de Ciências Biológicas

Há muitos setores em que você pode trabalhar com uma formação profissional em Ciências Biológicas. A seguir, separamos as áreas em alta nesse campo. Dê uma olhada e veja com qual delas você mais se identifica.

1. Ensino

O trabalho com o ensino está entre as principais motivações de quem busca uma formação em Ciências Biológicas. Contudo, é necessário fazer o curso de Licenciatura para adquirir uma formação pedagógica e atuar na sala de aula. Após a graduação, o professor de Biologia está apto a dar aulas na educação básica (níveis fundamental e médio).

2. Bioinformática

A bioinformática envolve a aplicação das técnicas da informática em áreas da Biologia. O bioinformata lida frequentemente com assuntos de Ciência da Computação, Estatística, Engenharias e Matemática para analisar e interpretar dados biológicos. Esse profissional trabalha em laboratórios, em centros de pesquisa e em indústrias.

3. Genética e Biotecnologia

A profissão do biotecnólogo é outra atuação que envolve pesquisa e tecnologia nas Ciências Biológicas. O profissional que segue essa carreira estuda micro-organismos e suas genéticas para melhorar a qualidade de alimentos, produzir fármacos e realizar contribuições no tratamento de doenças.

4. Controle de Pragas e Vetores

O biólogo que combate pragas e vetores tem papel importante na aplicação de técnicas para prevenir e combater doenças em bairros e em cidades. É um trabalho com grande necessidade no serviço público. A rotina do biólogo envolve coordenar e acompanhar equipes de dedetização e outras práticas que minimizem o efeito de pragas.

5. Zoologia

Zoologia é o estudo dos animais. O zoólogo tem contato com essa área de atuação desde a graduação, pois Zoologia é um dos principais assuntos na grade curricular da faculdade de Ciências Biológicas. Quem se especializa na área está apto a fazer a gestão de parques, zoológicos e reservas naturais, além das oportunidades de atuação em centros de pesquisa.

Veja o que considerar para escolher a faculdade

Agora que você conhece as áreas mais bem-pagas e as principais profissões em Ciências Biológicas, chegou a hora de saber como buscar uma faculdade para começar sua carreira.

A faculdade é o primeiro passo para atuar em Ciências Biológicas, e a instituição de ensino tem um peso muito grande na qualidade da sua formação profissional.

Abaixo, separamos três critérios que podem guiar sua pesquisa das instituições de ensino. Continue a leitura para conferir!

Avalie a grade curricular

A grade curricular é o cronograma com as disciplinas organizadas em semestres/períodos. É muito importante avaliar a grade para saber se a faculdade oferece disciplinas alinhadas com os desafios que o profissional vai encontrar depois do curso.

Todas as grades curriculares ficam normalmente disponibilizadas no site oficial da instituição de ensino. Então, basta uma pesquisa rápida para tirar essa dúvida.

Priorize a flexibilidade na graduação

Como a instituição de ensino superior influenciará bastante sua experiência na graduação, conheça os diferenciais da instituição e veja se ela oferece condições adequadas para você.

Por exemplo, se pensa em fazer uma faculdade particular, de nada adianta se comprometer em pagar uma mensalidade que não cabe no seu bolso. Pode ser importante buscar instituições de ensino com mensalidades mais acessíveis.

Considere o custo-benefício

Uma faculdade pode oferecer várias maneiras de tornar a experiência da graduação mais agradável ao aluno, desde a sua equipe de suporte à facilidade para assistir às aulas. Então, considere todas as vantagens que você terá ao entrar na graduação.

A Ampli te ajuda a realizar o sonho da faculdade

A faculdade Ampli tem formado profissionais qualificados na área de Ciências Biológicas para dar aulas no ensino fundamental e ensino médio.

A prioridade da nossa faculdade é oferecer educação de qualidade ao alcance de todos por meio de vantagens que tornam a graduação um investimento que vale realmente a pena!

Abaixo, separamos todos os diferenciais de ingressar no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ampli. Confira e veja o que espera você no ensino superior!

Aulas pelo celular

Os cursos de graduação da Ampli são oferecidos no formato de Ensino a Distância (EAD), com inúmeras vantagens, pois avaliações, atividades e aulas são online. Sendo aluno EAD, você pode estudar pelo computador ou pelo celular.

E o melhor: no aplicativo Ampli, você tem a opção de utilizar sua conexão Wi-Fi para baixar as aulas e assistir sem internet.

Sem mensalidade abusiva

A mensalidade na Ampli para todos os cursos de graduação é a partir de R$ 149,99. Além do valor acessível, você não precisa se preocupar com reajustes abusivos.

Graduação mais rápida

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Ampli tem duração de 2 anos e 6 meses. É um período mais curto comparado a outras instituições de ensino que oferecem o curso.

Você ainda pode emendar um módulo no outro, antecipando as aulas em períodos de férias, como no mês de janeiro e dezembro, para conquistar o diploma ainda mais rápido!

Vestibular online

Na era do smartphone e de cursos EAD e semipresenciais, vestibular presencial já é coisa do passado. Aqui na Ampli, você pode se inscrever e participar do vestibular sem sair de casa. A prova digital por ser feita pelo celular ou computador: a decisão ficará por sua conta.

Você também não precisará pagar nada para participar do vestibular online nem para fazer a matrícula posteriormente. Maravilha, não é?

Inscreva-se já no vestibular!

Viu como é extensa a gama de profissões nas Ciências Biológicas? Agora que você já conhece as principais áreas de trabalho, será mais fácil tomar uma decisão segura de se matricular na graduação.

O que está esperando? Aproveite a visita para se inscrever no vestibular online da Ampli e garantir sua vaga no ensino superior!

* Sujeito a alterações

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo