Design Gráfico e Marketing Digital: qual a relação entre as áreas?

Relação entre Design Gráfico e Marketing Digital

O design gráfico e marketing digital são duas áreas que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Embora as atividades exercidas pelos profissionais sejam diferentes, o trabalho do designer e do analista de marketing digital se complementam.

Em uma agência de comunicação, por exemplo, são departamentos distintos. O cliente chega com um pedido para realizar um trabalho. O profissional do atendimento recebe sua demanda e passa para o time de criação. O marketing pensa no conceito geral, em como fazer a ideia se tornar real. Já o design gráfico elabora a parte visual do projeto.

Vamos entender com mais detalhes o que cada uma das áreas faz.

Índice

  1. Design Gráfico e o visual
  2. Marketing Digital e a divulgação
  3. Design Gráfico e Marketing Digital: trabalho em equipe
  4. Onde os profissionais trabalham?
  5. Formação para Designer Gráfico
  6. Formação para Marketing Digital

 

1. Design Gráfico e o visual

O design gráfico lida com a mensagem que será transmitida no trabalho através dos elementos visuais. Como traduzir ideias para ilustrações e imagens? Essa concepção varia muito de acordo com o suporte de informação digital. A peça elaborada é para um site ou blog? São peças para redes sociais? É a criação de um e-book ou outro material rico?

Veja também: Design Gráfico e Web Design: entenda as diferenças.

Para iniciar o projeto, o designer conversa muito com o profissional de marketing digital. Eles debatem sobre como poderão fazer essa imagem ter uma comunicação visual efetiva. Se a mesma precisa de ilustração, fotos ou produção de vídeos, por exemplo.

Uma vez decidido o formato, o designer já parte para o trabalho. Ele sabe usar os programas gráficos para dar forma ao que antes estava no mundo das ideias.

2. Marketing Digital e a divulgação

O marketing digital ganhou muita força nos últimos anos com a popularização da internet e uso dos smartphones. Assim, é fundamental que as empresas tenham presença digital e saibam como captar o interesse do cliente – e isso é feito por meio de sites, anúncios, email marketing e postagens em redes sociais. 

O profissional da área é capaz de realizar pesquisas de mercado e análises de tendências. Essas informações são preciosas para guiar todo o departamento de marketing sobre o que precisa ser feito para destacar a empresa. Sabendo quem é seu público, fica muito mais fácil elaborar estratégias para canais digitais, planejar campanhas e tornar a marca mais conhecida.

Todo o trabalho do profissional de marketing digital pode fomentar o trabalho do designer. Assim, ele terá mais base para planejar a comunicação visual direcionados para o público da marca. Muitas pessoas buscam informações e não sabem como começar a procurar. São essas comunicações que as ajudam a sanar dúvidas e, quem sabe, convencê-las a adquirir um produto ou serviço.

3. Design Gráfico e Marketing Digital: trabalho em equipe

Tanto no modelo de trabalho in-house quanto em agências, os profissionais de design gráfico e marketing digital trabalham em conjunto para estabelecer a melhor comunicação para a marca, a nível visual e de conteúdo.

Assim, o designer gráfico fica responsável pela parte visual do projeto enquanto o profissional de marketing digital traz propostas sobre como divulgar a marca, os produtos e serviços.

4. Onde os profissionais trabalham?

As profissões possuem muita semelhança em relação ao mercado de trabalho. Pessoas de marketing digital e design gráfico geralmente trabalham em agências ou no departamento de comunicação e marketing das empresas. São grandes parceiros e aprendem muito um com o outro. 

Veja também: Mercado de trabalho: Design Gráfico.

Além disso, ambos podem ser profissionais freelancers e trabalhar de home office. As reuniões com o cliente podem ser marcadas para acontecer de forma presencial ou virtual. A qualidade do trabalho e as entregas não mudam.

5. Formação para Designer Gráfico

O curso de design gráfico é oferecido na modalidade superior e tem duração entre 1 ano e meio e 2 anos e meio. Nesse período, o aluno entra em contato com temas que vão da História da Arte e do Design, passando pelo uso dos softwares gráficos, concepção de imagem, ilustração e desenho técnico.

CTA curso de design gráfico da Ampli

O profissional pode atuar em agências de publicidade e em empresas que têm departamentos de marketing e comunicação. O Designer Gráfico pode trabalhar como freelancer, consultor e também, se quiser, se especializar na construção de sites. Para isso, é necessário complementar a formação com cursos de desenvolvimento web.

6. Formação para Marketing Digital

O curso de marketing digital também é oferecido como curso superior tecnológico e tem duração entre 1 ano e meio e 2 anos e meio. A grade curricular do curso conta com temas como Gestão de Projetos, visto que o profissional precisa ter uma visão mais ampla do trabalho a ser executado. Outra disciplina que aparece é a de Indicadores e Métricas. Elas funcionam como um termômetro que mede o sucesso da campanha por meio de indicadores específicos. 

CTA curso de marketing digital da Ampli

Análise e Tendência de Mercado também entram na lista. O aluno aprenderá a estudar como está o mercado de forma geral e usará essas informações para projetar ações futuras. Outras disciplinas são, ainda, o Engajamento do Consumidor e Experiência do Usuário, entre outras.

Assim, Design Gráfico e Marketing Digital estão interconectados. O trabalho de ambos é muito importante para o sucesso de uma campanha. E eles fazem uma grande parceria!

Dicas e informações sobre educação e mercado de trabalho. Planeje seus estudos e sua carreira com a Ampli.

Posts Recentes
Fique por dentro das nossas novidades e receba conteúdo exclusivo