como fazer portfolio design gráfico
- 0 Com

Design Gráfico: como criar um portfólio profissional?

Guia de Profissões

como criar um portfolio de design gráfico

O Design Gráfico é principalmente visual. Assim, currículos que são feitos com base em textos falam sobre a experiência profissional, mas não são capazes de mostrar o quão bom o designer gráfico é. O designer pode ter um currículo nos moldes tradicionais, mas pode também fazer um trabalho artístico bacana para mostrar o que sabe. E um portfólio é um plus. É com ele que o profissional vai mostrar, na prática, aquilo que o currículo informa.

Por isso no post de hoje, vamos ensinar como criar um portfólio de design gráfico.

Como criar um portfólio de Design Gráfico?

É possível criar um portfólio de design gráfico, tanto em meio impresso como digital. Afinal, é preciso pensar na diversidade dos clientes. Os mesmos podem precisar de trabalhos como outdoors e banners ou também peças digitais, sites e catálogos virtuais. Para ajudá-lo a conquistar seus clientes, veremos a seguir como elaborar um portfólio, além de alguns sites nos quais você pode publicar seu trabalho.

Tipos de portfólio: físico e online

Sabemos que o mercado de trabalho em Design Gráfico é bem amplo. Sendo assim, profissionais da área podem atuar tanto no ambiente digital, quanto em setores que fazem uso de trabalhos físicos e impressos. Dependendo do trabalho realizado e da sua expertise, o portfólio pode ser criado no formato físico e online. Em alguns casos, ter até as duas versões. Veremos abaixo como criar um portfólio de design gráfico, tanto físico quanto online:

Portfólio físico

Um portfólio físico é o formato impresso, recomendado para pessoas que trabalham com design editorial, identidade visual e design de embalagens. Caso prefira fazer um catálogo, como se fosse uma revista, escolha um material de qualidade, com boa impressão e papel resistente. O portfólio deve ser guardado com cuidado para que o cliente sinta que você é zeloso com o seu trabalho. Vale ter mais de uma versão impressa, até por segurança.

Veja também: Para fazer design gráfico precisa saber desenhar?

Portfólio online

Um portfólio online é o formato digital, recomendado para pessoas que trabalham com design de animação, peças digitais e branding. Existem diversos sites que podem ser utilizados para a criação de portfólio. O site precisa ter um acesso simplificado e com fácil navegação. É possível até utilizar os códigos QR que já entram diretamente nas redes sociais ou comunicadores instantâneos. Veremos a seguir alguns sites que permitem a criação de portfólios com a publicação dos seus trabalhos em ambiente virtual.

Sites para criação de portfólio online

Uma forma muito eficaz de publicar seus trabalhos é por meio de sites especializados em portfólio. O link é fácil de compartilhar, o cliente pode acessar de qualquer lugar e não é complicado para atualizar sempre que você tiver um novo projeto concluído. Conheça alguns exemplos de como criar um portfólio de design gráfico online:

Behance

O Behance pertence à Adobe, empresa muito conhecida dos profissionais de Design por ter alguns dos softwares gráficos mais utilizados no mundo. É fácil de manusear, além de ser gratuito. Basta ter uma conta na Adobe para abrir a sua página. Caso não tenha, abra uma com seu e-mail. Além do Behance, a Adobe oferece também o Adobe Portfólio.

Carbonmade

O layout do Carbonmade é bem diferente do Behance, mas não menos funcional. São estilos diferentes. Parece mais festivo e colorido. Por outro lado, é fácil de mexer, tem acesso eficaz e também é gratuito. Uma vez criada sua conta, basta atualizar com os novos projetos.

Dribbble

O Dribbble tem um visual tão bacana quanto o do Behance e o do Carbonmade. Lá estão muitos designers e profissionais da área gráfica. Mas, há algumas diferenças. Uma delas é que o Dribbble é pago – há planos mensais e anuais. Uma vez inscrito, já dá para fazer seu portfólio e divulgar o link. Por outro lado, para fazer parte da comunidade de designers do mundo, e fazer seu trabalho ser visto por eles, é necessário ter o convite de alguém que já é membro. Não é difícil, a plataforma já sugere algumas pessoas que podem aceitar seu pedido.

DeviantArt

Você já deve ter visto algum portfólio no DeviantArt. É um dos mais conhecidos no mundo do Design. Há as versões gratuita e paga, mas não se preocupe. Dá para fazer um trabalho profissional com a primeira versão, além de também ser possível compartilhar o link.

Dados de contato

Os contatos do profissional devem ser fáceis de encontrar: telefone com DDD, e-mail, redes sociais e cidade. Se o cliente gostar do seu trabalho, ele vai querer entrar em contato com você. Mas, se esses dados estiverem difíceis de encontrar, todo o planejamento do portfólio vai por água abaixo.

Assim, pense em um local atrativo para deixar seus dados de contato. Uma opção é usar os ícones de redes sociais e contato, por exemplo, para tornar essa informação ainda mais visível. Acredite: no mundo visual no qual vivemos, esses ícones simples fazem uma grande diferença na comunicação.

O currículo não funciona mais?

Sim, funciona e muito bem. Mas, para o profissional de Design Gráfico, é preciso se destacar em relação aos demais. Assim, pense em um layout exclusivo, visual, que mostre como é o seu trabalho, suas experiências e objetivos profissionais, onde estudou, além dos seus contatos, como telefone, e-mail e onde encontrar seu portfólio online.

Para algumas empresas, até para contratar profissionais um designer gráfico freelancer, o currículo é o cartão de visitas para os recrutadores. Dessa forma, capriche no visual e elabore um que faça a diferença e seja lembrado pelos Recursos Humanos!

CTA curso de design gráfico da Ampli

COMENTÁRIOS