4 faculdades para se tornar um Perito Criminal

como se tornar um perito criminal

A cena de um crime conta muito sobre sua história. Pegadas, objetos fora do lugar, a posição na qual a vítima foi encontrada, até guardanapos de papel servem como evidências na hora da investigação. E quem faz esse papel é o Perito Criminal.

No post de hoje, descubra como se tornar um perito criminal. Conheça 4 faculdades que formam profissionais aptos para atuar nesta área!

Índice

  1. Sobre a Perícia Criminal
  2. Faculdade de Química
  3. Faculdade de Criminologia
  4. Faculdade de Investigação e Perícia Criminal
  5. Faculdade de Direito

 

1. Sobre a Perícia Criminal

Um Perito Criminal pode ser tanto da Polícia Civil quanto da Justiça e sua responsabilidade é atuar na análise científica dos crimes. Assim, este profissional coleta as provas no local da ocorrência e leva para um laboratório. Equipamentos e técnicas são utilizadas para recolher evidências, entender o que aconteceu e apontar suspeitos. E os crimes podem acontecer em qualquer esfera: penal, ambiental, cível, trabalhista e até digital, para ficar em alguns exemplos. O Perito Criminal tem habilitação para atuar em qualquer uma delas, descobrir o motivo do delito, bem como apontar suspeitos.

No Brasil, para ser Perito Criminal, é necessário ter diploma de curso superior e ser aprovado em concurso público. Embora os concursos não especifiquem de qual área os candidatos devem ser, há faculdades cujos conhecimentos ajudam na hora da prova e no dia a dia do trabalho. Vamos ver abaixo como se tornar um Perito Criminal.

2. Faculdade de Química

Na faculdade de química, o estudante aprende sobre a transformação da matéria. O profissional da área trabalha em laboratórios elaborando fórmulas e experimentos para descobrir novos compostos ou aprimorar os existentes. A faculdade de Química tem duração entre 2 anos e meio e 4 anos e pode ser feita nas modalidades licenciatura e bacharelado.

Veja também: Quais são as diferenças entre Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura?

Assim, o profissional está apto a trabalhar também na linha de produção das organizações, acompanhando todo o processo de fabricação do produto, do recebimento da matéria-prima até o produto final.

O Químico como Perito Criminal

Na carreira de Perito Criminal, o químico será responsável pela análise química de evidências das mais variadas. Um exemplo é a verificação de resíduos de pólvora nas mãos de suspeitos, no caso de crimes com arma de fogo. Há métodos e materiais utilizados que podem detectar a presença dessa substância mesmo dias depois da ocorrência.

O químico também pode analisar outras substâncias que podem ser essenciais para desvendar o crime. Amostras de terra podem dizer muito sobre de onde o suspeito teria vindo. Guardanapos de papel podem ter amostras de DNA, que podem apontar, com grande exatidão, as pessoas que estiveram na cena do crime.

3. Faculdade de Criminologia

A faculdade de Criminologia é uma das áreas do Direito que estuda com mais detalhes as causas, a motivação do criminoso e o perfil da vítima. O curso pode ser feito na modalidade de bacharelado e dura em média 2 anos e meio para formação. Como o curso trata do crime em si, o aluno tem aulas de Direito, Antropologia, Psicologia, Teorias de Investigação Criminal, Análise Criminal e Organizações Criminosas.

CTA curso de criminologia da Ampli

O Criminólogo como Perito Criminal

O conhecimento adquirido na faculdade torna o criminólogo mais apto a fazer análises tanto da cena do crime quanto do perfil da vítima e do criminoso. Ele pode ajudar a entender o motivo que levou alguém a cometer a ocorrência e qual a influência do perfil da vítima. Esses dados são muito importantes pois o Perito Criminólogo pode fazer um levantamento detalhado sobre determinados comportamentos.

Por exemplo, o Perito pode usar a Psicologia e a Psiquiatria para ajudar no levantamento de hipóteses sobre a motivação do crime. Ao estudar várias ocorrências semelhantes, pode-se fazer um estudo sobre qual é o perfil do criminoso. Do lado da vítima, são informações importantíssimas para elaborar planos de conscientização em grupos específicos e evitar que mais crimes semelhantes aconteçam.

4. Faculdade de Investigação e Perícia Criminal

A faculdade de Investigação e Perícia Criminal é oferecida como um curso superior de tecnologia (CST) e tem duração de 1 ano e meio. A sua formação é mais prática e voltada para o cuidado na coleta de provas na cena do crime. Mas, isso não significa que o profissional não possa atuar na investigação dos casos.

CTA curso investigação e perícia criminal da ampli

A grade curricular do curso conta com disciplinas como Perícia Criminal e Toxicológica, Criminalística, Crimes Ambientais e Digitais, Fraudes Empresariais e Contábeis. Isso o torna apto a trabalhar na análise de provas também, visto que ele tem conhecimento de técnicas de investigação. A formação também oferece aulas de Direito, já que o profissional lidará com a tipificação do crime perante a lei.

O Investigador como Perito Criminal

O curso de Investigação e Perícia Criminal habilita o aluno a trabalhar também fora do mundo Criminal e a elaborar estudos para investigar, por exemplo, fraudes em instituições. O mercado de trabalho em Investigação e Perícia Criminal é amplo e o profissional ainda pode trabalhar na auditoria de empresas de seguros analisando os sinistros, como são chamadas as ocorrências como roubos, furtos e acidentes.

5. Faculdade de Direito

O curso de Direito é oferecido na modalidade de bacharelado e tem entre 4 e 5 anos de duração. É a área que estuda todas as leis que se referem ao tipo de crime cometido, no caso da Perícia Criminal. Ao atuar em uma investigação, à medida que ela avança, novas provas e testemunhos são coletados. Isso pode mudar a hipótese de crime. O profissional de Direito saberá, por meio da legislação, dizer quais crimes o suspeito cometeu, bem como a penalidade e o tempo de reclusão, se for o caso.

CTA cursos de pós-graduação em direito da Ampli

Como crimes podem acontecer em quaisquer esferas do Direito – Civil, Penal, Trabalhista, Administrativo e Constitucional – é importante conhecê-las para saber quais leis foram violadas. O graduando também tem estágios supervisionados nos quais poderá conhecer como é a rotina do mundo do Direito. Nisso, entram também as investigações criminais.

O Advogado como Perito Criminal

O especialista em Direito pode trabalhar na coleta de provas e análise. Mas, essa formação se destaca quando se investigam violações de direitos, estudo de contratos e documentos de forma geral. Fora da Perícia Criminal, o curso de Direito habilita o bacharel a fazer as provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atuar como advogado. O mercado de trabalho em Direito permite que o profissional atue em empresas no setor jurídico, além de prestar consultoria nos casos de processos na Justiça. Por fim, pode prestar concursos para ser promotor, defensor público, oficial de Justiça e delegado de Polícia.d

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo